Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Olá, foi me passado um desafio envolvendo análise de circuitos, mais especificamente com o 555. A situação é a seguinte (história contada no enunciado): "um técnico montou dois circuitos monoestáveis com o timer 555(conforme as imagens a seguir), porém só um deles funciona adequadamente. No circuito com defeito ele verificou os LEDs, as conexões, a alimentação, tudo, mas nada de funcionar. Então, qual o defeito?".

A questão é que realmente não faço ideia de qual seja o erro. Tudo indica que o CI tem um defeito, mas qual?

circuitos.png

• Confuso 2
Postado

@Vitor 987

2 horas atrás, Vitor 987 disse:

um técnico montou dois circuitos monoestáveis com o timer 555(conforme as imagens a seguir)

Ele montou... No simulador? O simulador acusou algum erro?

Não sei qual o simulador que usou, mas por exemplo, se eu simplesmente montar esse circuito aí no simulador PSpice, ele vai acusar um erro: Subcircuit 555D is undefined.

O que significa que o usuário precisa adicionar o arquivo .LIB à simulação de seu sub-circuito. Algo semelhante pode acontecer em outros simuladores, o usuário teria que incluir uma biblioteca para conseguir simular.

Porém... Se ele montou na protoboard ou algo assim, e checou todos os componentes e conexões, então não há como o CI estar com defeito, certo? Pois isso também já foi checado.

Postado

@Lucca Rodrigues então, na verdade essa montagem foi feita pelo meu professor com o intuito de ilustrar a situação, mas não acho que a resposta seja em relação ao simulador(que no caso foi o MultiSim), mas sim em relação a algum defeito que o que 555 pode apresentar em uma situação real. E é exatamente por isso que estou empacado, já pesquisei e não achei nada do tipo. "Porém... Se ele montou na protoboard ou algo assim, e checou todos os componentes e conexões, então não há como o CI estar com defeito, certo? Pois isso também já foi checado." - Na verdade ainda acho que o CI é o único que pode estar com problemas(embora não faça ideia de qual), já que montados 2 circuitos idênticos, apenas 1 funcionou. 

• Membro VIP
Postado

Talvez seu professor quer que você analise as ondas com osciloscópio. Como são poucas (só duas) penso que é uma tarefa fácil. Também pode ter capacitor e resistor com defeito de propósito. Multímetros neles. Empaque em circuitos mais complexos.🙂

Agora vendo pelo lado prático: troca o 555 e veja pow. Afinal ele é inconcertável.

• Curtir 1
Postado

@Vitor 987
Considerando que o circuito é idêntico ao que funcionou, e que o técnico checou tudo, como é esperado que haja algum defeito?

Esse enunciado é meio vago... É esperado que se encontre algo que apresenta algum defeito, e o enunciado diz que é o circuito que apresenta defeito, então imagino que não tenha a ver com o osciloscópio. Provavelmente não é erro do 555, talvez defeito, mas imagino que isso também já teria sido testado.

Você tem que procurar por coisas que não são checadas ao testar o componente. Algumas coisas que consigo imaginar:

- A tensão da fonte pode ser maior que a tensão que o capacitor suporta;

- Pode-se estar operando no limite de tensão, e então ocasionando um aumento da corrente de fuga do capacitor, o que pode vir a falhar (um baixo valor de corrente de fuga indica um dielétrico de boa qualidade);

- O capacitor pode ser velho. O envelhecimento pode ocasionar um aumento da corrente de fuga (além do aumento da pressão interna e evaporação do eletrólito).

- Se o problema não for com os outros componentes, então sobra o 555. Pode haver algum defeito no 555 por ter sido usado erroneamente anteriormente em algum de seus modos de operação.

Postado

Bom, o tempo limite para o desafio excedeu e o professor divulgou a resposta, então eu resolvi colocar a resposta aqui caso alguém queira sanar a curiosidade. É muito simples na verdade, o resistor R5 estava em aberto, pois a montagem foi feita em protoboard e aí chegou o osmar. Com R5 aberto a tensão no trigger (pino 2) do 555 não fica menor que 12V,e muito menos abaixo de 1/3 disso, portanto o circuito não dispara. É isso. ¯\_(ツ)_/¯ 

• Haha 2
  • Confuso 1
Postado

@Vitor 987 Por isso eu disse que o enunciado é vago, não é especificado o que foi verificado e o que não foi.

Isso nada mais era que um jogo de adivinhações com 1000 possibilidades. A última coisa que eu esperava era um problema com algo que em teoria já teria sido verificado, e acho que não sou o único...

• Curtir 1
Postado

Lição: sempre desconfie da protoboard e do... professor.

adicionado 3 minutos depois

Na verdade o circuito, que não havia sido montado na protoboard mas sim em "aranha", tinha um "osmar" na conexão entre o pino 6 e o 2, causado por uma solda imperfeita causada por um restolho de esmalte no fio de cobre causado pela raspagem mal feita pelo aluno, rs...

• Curtir 1
  • Haha 2

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...