Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Olá senhores,

 

Possuo um PC com uma fonte de 500w há mais ou menos um ano e meio. A fonte não é de marca considerável boa.

De uns dias para cá notei que vinha um zumbido de grilo do meu computador e fiquei cabreiro. Abri e colando o ouvido na fonte notei que vinha dela. Não é do cooler dela, já que o removi e mesmo assim o barulho acontece. Desconectei e conectei todos os cabos de alimentação e nada. Liguei em outra tomada e nada. Abri a fonte e aparentemente tudo normal. sem nada estufado.

 

É importante ressaltar que o barulho não acontece a todo momento. Geralmente começa algumas horas após ligar e fica desaparecendo/aparecendo durante o uso. Não é muito forte mas incomoda e estou pensando seriamente em adquirir outra fonte por esse motivo. Se alguém teve um caso parecido, espero dicas.

 

A empresa de energia elétrica aqui da cidade enviou um e-mail informando que fará uma manutenção de ajuste na próxima quarta-feira (29), portanto também pode ser algo relacionado com tensão?

 

Obrigado!

Postado

É um problema conhecido como  coil whine, existente em alguns modelos de fontes. Geralmente incomoda pelo barulho, mas não causa danos. 

Postado

@TonhoE Hm, pode ser, apesar de achar o barulho um pouco diferente de alguns videos no YouTube que vi sobre Coil Whine. E desculpe a ignorância no assunto, mas ela começaria a fazer esse barulho um ano e meio depois da compra, sendo esta a razão?

 

@Felipe Barbosa Melo Imaginei que seria isso também depois de alguma pesquisa, inclusive achei o barulho MUITO parecido, mas não tenho. O barulho acontece com todos os chuveiros desligados.

 

Obrigado rapaziada!

Postado

Pessoal,

 

Não sei se é impressão, mas o barulho acontece mais na parte da noite. Comprei um filtro de linha Clamper e coloquei, mas sem sucesso. Estou achando que realmente se trata de alguma interferência de rede elétrica ou algo assim. Neste caso, caso compre uma fonte de melhor marca e mais parruda, pode ser que o barulho não aconteça mais?

 

Estou pensando de ir em uma XPG Core Reactor 650W. 

 

Abcs

Postado

@Felipe Barbosa Melo Notei agora em um teste a seguinte situação:

 

Quando o barulho não está acontecendo, o filtro de linha Clamper fica silencioso.

Quando o barulho está acontecendo, o zumbido fica tanto na fonte (mais alto) quanto no filtro de linha Clamper (mais baixo, mas também bem perceptível).

 

Isso muda o cenário?

 

Muito obrigado pela sua ajuda, meu irmão.

adicionado 12 minutos depois

@@Felipe Barbosa Melo Realmente é algo na rede. Desliguei o PC do filtro de linha e deixei somente o filtro de linha ligado na tomada e o mesmo fez o barulho :(

Postado

A minha dúvida é: O filtro de linha deveria reter todo o ruído? Isso significa também que minha fonte é m#rda e trocando possa melhorar?

Postado

 

Em 23/07/2020 às 23:07, Felipe Barbosa Melo disse:

@Bittenco As vezes pode estar vindo do vizinho, pode comprar um bom filtro de linha ( Clamper) que talvez resolva. Sim é completamente normal o coil whine em fontes, não se preocupe.

 

Em 26/07/2020 às 00:24, Bittenco disse:

@Felipe Barbosa Melo Notei agora em um teste a seguinte situação:

 

Quando o barulho não está acontecendo, o filtro de linha Clamper fica silencioso.

Quando o barulho está acontecendo, o zumbido fica tanto na fonte (mais alto) quanto no filtro de linha Clamper (mais baixo, mas também bem perceptível).

 

Isso muda o cenário?

 

Muito obrigado pela sua ajuda, meu irmão.

adicionado 12 minutos depois

@@Felipe Barbosa Melo Realmente é algo na rede. Desliguei o PC do filtro de linha e deixei somente o filtro de linha ligado na tomada e o mesmo fez o barulho :(

 

@Felipe Barbosa Melo @Bittenco acabei caindo no post de vocês procurando uma solução pra esse problema de Coil Whine, comprei um filtro da Clamper e testei em várias tomadas e vários lugares fora de casa, e mesmo assim ele apresenta o mesmo problema.

 

Quando comprei o filtro, o barulho era bem baixo e veio se intensificando com o tempo. Acabei de acionar a garantia pra fazer algo a respeito, espero que o pessoal troque o filtro, pois encomendei ele justamente pensando ser o melhor do mercado, espero que eu não me decepcione.

 

Volto pra contar o resultado pra vocês ;)

  • Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg


CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!