Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Como calcular a força de um solenoide?


ryan232

Posts recomendados

Ola, tudo bem.

 Eu gostaria de uma explicação ou uma indicação para que eu possa entender teoricamente e, descobrir como se chegou a fórmula que define o valor da força exercida pelo solenoide.

Resumindo: Quero entender as relações entre a força e o campo magnético gerados pelo solenoide...

Meu pequeno projeto consiste em construir uma válvula solenoide que, quando ligada atrai um ferrinho é mesmo está conectado a uma mola. Quando o solenoide é desligado essa mola retoma a sua posição exercendo uma força sobre esse ferrinho, sendo assim, o ferrinho volta a sua posição original. Essa válvula tem o objetivo de abrir a tampa de uma mangeira e depois fecha-lá para evitar a goteira que é inevitável em meu projeto.

Mas para isso preciso encontrar a relação entre a força do solenoide, e a da mola.

OBS: Sobre a força da mola eu já tenho conhecimento, eu perdido en relação ao solenoide.

Desde já obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
5 horas atrás, ryan232 disse:

Essa válvula tem o objetivo de abrir a tampa de uma mangeira e depois fecha-lá para evitar a goteira que é inevitável em meu projeto

Se eu (eu) fosse você focava só nisso. Cálculos podem colaborar mas 'meu tempo é curto'. Além de não me (me) pertencerem +, depois eu confirmaria + uma vez que na prática há outra teoria. Eu (eu) iria direto na solução  algo como um solenóide de máquina de lavar ou adaptar algo (sua tampa) no movimento do êmbolo. Mas não sem antes pesquisar se já existe algo do gênero pra usar como 'fonte de inspiração' (vulgo chupar mesmo).

Dica: estude, verifique, analise, 'sinta' o movimento de um relé, contator,  da válvula, etc e vê se adapta um deles  ao seu projeto. Com zero teoria.😜

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Essa força da solenoide é derivada de muitos fatores, tais como a pressão de entrada da válvula, pressão de saída da válvula, tipo de fluído, fixação da válvula, etc...

 

Como nossa ilustríssima @Isadora Ferraz falou (digitou), eu focaria mais no restante do projeto porque essa válvula já tem de rodo no mercado, a título de conhecimento é um estudo viável, não descarto essa opção, mas se for pra realmente utilizar nesse projeto ele demanda muitos cálculos e materiais, é mais fácil pular pra prática e se quer desenvolver uma válvula toda, vai tentando com alguns modelos de bobinas até achar alguma que acione corretamente...

 

Sempre se atentando ao furo, altura e tensão da bobina, já que a potência não sabemos, teria que pegar alguns modelos e ir testando... se for potência demais não terá problema, desde que seu acionamento suporte a corrente que a bobina utiliza...

 

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!