Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Radeon RX 5500 XT Tela preta ao carregar windows


Posts recomendados

Bom dia gente! Comprei uma RX 5500Xt 4 gb, instalei no meu pc vi que quando ia carregar o windows ficava tela preta, achei que fosse a fonte com falta energia ou algo do tipo , comprei uma de 700w instalei porém o erro continua, ao ligar o pc aparece a tela da bios daí quando vai carregar o windows fica tela preta, sem a placa o pc liga normalmente. Alguém tá com esse problema ou algo parecido? 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Hector Ferreira Qual fonte tinha e qual adquiriu? 700 W é muito acima do que um PC necessita hoje, mais do que o dobro com sua GPU por sinal. A despeito disso, seu windows chega a carregar? Passa da tal tela preta ou fica só nela? Você instalou esse windows novo ou aproveitou de outra placa-mãe?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A fonte antiga era de 500w , achei que fosse a fonte porque quando eu colocava a placa de vídeo o cd rom não abria e o HD não aparecia na bios por isso achei que fosse a fonte por falta de watts, daí coloquei a de 700w o cd abre normal o hd apareceu na bios porém fica tela preta quando é pro Windows carregar, formatei ele ontem e continua mesma coisa.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Hector Ferreira Quando pergunto qual fonte, quero dizer marca e modelo. Potência é algo que não existe marcação correta em fonte genérica, por exemplo, e muitas delas sequer fornecem metade do que vem no rótulo. Saber modelo e marca exatos é imprescindível para saber se a fonte é de qualidade, e qualidade é muito, MUITO, mais importante do que potência.

adicionado 0 minutos depois

Aproveite e nos conte modelo de placa-mãe, memória e CPU. O mais completo que puder.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Hector Ferreira Ainda faltou o modelo exato de ambas as fontes, mas deu para ter ideia de que pelo menos razoáveis. Os piores modelos da EVGA ainda conseguiriam fazer essa máquina rodar.

 

Recomendo que teste sua memória com o memtest86. Se tiver outro HD, teste instalar o windows nele ou crie um disco de inicialização USB com o Hiren's boot CD para inicializar aplicativos de diagnóstico, rode então o HDtune ou crystaldiskinfo para fazer diagnóstico do seu disco rígido. Observe em especial a aba HEALTH ou SMART. 

 

Responda por favor:

Esse seu HD é antigo? Ele está configurado na BIOS como UEFI ou legacy? AHCI ou IDE? A imagem de windows que você instalou foi baixada diretamente pelo aplicativo da microsoft baixado no site da mesma?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  Tive um problema semelhante nesse último mês. Montei um PC novo, com uma placa-mãe ASUS TUF X570, Ryzen5 3600x, fonte Corsair RM 750X 80 plus gold. Placa de vídeo Sapphire RX 5500 XT Nitro+ de 8GB. Montei o PC, ele funcionou por aproximadamente 6 dias. Não cheguei nem a testar em jogos. Estava navegando na internet e do nada o PC reiniciou e travou na tela preta. E aí ficava em looping, tela preta, reiniciava 3 vezes, e parava na tela de recuperação do windows. Pensei que tinha corrompido o windows ou algo do tipo. Reinstalei o sistema operacional várias vezes, sem sucesso. Sempre o mesmo problema. Quando instalava os drivers da placa de vídeo, o PC travava. Aí pesquisando no Google, vi que essas placas da AMD vêm apresentando problemas com os drivers, ocasionando tela preta. Parece que o windows acaba instalando automaticamente uns drivers incompatíveis. Realmente, se eu iniciasse o computador em modo de segurança (e nesse caso os drivers não eram carregados), o boot do windows acontecia normalmente. A recomendação que encontrei foi usar um aplicativo chamado DDU para remover totalmente os drivers da placa de video:  reiniciar o PC em modo de segurança, sem acesso à internet (remover o cabo de rede) e usar o DDU para remover os drivers (há vários vídeos no youtube explicando o uso desse aplicativo). Após isso, reinstalar os drivers da placa de vídeo. Infelizmente isso não funcionou pra mim. Sempre ocorria o mesmo. Quando a instalação dos drivers passava dos 50%, o PC travava na tela preta, reiniciava 3 vezes e entrava na tela de recuperação do windows. Aí vi num fórum gringo que esse problema pode ocorrer também por defeito na placa de vídeo. Testei a placa em outro PC, e o sintoma era o mesmo (tela preta, reboots, travamento).

  Aí acionei a garantia e devolvi a placa, solicitando reembolso (estou aguardando ainda a placa chegar à loja). Comprei uma ASUS GTX 1660 super e o PC está funcionando normalmente agora. 

   No meu caso não deu certo mas li vários relatos de gente que resolveu o problema dessa forma (entrar em modo de segurança, usar o DDU para remover os drivers, instalar os novos drivers).

  • Amei 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...

Olá, comigo aconteceu a mesma coisa. Usei o computador por 4 meses sem apresentar nenhum problema, e mês passado a tela preta chegou pra não ir mais embora... No meu caso a insistência ainda consigo ligar o PC depois de fazer reset umas 5 vezes e a placa funciona perfeitamente como se fosse perfeita. Testei todos os componentes do PC e estão todos em perfeito estado, mas o driver da AMD é o problema. Li vários fóruns procurando a solução e nenhuma foi a correta pra mim e até hoje estou na luta, mas já sabemos que o problema está exatamente no driver da AMD. 

Cheguei a um ponto de ler sobre a opção UEFI e em algum fórum gringo que não me lembro agora, citou-se a opção de formatar o computador com a opção UEFI da Bios desativada, pois poderia ser esse recurso o causador do problema, porém ainda não testei por falta de tempo, e quando o fizer e se der certo postarei aqui.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@MarcosPenariol Poderia citar sua configuração completa? Acredito que posso ajudá-lo indicando uma configuração correta. Lembrando que, somente os drivers de vídeo não resolvem qualquer problema, é necessário sempre a instalação de todos os drivers atualizados, baixados diretamente do site da fabricante da placa-mãe, para manter máxima compatibilidade e estabilidade. Uma instalação do windows reaproveitada de outro sistema (MB), bem como com drivers baixados através de programas automatizados (driverbooster e similares), ou padrão do windows, são justamente os maiores causadores de instabilidade em sistemas que recebo para manutenção. 

Enfim, cite seus dispositivos e as condições de instalação do windows, preferencialmente criando um tópico novo para isso, e ajudaremos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@WOZ Dods Como Solicitado. Prefiro não abrir outro Tópico, pois ja o fiz e não obtive o mesmo alcance e qualidade que aqui. O meu caso é o seguinte, toda vez que preciso ligar o PC ou se ja estiver ligado ser necessário reiniciar, o SO (Windows 10 ultima versão atualizada) não carrega, onde após a inicialização da Bios da Tela Preta. Investiguei e testei todos os componentes do PC (Memórias, HD, Placa de Vídeo), tudo em outra configuração (levando em conta os Drivers correto em cada situação). Cheguei ao problema com a Placa de Vídeo, onde ao Instalar o Driver de Vídeo AMD Readon ou até mesmo o que o próprio Win10 instala a bendita tela preta aparece. Isso ocorre apenas na inicialização do sistema e após alguns Resets o PC liga normalmente como se não tivesse com problema alguns e funciona perfeitamente. Fiz o processo de Instalação limpa de Drivers utilizando o DDU em modo segurança e sem Rede, além de pausar as atualizações do SO, mesmo assim não tive sucesso.

Sobre a Instalação de Drivers, eu não uso sistema automatizado, principalmente pois uso o Windows Original e o mesmo considera como Vírus a maioria desses programas, sendo assim baixei todos os Drivers referente a Chipset, MB e Placa de Vídeo diretamente do site das Fabricantes.

Fazendo pesquisas dentro do sistema referente a instalação do Driver de Vídeo vejo que um arquivo chamado "amdkmdag" é o único que não funciona, porém não sei nem qual a localidade deste e nem se é possível correção.

 

placa-mãe Biostar 450gt3

Fonte EVGA 450W, 80 Plus Bronze - 100-BR-0450-K  

Placa de Vídeo Gigabyte AMD Radeon RX 5500 XT OC, 4GB, GDDR6 - GV-R55XTOC-4GD

Memória Corsair Vengeance RGB Pro, 16GB (2x8GB), 2666MHz, DDR4, CL16, Preto - CMW16GX4M2A2666C16

Processador Ryzen 2600

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...

Tive o mesmo problema Ontem. Uso um SSD Crucial de 480g e estava funcionando quando usava em um notebook, quando instalei no meu novo computador junto com a placa de vídeo RX 5500 XT funcionou apenas por um dia. Quando liguei ontem apareceu a BIOS na tela mas depois deu tela preta quando era para iniciar o Windows 10. Entrei na BIOS para tentar resolver e o máximo que consegui fazer foi entrar na tela de configuração do Windows, onde coloquei para formatar. A tela de formatação com a porcentagem apareceu normalmente, mas quando foi iniciar o Windows deu o mesmo problema, mas conseguia escutar a voz do bot do windows pelo Headset, o que indicava que o Windows estava rodando, so a tela que estava "desativada". Atualmente estou usando um HD, que ate agora não apresentou problema.

Minhas configurações são:

placa-mãe: Asus prime B450 gaming-pro

Processador: Ryzen 5 1600AF

Memória ram: Geil 8Gb 3000MHz CL16

Fonte: Gamemax 650W 

 

Obs.: Vou tentar ver se tem algum drive diferente para placa de vídeo e se funcionar comento aqui.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É galera, aqui o problema é diferente. comprei a Radeon 5500 xt 8gb da gigabite, e tomo tela azul diariamente. Felizmente, depois que tomo a primeira tela azul do dia, ela não vem mais. Fiz de tudo: removi os drivers da placa de vídeo com o display driver e reinstalei e nada, passei anti-malware e não pegou nada, formatei e continuei tomando tela azul. Dai fui mais longe, tinha a versão do W10 ltsb, formatei e passei pra versão do w10 pro e também não adiantou, vi que tinha uma atualização da bios pendente, achei que pudesse ser isso, atualizei a Bios e nada. Apenas para esclarecimentos, eu sempre mantive a versão do driver da placa de vídeo atualizado. Cheguei a testar versões mais antigas do driver e também não deu jeito, atualmente estou na versão 20.9.2 e a tela azul persiste.

 

Conclusão que cheguei é de que nada do que eu faça vai adiantar, o negócio é esperar a AMD ajeitar os drivers.

 

 

 

 

1.jpg

2.jpg

3.jpg

4.jpg

5.jpg

6.jpg

7.jpg

8.jpg

9.jpg

10.jpg

11.jpg

12.jpg

minecraft.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 30/09/2020 às 15:24, Rafael Levien disse:

Tive o mesmo problema Ontem. Uso um SSD Crucial de 480g e estava funcionando quando usava em um notebook, quando instalei no meu novo computador junto com a placa de vídeo RX 5500 XT funcionou apenas por um dia. Quando liguei ontem apareceu a BIOS na tela mas depois deu tela preta quando era para iniciar o Windows 10. Entrei na BIOS para tentar resolver e o máximo que consegui fazer foi entrar na tela de configuração do Windows, onde coloquei para formatar. A tela de formatação com a porcentagem apareceu normalmente, mas quando foi iniciar o Windows deu o mesmo problema, mas conseguia escutar a voz do bot do windows pelo Headset, o que indicava que o Windows estava rodando, so a tela que estava "desativada". Atualmente estou usando um HD, que ate agora não apresentou problema.

Minhas configurações são:

placa-mãe: Asus prime B450 gaming-pro

Processador: Ryzen 5 1600AF

Memória ram: Geil 8Gb 3000MHz CL16

Fonte: Gamemax 650W 

 

Obs.: Vou tentar ver se tem algum drive diferente para placa de vídeo e se funcionar comento aqui.

@Rafael Levien estou com problema parecido com o seu, passei um ssd da Crucial pra o desktop, funcionou 4 dias e deu tela preta. Tu só tirou o ssd e colocou um hd novo no lugar dele? tenho um rx550 de 4gb

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Bruno Gante tente desfragmentar o disco HD/SSD e verificar a integridade do mesmo. Se você utilizar o oneDrive da Microsoft tente desativar a sincronização automática, pois ela pode travar o carregamento do driver de vídeo também. Achei esse erro olhando nos registros do visualizador de eventos e após a desfragmentação e desativação da nuvem deu certo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

17 horas atrás, MarcosPenariol disse:

@Bruno Gante tente desfragmentar o disco HD/SSD e verificar a integridade do mesmo. Se você utilizar o oneDrive da Microsoft tente desativar a sincronização automática, pois ela pode travar o carregamento do driver de vídeo também. Achei esse erro olhando nos registros do visualizador de eventos e após a desfragmentação e desativação da nuvem deu certo.

 

 No caso, os discos rígidos estão ok, mas eu desfragmentei só por desencargo. Com relação ao onedrive, eu não mantenho conectado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...

@Bruno Gante O seu caso parece diferente. Já instalou os drivers todos da placa-mãe baixando direto do site do fabricante? Chipset, audio, LAN, IME, etc.? Você diz que isso ocorre na primeira vez que liga no dia, dando a entender que seu PC está entrando no modo de suspensão ou hibernação e que o ACPI da placa-mãe não está instalado, consequentemente causando erro quando você tenta despertar a máquina (o que é bem comum). Veja o gerenciador de dispositivos se tem algum dispositivo não reconhecido. Se tiver, provavelmente é o ACPI. Você terá que instalar os drivers da placa-mãe como sugeri acima e o IME para que o ACPI comece a funcionar normalmente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!