Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Posts recomendados

Postado

O rele que você mostrou na foto já é um modulo rele e já inclui o transistor e ate uns LEDs indicadores, ele já pode ser ligado direto no Arduino.

Se for usar um rele sozinho ai sim o transistor seria necessário, pra ligar um simples rele praticamente qualquer transistor NPN serve, só atenção aos terminais base emissor e coletor que mudam dependendo do transistor usado, e ao ganho do transistor, que se for um transistor de potencia com ganho baixo pode ser necessário abaixar o valor ou ate remover o resistor de 1K

Por praticidade seria melhor usar um rele com bobina de 5V pois ele poderia ser alimentado pela mesma fonte que o Arduino e não seria necessário usar uma fonte de 12 ou 24V só pra alimentar a bobina do rele.

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado

@F4b10 É que eu queria ligar uma placa dessas:

m_dulo_rele_-_8_canais_-_5v_10a_2.jpg.11130ecc32f7fd1f650d1a1c7a43fd39.jpg

E já  vi em alguns sites que o rele pode ser perigoso para o arduino, por conta de corrente perigosa, e que para resolver isso seria necessário um diodo e um transistor.

No caso para ligar esta placa cheia de reles eu iria ligar uma fonte separada do Arduino. No caso teria que (se eu tiver errado me corrijam) conectar o GND da fonte dos reles com o GND do Arduino.

Então fica a dúvida: É necessário colocar um transistor ou somente o diodo é necessario.

modelo do diodo que eu quero usar: Diodo Retificador 1N4007 - 1000V / 1A

diodo_1n4007_2_.jpg.355cb033cebd4b98d74a4f7119ce526b.jpg

Postado

A placa também é um modulo rele, ela já vem pronta com o diodo e os transistores necessários, basta alimentar a placa com 5V GND e ligar os pinos de sinal e pronto.

A fonte não tem problema usar a mesma pro Arduino e para o modulo rele, só use uma fonte de boa qualidade, e com corrente suficiente para o dobro do numero de reles que for usar em simultâneo, por exemplo se vai acionar ate 5 reles juntos e cada rele usa em media 0.1A teria 0.5A de corrente, nesse caso uma fonte de 5V/1A daria conta... se usar uma fonte ching ling, que muitas vezes nem filtragem tem, dai é quase certo que terá problemas e ate resets aleatórios.

Essa precaução de transistor/diodo só é necessária se for usar o rele diretamente, ate porque o Arduíno não tem capacidade de corrente pra acionar um rele direto, dai entra o transistor, e o diodo é pra proteger o transistor dos picos de alta tensão reversa que aparecem quando se chaveia um indutor, como é o caso da bobina do rele...

Outra precaução é saber se o rele aguenta as cargas que vão ser ligadas nele com boa folga, e dependendo da carga você ainda pode ter problemas, principalmente se for usar o rele pra ligar cargas "sujas" como lampadas fluorecentes (CFLs) e motores universais, (motor AC com escova) é o tipo de carga que detona os contatos de um rele, e a saída nesses casos é exagerar no rele usando um rele bem mais parrudo que o necessário, ou mesmo usar reles de estado solido.

• Obrigado 1
  • Membro VIP
Postado
12 horas atrás, Michel_G disse:

o rele pode ser perigoso para o arduino

De fato. Mas ninguém em sã consciência técnica conectaria um relé direto nos pinos do arduino. Se pensou que era assim, aprenda com os comentários bem completos do amigo @F4b10

😁

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado
15 horas atrás, F4b10 disse:

Outra precaução é saber se o rele aguenta as cargas que vão ser ligadas nele com boa folga, e dependendo da carga você ainda pode ter problemas, principalmente se for usar o rele pra ligar cargas "sujas" como lampadas fluorecentes (CFLs) e motores universais, (motor AC com escova) é o tipo de carga que detona os contatos de um rele, e a saída nesses casos é exagerar no rele usando um rele bem mais parrudo que o necessário, ou mesmo usar reles de estado solido.

Então...

Era pra exatamente isso que eu iria usar. Dois desses motores de ventilador(seria um para cada rele):

11753918SZ.thumb.jpg.274b2a076564285e9161346a79fecf5a.jpg

link do produto: https://www.americanas.com.br/produto/11753919/micro-motor-vix-1-10-bivolt?WT.srch=1&acc=e789ea56094489dffd798f86ff51c7a9&epar=bp_pl_00_go_aa_todas_geral_gmv&gclid=CjwKCAjw97P5BRBQEiwAGflV6dK-vFbO201Pr9SEJSu6qxQuwKKZvRyn5gEYY00YlxQeak6ix7aVThoCgcEQAvD_BwE&i=5679a23526a311ff8b08890a&o=56e1ba63eec3dfb1f8b1d9e9&opn=YSMESP&sellerid=9316105000129

No caso o meu é sem a hélice. Fiz a medição com um alicate amperímetro e deu 100 miliAmperes cada um.(127V)

E também duas lâmpadas fluorescentes de 40W, 127V

A medição deu 200 miliAmperes cada uma.

Então, a minha solução seria comprar um módulo de reles de estado sólido? Na loja que estou comprando cada rele aguenta somente 2 amperes, em contrapartida com o rele eletromecânico que aguenta 10 Amperes.

Postado

Esse motor de ventoinha é de indução, não tem escovas como o motor universal, e portanto não gera ruido na rede, apenas o fator de potencia dele que é uma m***, o que obriga a sobre dimensionar o rele, mas 10A da e sobra pra ligar um motor desses...

O único porém é que esse tipo de motor, indução de polo sombreado, é um motor quase que sem força, o torque desse tipo de motor mal aguenta tirar ele mesmo da inercia mais o peso de uma hélice, se bobear a carga trava o motor e ele queima...

O rele de 10A da conta sossegado desse motor, só a lampada CFL que tende a estragar reles no longo prazo, na verdade esse tipo de lampada estraga ate os interruptores...

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado
1 hora atrás, F4b10 disse:

O rele de 10A da conta sossegado desse motor, só a lampada CFL que tende a estragar reles no longo prazo, na verdade esse tipo de lampada estraga ate os interruptores...

Então vou comprar o módulo rele eletromecânico mesmo e substituir as lâmpadas fluorescentes por lâmpadas LEDs.

1 hora atrás, F4b10 disse:

O único porém é que esse tipo de motor, indução de polo sombreado, é um motor quase que sem força, o torque desse tipo de motor mal aguenta tirar ele mesmo da inercia mais o peso de uma hélice, se bobear a carga trava o motor e ele queima...

Para meu projeto ele serviu bem. Uso ele com rosca sem fim para meu alimentador automático de frangos:

1669769005_raoauto.png.0f1ecc0d27a58b02ba0528a135ea85f6.png

E com o arduino irei substituir um timer que tenho aqui para controlar os horários de recebimento de ração das galinhas.

Obrigado por toda ajuda.

• Amei 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...