Ir ao conteúdo

m.2 não aparece na bios

Ir à solução Resolvido por Marco Tada,

Posts recomendados

Postado

Bom dia pessoal,
recentemente adquiri um SSD M.2 da XPG modelo S40G de 512GB, eu instalei o windows nele e tudo mais, porém ele não aparece na bios onde está escrito m.2, aparece só na lateral como se fosse um pendrive, conforme na foto abaixo. O computador deu umas reiniciadas sozinho também após a instalação do m.2, pensei que fosse algo a ver com isso da bios, por isso vim pedir se tem algo de errado, pois pelo que pesquisei a placa-mãe (TUF B450-PLUS GAMING) suporta tranquilamente o XPG S40G, mas talvez eu tenha deixado passar algo.

IMG_MIX2S_20200722_084715.jpg

• Solução
Postado

Não vi onde está o erro aí. M.2 é o tipo de conector do disco na sua placa-mãe. Existem dispositivos M.2 SATA e existem dispositivos M.2 NVME. Na foto que você postou aparece SATA information, e abaixo os dispositivos SATA, onde aparece somente um HD de 2TB. O seu drive XPG é NVME, não? Então não vai aparecer nessa lista de dispositivos SATA. E na lateral não é onde aparece pendrive, é onde aparece dispositivos que tem partição com flag de boot ativa, se você tiver com um pendrive bootável conectado vai aparecer nessa lista, se tiver um drive de DVD/CD também, na lateral você escolhe qual a prioridade de boot cada dispositivo vai ter.

Na minha BIOS, por exemplo, os dispositivo NVME aparecem separados dos dispositivos SATA.

20200723_002427.jpg

Postado

@Marco Tada entendi, só estranhei que não estava aparecendo onde tem o "M.2:", aí achei que tinha algo errado... e sobre o meu XPG S40G não sei se é SATA OU NVME, no site ele só diz que é PCIe Gen3x4, mas se ele não aparece na lista SATA deve ser um NVME, certo? 
só acho estranho ter dado essas reiniciadas as vezes, achei que fosse algo a ver com isso

• Membro VIP
Postado

@ismahell NVME este aí. SATA não passa dos 600MB/s de leitura.

Eu tinha postado antes aqui, mas na correria ficou incompleto e pedi para excluírem o post pra não ficar confuso.

O @Marco Tada deixou bem claro o que eu iria dizer. Como é NVME não aparece ali na descrição de dispositivos SATA, mas tá lá como dispositivo bootável. Dependendo da placa-mãe ele pode aparecer como dispositivo PCI-E ou NVME.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...