Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Posso usar WD-40 para lubrificar switches de teclado mecânico?


Posts recomendados

  • Membro VIP

@Patyhelenaa Boa noite e seja bem-vinda ao Clube do Hardware!

 

Eu não recomendo usar WD-40 nos switches, pois ele deteriora alguns plásticos (como os estabilizadores dos switches, por exemplo), além de poder tirar completamente o clicky dos switches Blue, Green, White etc. O ideal para se lubrificar os switches é removendo ele da PCB e desmontando, só assim você consegue lubrificar as partes móveis que ficam escondidas. Os lubrificantes recomendados são Krytox e Trybosis, mas você só consegue importando.

Para os estabilizadores usa-se graxa de silicone (ou graxa dielétrica). Não se pode usar a graxa de silicone nos switches pois ela acaba com o feeling deles.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Matheus Pescinelli Tubo bem? Eu não quero aqui criar polêmica nem contestar qualquer informação do que quer que seja. Porém, tenho visto reiteradas vezes, tanto aqui no Clube quanto em outros lugares, essa alegação sobre o WD-40. Entretanto, o fabricante afirma que o WD-40 pode ser usado em qualquer tipo de material sem agredir, deteriorar, modificar ou prejudicar de qualquer forma. Tenho usado a muitos anos e não vi, até a presente data, nenhuma contra indicação alegada de que prejudica plástico, PCB, waffle industrial ou o que seja usado em eletroeletrônica, comandos, automação, informática e afins. Em 2010 peguei uma MB em que o cliente lavou com WD-40 com PC ligado. Segundo alegação dele, tinha feito isso reiteradas vezes por alguns anos (não disse quantos) e o PC funcionava perfeitamente, até que um raio destruiu a fonte e a MB. Entretanto, o fabricante não recomenda que seja usado com equipamento ligado. Como não gosto de expor opinião sem embasamento, conversei com Engºs químicos (5 no total e 2 são meus amigos) sem que eles soubessem do contato entre eles, e as opiniões foram unânimes, apenas com entusiasmos diferentes, de uns dizendo que é bom e outros endeusando o produto. Fora isso, na pg. do site do fabricante, eles confirmam o uso para qualquer tipo de material sem que haja qualquer reação. Isto posto, qual situação que você pode me dizer, por tua própria experiência que de fato há reação contrária de algum material? E, se me permitir, usarei seu testemunho para contrapor o fabricante, já que me arrisquei muito usado o produto em equipamentos muito delicados de supervisão de amônia. Obrigado por ler até aqui e não me entenda mal, por favor.

http://wd40.com.br/casa-e-escritorio/

http://wd40.com.br/maquinas-e-equipamentos/

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@Mega Blaster Digo isso com base no que vejo relatado em grupos e fóruns sobre o assunto. Claro que nem tudo o que vemos na internet deve ser considerado verdade absoluta, porém os relatos que vi são de pessoas que trabalham com montagem de teclados e por isso levei as opiniões deles em conta.

De fato, se no site da fabricante diz que não agride esse tipo de material, então devo confiar nela. Por isso, reconheço que minha informação está errada.

 

Sobre o WD-40 poder tirar o clicky dos switches, ainda mantenho minha opinião, pois nesse caso já me aconteceu (mesmo aplicando pouca quantidade), além de ver acontecer com certa frequência com quem faz isso. Lembrando que estou falando sobre a aplicação em switches de teclados, não estou duvidando da eficiência do produto em produtos eletrônicos no geral.

 

4 horas atrás, Mega Blaster disse:

Obrigado por ler até aqui e não me entenda mal, por favor.

De maneira alguma. Uma das intenções do site é exatamente o compartilhamento de experiências.

 

@Felipe Barbosa Melo Não duvido da eficiência do produto para placas eletrônicas, se precisasse, também usaria.

 

A Redragon não recomenda exatamente como forma de lubrificar e sim de resolver alguns problemas, como o double-click (aliás, acho estranho eles recomendarem primeiro o uso de WD-40 e só depois limpa contatos ou álcool isopropílico).

 

Porém, ainda recomendo o tipo de lubrificação que falei no primeiro comentário.

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!