Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

olá, gostaria de montar um pc gamer de até R$3000, com mouse e teclado, mas não sei muita coisa da área. Alguém acha que consigo montar um pc pra rodar fifa e fortnite? Obrigado!

Postado

@Thaiky Hirota sim, é muito zoado. Os PCs prontos que você compra no mercado hoje são montados com peças de sobra de estoque, se muito. Com isso ou são superfaturados ou desbalanceados demais para valerem o que custam. Um PC com os componentes escolhidos a dedo como sugeri terá desempenho melhor, durará mais e custará menos.

Sempre recomendo que você mesmo monte seu PC se puder, pois isso corta o custo e melhora suas opções de componentes. Se não puder fazê-lo ou não quiser aprender, a terabyteshop oferece a melhor opção de montagem personalizada, pois você pode comprar os componentes e pedir a montagem à parte, sem ficar dependendo dos aplicativos das lojas que são todos limitados a produtos encalhados.

Postado
2 horas atrás, thaiky hirota disse:

@woz dods valeu mano, tmj

desculpa te incomodar dnv mano, é que eu montei um pc no site da pichau e ficou uns 3300

computador pichau gamer, ryzen 3 3200g, 8gb ddr4, hd 1tb, 400w, tgt archer

processador:

amd ryzen 3 3200g quad-core 3.6ghz (4ghz turbo) 6mb cache am4, yd3200c5fhbox

cooler:

cooler box(acompanhado do processador)

placa-mãe:

asus prime b450m-gaming/br

memória:

team group t-force vulcan 8gb (1x8) 3000mhz ddr4

disco rígido interno (hd):

hd toshiba 1tb sata iii 3.5" 7200rpm, hdwd110xzsta

fonte:

aerocool kcas 400w - 80plus white e pfc ativo

ssd:

ssd wd green 120gb 2.5" sata iii 6gb/s

gabinete:

gabinete gamer tgt archer lateral vidro

cabos:

cabo de alimentação + cabo hdmi

ventoinhas:

ventoinha 120mm vermelho, ventoinha 120mm azul, ventoinha 120mm verde

monitor:

acer 19.5" led widescreen hdmi preto

o que achou?

• Confuso 1
Postado

@Thaiky Hirota Não consegui ver um único item que não estivesse completamente desbalanceado com os demais. Recomendo que escolha item por item na terabyteshop e encomende a montagem à parte. Os aplicativos das lojas como pichau, terabyteshope e kabum, infelizmente te restringem a componentes parados em estoque, porcarias que não tem saída, e consequentemente não valem a pena. Sinceramente recomendo que pesquise a ideia de montar você mesmo se quiser o melhor pelo melhor preço. 

Montar um PC não é diferente de montar um castelo de lego. Na pior das hipóteses você vai ter que ler um pouco, ou assistir uns vídeos, antes de executar.

Se quer gastar bem seu dinheiro, tenha tudo isso em mente.

Notas: MB péssima, SSD com baixo custo/benefício (240 GBs custam quase a mesma coisa), memória razoável levando em conta que a marca TG tem crescido no mercado, mas ainda não é a melhor opção custo/benefício, gabinete ruim, ventoinhas de modelo e marca desconhecidas, CPU de alto custo se tratando de desempenho computacional real, etc...

Entendo que esteja cheio de dúvidas sob cada aspecto dessa montagem. Por favor pergunte se tiver dúvidas. A wikipedia pode te ajudar, mas se não conseguir sanar suas dúvidas lá pode bem nos perguntar aqui no fórum. 

adicionado 1 minuto depois

Ah, e para ter bom desempenho em jogos é imprescindível uma GPU dedicada. A GPU do Ryzen 3 3200G é bem fraquinha, mas quebra o galho para quem está no desespero de jogar. Recomendo que faça economia por um tempo e monte algo melhor e mais durável, no entanto.

• Curtir 1
Postado

@WOZ Dods  A GPU do Ryzen 3200G não é fraca não. Comprei em maio por R$700 em uma promoção na Kabum e atualmente to jogando até Red Dead Redemption 2 tranquilo com ela. Obviamente que não em configs altas, mas pelo valor é mais do que um excelente custo benefício.

Pelo valor que o amigo se propõe a pagar, contando que o monitor esteja incluído nesse orçamento, é a melhor alternativa sem dúvida. O valor das peças em geral subiu muito de alguns meses pra cá.

Ah, e aconselho pegar mais um pente de 8GB, totalizando 16GB de memória.

• Curtir 1
Postado

@Khyrius. Concordo, não é uma GPU fraca. Ela se assemelha aos modelos altos do nível de entrada e isso é ótimo para gamers que precisam conciliar orçamento com vontade de jogar. O desempenho real ainda esta abaixo da metade de uma rx 570, mas o custo também está abaixo da metade no mercado atual.

Vale ponderar sim como alternativa, especialmente porque o 3200g consegue levar uma GPU dedicada até muito bem depois.

• Curtir 1
Postado

Sim sim. Confesso que fiquei impressionado com a subida absurda que teve o mercado. Lembro que a RX 570 em outubro/novembro em promoções saia por cerca de R$600. Hoje só por R$1300 pra mais. 

• Curtir 1
Postado

@WOZ Dods vou dar mais uma pesquisada. Você recomenda que eu monte o pc via internet mesmo ou vá até algum lugar para montar? como a Santa Efigênia por exemplo.

adicionado 0 minutos depois

@Khyrius. você pode me passar as configurações do seu pc mano? e se joga quais jogos além do Read Dead?

• Curtir 1
Postado

@Thaiky Hirota Eu recomendo que você mesmo monte. Tem milhares de tutoriais na internet sobre o assunto e não requer muito conhecimento técnico. O importante é planejar os componentes com ajuda de colegas aqui, pois se escolher errado não conseguirá montar.

Você mesmo montando seu PC sempre será melhor do que se ficar subordinado ao estoque de uma única loja. Você pode garantir a qualidade da montagem sendo caprichoso, mas se colocar nas mãos de outra pessoa para montar só vai ter certeza da qualidade quando der defeito ou não.

Se tiver alguém de confiança que seja bom de serviço, que faça a montagem meticulosamente e faça a instalação de tudo bem feita, ok.

Postado

@WOZ Dods Estou procurando algo similar.  Para meu filho que não quer mais jogar xbox e quer PC.  Porém devido a pandemia os valores estão absurdos. Pensei em comprar um PC sem GPU e futuramente comprar uma GPU e colocar mais RAM. Se o desempenho ficar entre Xbox one e Xbox one X, já é suficiente. 

Estou bem por fora dos esquemas de PC. 

Mas pelo que vi talvez essa config seja uma boa:

Rysem 5 3400G

Asus B450M 

8GB DDR4 2400

SSD 240GB

Fonte 650W 

Gabinete: não sei 

Mouse/teclado: já tem

Monitor: Tenho monitor velho de PC com entrada DVI, não sei se serve ou se precisa comprar um novo. No caso não sei se deve ser comum ou melhor comprar um de 144hz pensando mais em longo prazo.

A questão é se é isso mesmo, ou se precisa de algum ajuste. 

Outra questão é onde comprar.

Pelo que me parece, os PCs montados que vendem nas lojas (ex: pichau) ficam mais baratos do que se montar exatamente a mesma configuração avulsa. É isso mesmo? 

Postado

@oliver zancul prado

O Ryzen 5 3400G é sim uma boa opção, mas se puder guardar o dinheiro e comprar já com a GPU você estará investindo melhor. A questão é que o 3400G custa mais que o 1600 AF, mas tem desempenho de processamento inferior. Se preferir a rota do 3400G, ele tem custo/benefício razoável.

A MB não recomendo. Pegue uma AB350M DS3H V2. Custa menos, tem dissipador nos VRM e melhor qualidade no geral. A Asus Prime é o terror das placas mãe de entrada, não a recomendo a ninguém.

Memória recomendo que compre 3000 MHz ou mais. Marcas G.Skill, Geil, Patriot, Corsair, Crucial ou Adata/XPG. A Gammix 3200 está com ótimo preço na Kabum por sinal.

Fonte pegue uma Corsair CV 550. Potência não é tão importante quanto qualidade, e a linha CV tem a qualidade mínima que eu indicaria. Acima dela tem várias opções, sendo que recomendo que pesquise nesta lista se quiser algo melhor: https://linustechtips.com/main/topic/1116640-psucultists-psu-tier-list/

Você deve priorizar fontes "TIER B" ou superiores. Indico a XFX XTR2 550 se quiser algo top sem quebrar o banco.

Gabinete pegue o desses abaixo que achar mais bonito e que estiver com melhor preço. Observe que o spec delta está em promoção, custando hoje na Kabum metade do que normalmente custaria pelo seu nível de qualidade. Ótimo investimento, mas vai acabar rápido.

• Aerocool Aero 500G RGB BK
    Aerocool Aero One Frost
    Corsair Carbide Series SPEC-DELTA
    Corsair Carbide SPEC-04
    Cougar MX330-G
    Deepcool E-Shield
    Deepcool Matrexx 55 Mesh
    Galax Nebulosa (Micro ATX)
    Thermaltake Comander C35 TG ARGB
    Thermaltake Core X31
    Thermaltake Versa J24
45 minutos atrás, oliver zancul prado disse:

Monitor: Tenho monitor velho de PC com entrada DVI, não sei se serve ou se precisa comprar um novo. No caso não sei se deve ser comum ou melhor comprar um de 144hz pensando mais em longo prazo.

Se for investir agora não invista em monitor mas sim em GPU como sugeri acima. O monitor antigo vai rodar lindo com uma GPU nova. Um novo vai rodar uma porcaria com uma GPU integrada.

Recomendo o Ryzen 5 1600 AF acompanhado de uma GTX 1660 Super (ou comum em último caso). Para poupar mais, RX 580 8GB tem desempenho similar ou superior por menor preço.

47 minutos atrás, oliver zancul prado disse:

Pelo que me parece, os PCs montados que vendem nas lojas (ex: pichau) ficam mais baratos do que se montar exatamente a mesma configuração avulsa. É isso mesmo? 

Infelizmente não, nunca, jamais. Pichau, Kabum e Terabyteshop são ótimas lojas para se comprar componentes, mas os aplicativos de montagem delas restringem suas escolhas a produtos encalhados em estoque, de baixa qualidade ou pior, baixo desempenho. Não recomendo a meu pior inimigo fazer uma montagem tão restrita, pois o dinheiro é jogado fora com algo desequilibrado que poderia ter custado menos por mais.

Minha recomendação é de que monte você mesmo. Projeto de fim de semana de paizão junto com o filho, montando peça a peça, assistindo uns vídeos e tomando coca cola gelada (em outro cômodo por favor) é o tipo de diversão garantida que vai ficar na memória. De bônus você vai poder pegar os componentes melhores e mais baratos de cada loja sem ficar preso no que essa ou aquela loja quer te obrigar a comprar.

adicionado 0 minutos depois

Se precisar de ajuda, estamos aqui.

• Curtir 2
Postado

@WOZ Dods

Pelo que to vendo nos valores, acho que vai ter que ser a CPU sem GPU mesmo, nem monitor. 

O complicado é que daria para pegar essa CPU mais barata sem vídeo, mas tendo que pegar placa de vídeo dedicada. Então na soma total, o custo benefício seria melhor. Mas vai extrapolar em muito o orçamento. 

Eu já anotei todas as recomendações e vou começar a fazer pesquisas. 

Sobre o micro montado, não é no esquema de "montar" no site. E sim os anúncios de PCs já prontos. 

Parece que o conjunto todo, fica mais barato do que comprar cada parte separada. Pelo menos na Pichau. 

Exemplo (só ilustrativo): 

https://www.pichau.com.br/amd/computador-pichau-gamer-ryzen-3-3200g-8gb-ddr4-ssd-240gb-400w-kronen-rgb 

Valor R$2.229,50

Valor de todas peças, uma por uma: Em torno de 2400 

• Curtir 1
Postado

@Thaiky Hirota  

Ryzen 3 3200G R$600 (tinha falado 700 antes mas fui conferir agora no site e foi 600 mesmo)

B450M Gaming/br R$559

2x8GB Crucial Ballistix 2666Mhz R$500

400w Aerocool R$190

Comprei dia 12/05 o processador, a placa-mãe e a memória na Kabum e a fonte na Pichau. Tudo por boleto e em promoção. Provavelmente o preço de lá pra cá já subiu um pouco, mas creio que não saia por mais de 500 reais a diferença.

Gabinete e o HD eu reutilizei de um PC antigo que eu tinha. Comprei um SSD da China dia 23/06 e chegou dia 10/07 em perfeito estado.

Até agora joguei RDR2, The Witcher 3, Skyrim, GTA V, Call of Duty WW2, Battlefield 1 e Ryse Son of Rome. Claro que, como eu disse la em cima, não rodei em configs altas nem fps elevados. Mas em nenhum deles, mesmo no caso do RDR2 que um dia cheguei a ficar 7 horas jogando, ocorreu variação brusca do fps.

Postado
2 horas atrás, oliver zancul prado disse:

Sobre o micro montado, não é no esquema de "montar" no site. E sim os anúncios de PCs já prontos. 

Parece que o conjunto todo, fica mais barato do que comprar cada parte separada. Pelo menos na Pichau. 

Pior ainda. Te falei que eles só vendem PCs montados com peças encalhadas. Não vi até hoje uma única opção equilibrada, seja montada ou pelo aplicativo de customização de montagem.

Eu já anotei todas as recomendações e vou começar a fazer pesquisas. 

Está é minha recomendação mais importante. Se você puder pesquisar por alguns meses, guardando o dinheiro em uma poupança ou fundo de investimento, certamente encontrará promoções que permitirão uma montagem muito superior. Só a título de exemplo, meu upgrade do ano passado foi pesquisado por 3 meses, e economizei mais de 500 reais só em gabinete e fonte. Observar o mercado é chave para melhor custo/benefício de qualquer montagem.

Exemplo (só ilustrativo): 

https://www.pichau.com.br/amd/computador-pichau-gamer-ryzen-3-3200g-8gb-ddr4-ssd-240gb-400w-kronen-rgb 

Valor R$2.229,50

Valor de todas peças, uma por uma: Em torno de 2400 

Vou repetir pausadamente: peças, que, não, tem, saída, porque, não, prestam.

Parece pechincha, mas só a fonte, o componente mais importante para a durabilidade do PC inteiro já é bomba. Tem opção de mudar, ok, mas montar tudo item a item seria muito melhor, especialmente se não tiver que se limitar a memorias "team group" e SSDs "lexar". Acredite, marca fala muito em durabilidade. Procure esses nomes em fóruns internacionais se quiser comprovar. 

Por fim, se realmente tiver pavor de montar com as próprias mãos esse PC, então priorize montar pela terabyteshop. Quando o site entra em promoção vale muito a pena, pois é a única loja que vai lhe permitir escolher os componentes a dedo, sem aplicativo, e solicitar a montagem à parte. Os aplicativos das três lojas limitam suas opções de componentes ao que eles desejam vender, mas a terabyte é mais amiga do consumidor nesse sentido.

Postado

@WOZ Dods De fato, observando as especificações o esquema é comprar tudo separado.  

Eu consegui montar por $3000 com essa especificação que você sugeriu. Praticamente tudo na Kabum

Porém pesquisando surgiu essa questão da CPU com vídeo integrado e limitações frente a CPU sem vídeo (mais barata). 

Vi que um i3-9100F está praticamente a metade do valor do outro. E ai se pegar uma RX570 4G acaba custando 500 reais a mais. 

A máquina ficaria em torno de 3500. 

Acha que valeria a pena?

No caso, qual seria uma placa-mãe adequada? 

• Curtir 1
Postado

@oliver zancul prado Sinceramente, não acho que vale a pena. Hoje os Intel nessa faixa de preço estão tão obsoletos e defasados, fora a incompatibilidade completa com plataformas atuais, que seria dar um passo atrás. Quer algo duradouro e bom, vá de Ryzen. Intel perdeu as ultimas três batalhas, resta ver se ela ainda vai continuar na guerra agora.

Só a título de informação, veja o comparativo direto de desempenho dos três principais CPUs discutidos nesse tópico: https://www.cpubenchmark.net/compare/Intel-i3-9100F-vs-AMD-Ryzen-3-PRO-3200G-vs-AMD-Ryzen-5-1600/3461vs3570vs2984

adicionado 1 minuto depois

Só para relembrar, jogos antigos faziam melhor uso de single threading performance. Isso há tempos atrás. Hoje todos se beneficiam de multi threading, sendo que depois da revolução que a AMD resolveu criar, todas as novas plataformas de jogos estão muito mais dependentes de multi treading. Ou seja, AMD é o caminho para o futuro, Intel está presa no passado.

Postado

@WOZ Dods Então é uma sinuca de bico

Por 3k dá montar Ryzen 5 mas sem GPU. 

Se for colocar GPU futuramente, vai ficar com uma CPU desbalanceada. 

Se for colocar GPU agora, com CPU adequada, o orçamento explode muito. 

Haveria alguma opção mais barata de CPU do que a Ryzen 5 1600? Até onde daria para ir? 

E mantendo a opção de CPU sem GPU, será que não seria mais custo benefício pegar um Ryzen 3 para poder guardar uma grana para o upgrade com a GPU dedicada depois? 

A uns 15, 16 anos eu tinha PC com overclock, mas era algo bem mais simples. Mexia em pouca coisa. 

To vendo que o esquema de overclock agora, está bem mais estabelecido. 

Seria uma opção um Ryzen 3 com um overclock padrão? 

E então daria para pegar por menos de 3k 

Postado

@oliver zancul prado Se for comprar um video integrado, opte pelo 3200 ou mesmo o 2200g (estava em promoção na kabum esses tempos atrás por um valor bem interessante), caso opte por ir pelo 3400g eu já acho muita grana pelo que ele entrega. 

O 1600AF hoje está custando mais de 700 reais, teve promoção esses tempos (devem ter sido poucas peças) por menos de 600 e na terabyte volte e meia a rx 550 fica por 479, se pegar os dois em promoção vai ser um preço similar ao 3400g. 

Ou olhe o mercado de GPUS usadas, talvez encontre algo melhor por esses quase 500 reais.

• Curtir 1
Postado

@oliver zancul prado O ryzen 3 3200G e o 5 3400G tem bom desempenho para adicionar uma GPU depois. O 1600 é ideal, mas eles não ficam muito atrás. Seria uma última alternativa se não puder adquirir uma GPU (que poderia ser usada, quebra galho, por exemplo). A melhor alternativa, em qualquer circunstância, é monitorar os preços do mercado ao longo de alguns meses. Teremos preços promocionais mais adiante no ano, e se não houver urgência na montagem (parece que o foco é entretenimento, o que subentende não haver pressa), esse monitoramento de preços pode acarretar em considerável economia, especialmente se já tiver o dinheiro e o deixar investido.

A título de exemplo, ano passado montei um PC e tive que comprar gabinete e fonte. Monitorei os preços por dois a três meses e economizei cerca de 600 reais só nesses componentes. Comprei um gabinete Thermaltake Core X31 de 700 reais por 400, mais ou menos, e uma fonte XFX XTR2 de 700 reais por 360. Melhor compra do ano.

• Curtir 1
Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!