Ir ao conteúdo

Meu HD é SATA 3 e minha placa é SATA 2, isso causa perda de desempenho?

Ir à solução Resolvido por GuilhermeGB,

Posts recomendados

Postado

Eu tenho tido problemas de desempenho no meu PC a um tempo. As especificações do meu pc é a seguinte; 

• GTX 1060 6GB GALAX
  • 1X8 GB de RAM DD3 1333 MHz
  • HD de 1T Seagate ST1000DM003
  • placa-mãe Asus M5A78L-M PLUS/USB3
  • Processador FX-8350

Venho tendo quedas de FPS aleatórias nos meus jogos. Em todos os jogos seja League Of Legends, Detroit Become Human, Sea of Thieves, Grounded, Cyberhunter  etc.
O jogo roda normalmente até que do nada o FPS sai de 120 e vai pra 20 e fica assim por uns 30/120 seg dependendo do jogo e volta ao normal. O processador, placa de vídeo e memória RAM não chegam a 100% do uso. Então tudo me leva a acreditar que o problema seja o HD, mas todos os programas que eu uso para ver a vida do HD estão dizendo que ele está em perfeito estado. Já troquei o cabo SATA e testei portas diferentes porém o problema persiste. Alguém sabe me dizer se é por causa da diferença da tecnologia SATA e se eu posso colocar um SSD sem problemas no meu PC futuramente?

Postado
21 minutos atrás, Matheus Ferraço disse:

Eu tenho tido problemas de desempenho no meu PC a um tempo. As especificações do meu pc é a seguinte; 

• GTX 1060 6GB GALAX
  • 1X8 GB de RAM DD3 1333 MHz
  • HD de 1T Seagate ST1000DM003
  • placa-mãe Asus M5A78L-M PLUS/USB3
  • Processador FX-8350

Venho tendo quedas de FPS aleatórias nos meus jogos. Em todos os jogos seja League Of Legends, Detroit Become Human, Sea of Thieves, Grounded, Cyberhunter  etc.
O jogo roda normalmente até que do nada o FPS sai de 120 e vai pra 20 e fica assim por uns 30/120 seg dependendo do jogo e volta ao normal. O processador, placa de vídeo e memória RAM não chegam a 100% do uso. Então tudo me leva a acreditar que o problema seja o HD, mas todos os programas que eu uso para ver a vida do HD estão dizendo que ele está em perfeito estado. Já troquei o cabo SATA e testei portas diferentes porém o problema persiste. Alguém sabe me dizer se é por causa da diferença da tecnologia SATA e se eu posso colocar um SSD sem problemas no meu PC futuramente?

Pode ser qualquer outra coisa, Sata2 não é a causa!

• Curtir 1
Postado
7 minutos atrás, Matheus Ferraço disse:

@GuilhermeGB eu tenho uma fote EVGA 600 W com selo 80 plus bronze. A temperatura média do processador fica em 59 ºC.

adicionado 0 minutos depois

@Wal SJC Então eu posso por um SSD futuramente sem problemas? 

Use o MSI Afterburner para monitorar o clock do processador durante o jogo, e principalmente no momento em que as quedas de desempenho ocorrem.

Como eu disse, o SATA II não interfere na velocidade de um HD comum, que geralmente não passa de 150MB/s de pico, e o SATA II teoricamente suporta até 384MB/s. Mas um SSD comum atinge até 500MB/s, e são feitos para SATA III (até teóricos 768MB/s), então você terá uma certa limitação, apesar de diferença de um SSD e um HD ser enorme mesmo no SATA II.

• Curtir 1
Postado
8 minutos atrás, Matheus Ferraço disse:

@GuilhermeGB eu tenho uma fote EVGA 600 W com selo 80 plus bronze. A temperatura média do processador fica em 59 ºC.

@Wal SJC Então eu posso por um SSD futuramente sem problemas? 

Sim, um SSD SATA não vai ter problema na prática, porque dificilmente irá saturar a conexão Sata2.

O SSD não trabalha 100% do tempo todo na velocidade máxima.

E nem trabalha o tempo todo.

No youtube tem alguns testes mostrando que não faz diferença, basta dar preferência por usar cabos SATA3, tanto nas tomadas sata3 com em sata2.

• Amei 1
Postado
54 minutos atrás, GuilhermeGB disse:

Encontrei um tópico com problema bem parecido com o seu:

Então, eu fiz os testes agora. Percebi que quando o processador chega acima de 80% de uso desempenho cai. Mas não é sempre que vai pra 20 fps. Eu fiz o teste na qualidade ultra e alta. O que chegou a 20 fps estava no ultra e o que chegou a 39 estava no alto.

Queda ultra.png

Queda_alto_1.png

adicionado 8 minutos depois

@GuilhermeGB acabei de ver o outro tópico que você mandou. Será mesmo que o problema é a placa-mãe? Tem como eu ver se está diminuindo a tensão do processador quando passa de certa %?

• Solução
Postado

@Matheus Ferraço provavelmente aquecimento do VRM gerando gargalo. Tente melhorar a ventilação dentro do seu gabinete, os MOSFETs que controlam a energia do processador devem estar aquecendo demais e acaba limitando a energia para resfriar, e então o processador trabalha com um clock bem mais baixo.

EDIT: Algo que pode ser útil também é limitar seu FPS para um valor mais baixo. Se seu monitor for 60Hz, não há muito benefício em jogar numa taxa muito alta, pois você só verá 60 FPS de qualquer forma. Então tente deixar limitado a no máximo uns 100 FPS, mas enquanto menor for a taxa que você limitar, mais devagar a placa-mãe vai esquentar, e pode até ser que não esquente tanto ao ponto de derrubar seu desempenho.

Postado

Eu não tenho como melhorar a ventilação do PC, ele fica em um local arejado e com temperatura amena. Vou tentar deixar o FPS limitado por um tempo pra ver se melhora. 
A temperatura está muito alta? O jeito é trocar de placa-mãe então?

Postado

Pelo que vi seu processador esta chegando a 100% de utilização, e portanto esta gerando gargalo e perda de desempenho...

Tente configurar o Afterburner para mostrar tambem a frequência do processador. Se a frequência estiver caindo o problema deve ser no VRM, mas se a frequência estiver se mantendo então o gargalo é devido ao processador fraco e neste caso não adianta trocar a placa-mãe.

Postado
agora, gutopereira disse:

Pelo que vi seu processador esta chegando a 100% de utilização, e portanto esta gerando gargalo e perda de desempenho...

Tente configurar o Afterburner para mostrar tambem a frequência do processador. Se a frequência estiver caindo o problema deve ser no VRM, mas se a frequência estiver se mantendo então o gargalo é devido ao processador fraco.

Eu já coloquei mas por algum motivo não aparece. A mesma coisa pra média de fps e 1% low.MSI.thumb.png.a306bf69e85af5ae72f5718f9e45b619.png

Postado

Gargalo no processador acho difícil, esse vídeo aqui mostra um FX-8350 a 4.2GHz segurando praticamente 50-60 FPS: 

Mesmo que o dele esteja em stock (4.0GHz) a diferença deveria ser pouca.

agora, Matheus Ferraço disse:

Como você pode ver pelo print está marcado pra aparecer na tela, mas por algum motivo não aparece. 

No print que você mostrou só tem a frequência da GPU (placa de vídeo). Veja se consegue ativar a da CPU (processador).

Postado

Se voce clicar na setinha para baixo vai ver aparecer os outros parâmetros disponíveis.

Ai basta clicar em frequência da CPU e depois lá em baixo marcar a opção de exibir na tela...

Postado
15 minutos atrás, Matheus Ferraço disse:

Literalmente só tem essas 2 opções de frequência disponível aqui.

É só clicar na setinha vermelha que eu desenhei que vai aparecer as outras opções...

Depois de achar a frequência da CPU voce clica la em baixo na setinha azul que eu desenhei e marca a opção exibir na tela

20200731_190013.png

Postado
6 minutos atrás, Matheus Ferraço disse:

Eu sei como faz pra aparecer na tela. Só olhar ali em propriedades, já está pra ser exibido na tela.

Mas na foto que voce postou só esta aparecendo uso da Vram, frequência da GPU e frequência da vram. O resto esta desmarcado exibir na tela.

E para aparecer a opção frequência da CPU voce tem que clicar naquela setinha que eu desenhei em vermelho

Obs: o video do youtube que voce postou esta privado e a gente não consegue assistir.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!