Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Olá,

Recentemente passei de 120mb de velocidade de conexão para 240mb (provedor Net-Claro). Mas quando conecto o laptop pelo cabo ethernet (cabo cat5e), a velocidade de download ainda é a mesma de antes, ficando por volta de 95mb. Já a taxa de upload dobrou: foi de 9mb para 18mb. Quando conecto pelo wi-fi usando o celular, consigo chegar até 250mb (speedtest), o que indica que a velocidade contratada está chegando até o roteador pelo menos. Já pesquisei as possíveis causas do problema e não consegui resolvê-lo. Ao que parece, o notebook tem placa de rede compatível (segundo site do fabricante), o driver de rede está atualizado, o cabo é novo, o Windows 10 também está atualizado e o roteador funciona bem pelo wi-fi. O modelo do computador é um Asus S46CB. Seguem prints das configurações atuais. Agradeço se puderem me ajudar.  

01.JPG

02.JPG

03.JPG

04.JPG

Postado

Se as portas ethernet do router forem fast, não vai chegar lá. O Asus tem base 10/100/1000T, então é cabo ou router. Use um cabo CAT6 que é garantido na velocidade.

Postado
23 minutos atrás, Shester Cunha disse:

Olá,

Recentemente passei de 120mb de velocidade de conexão para 240mb (provedor Net-Claro). Mas quando conecto o laptop pelo cabo ethernet (cabo cat5e), a velocidade de download ainda é a mesma de antes, ficando por volta de 95mb. Já a taxa de upload dobrou: foi de 9mb para 18mb. Quando conecto pelo wi-fi usando o celular, consigo chegar até 250mb (speedtest), o que indica que a velocidade contratada está chegando até o roteador pelo menos. Já pesquisei as possíveis causas do problema e não consegui resolvê-lo. Ao que parece, o notebook tem placa de rede compatível (segundo site do fabricante), o driver de rede está atualizado, o cabo é novo, o Windows 10 também está atualizado e o roteador funciona bem pelo wi-fi. O modelo do computador é um Asus S46CB. Seguem prints das configurações atuais. Agradeço se puderem me ajudar.  

01.JPG

02.JPG

03.JPG

04.JPG

Não adianta você colocar 1Gbps Full Duplex no Windows, se a porta do seu roteador só der suporte a 10/100 Mbps.

Você precisa ter um modem e um roteador com portas gigabit, que possibilitem a transmissão acima de 100Mbps (até 1Gbps).

Assim como a porta de rede do seu PC também precisa ser padrão gigabit.

Senão a velocidade ficará limitada em um desses gargalos.

Postado

Obrigado pela ajuda, desde já! 

O roteador/modem é um Arris modelo TG1692A (fornecido pelo provedor). Tem uma etiqueta perto das portas LAN que indica conexão 10/100/1000. Então, ele é compatível com velocidade de 240mb, não? Já pluguei o cabo em todas as 4 portas pra testar e o gargalo continua. Liguei no provedor e eles fizeram atualizações pelo sistema, pediram pra reiniciar, esperar 10s. Nada resolveu (como sempre, aliás). Seria preciso fazer alguma configuração dentro do próprio roteador (192.168.0.1) ou isso é automático? Última opção, então, seria trocar o cabo por um cat6?  

Postado

Não tem que configurar o roteador. Teste com outro cabo que tiver  ou inverta o cabo (ligue o que está na porta do roteador no outro dispositivo e vice-versa). Dobras, puxões e amassamentos danificam o cabo.

Postado

Não vou conseguir inverter o cabo, sozinho, porque o roteador está na sala e o laptot, no quarto. O cabo passa por dentro da parede. Se fosse algum problema no cabo, a velocidade do upload deveria ser a mesma de antes, não? Minha dúvida é: por que o upload aumentou (com o mesmo cabo) e o download não? 

adicionado 1 minuto depois

Acho que já sei: o upload, mesmo tendo aumentado, ainda está bem abaixo dos 100mb.

Postado

Agora ficou um pouco mais claro. A porta do roteador é capaz de entregar o contratado (a operadora não seria louca de fornecer equipamento ruim). É sua instalação. Ou o cabo não é CAT5e ou é de má qualidade ou está sofrendo interferência da instalação. Não tem muito o que fazer. Ou troca e coloca CAT6 ou tenta apenas substituir os conectores RJ45 por novos de boa qualidade. Deve resolver.

Postado

Certo, entendi. Acho que vou ter mesmo que pedir para um técnico verificar. Se eu pagar uma visita técnica (pela operadora), será que eles colocariam esses conectores de melhor qualidade e também o cabo CAT6? Pergunto isso porque quem fez a instalação anterior foi o técnico da própria empresa. 

Postado

Depende de cada operadora. Faz uma consulta antes. Eles costumam ser caros. Um eletricista ou uma empresa idônea de informática (que executa infra estrutura) também faz. Peça orçamento para não ser enrolado.

Postado
1 hora atrás, Shester Cunha disse:

Certo, entendi. Acho que vou ter mesmo que pedir para um técnico verificar. Se eu pagar uma visita técnica (pela operadora), será que eles colocariam esses conectores de melhor qualidade e também o cabo CAT6? Pergunto isso porque quem fez a instalação anterior foi o técnico da própria empresa. 

A NET funciona da seguinte forma: se a sua solicitação for procedente, a visita não é cobrada, se for improcedente ela é cobrada. 

O ideal é você marcar a visita para um horário em que possa estar presente, para constatar o serviço e o resultado.

Quanto ao cabo dentro da parede, se foi a NET que instalou, talvez eles troquem sem reclamar, mas eu não sei se vai resolver. As vezes não tem jeito, principalmente se foi improvisado, passando o cabo de rede junto com outros fios.

Mas se eles te entregarem 240 Mbps na saída do modem, você não vai poder chiar, porque eles estão entregando o combinado. A configuração interna da instalação do usuário nem sempre tem a condição ideal, aí a operadora não é responsável.

Antes de pedir a visita técnica, teste a velocidade na saída do modem (cabo curto, ligado direto no PC)

https://www.copeltelecom.com/site/speedtest/

Obs.: as vezes a velocidade cai após algumas horas, ou dias, sem reiniciar o modem.

Mas basta você reiniciar que a velocidade volta ao normal.

Reiniciar o modem significa desligá-lo totalmente, tirando a fonte da tomada, e aguardando de 20 a 30 segundos para ligar novamente.

Postado

Por enquanto, muito obrigado pela disposição em ajudar, pessoal. Vou fazer esse último teste indicado pelo Wal SJC, reler os comentários (muito úteis!) e ver se chamo o técnico da Net ou de outra empresa. Depois posto aqui a solução. Valeu mesmo!

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...