Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Opa, gostaria de tirar uma dúvida com vocês, o que seria exatamente gargalo e se estaria ocorrendo isso comigo realmente...
Pesquisei em alguns lugares mas sempre informações meio que diferentes, então resolvi perguntar aqui.
Tenho um i5 2500k sem overclock e uma gtx 1060...
Agora a pouco estava no PUGB por exemplo e o processador aos seus 90 a 100% e a placa de video entre 45 a 55 % caindo as vezes para 30%... isso seria gargalo ? Porém o FPS não estava caindo ou travando, sempre acima de 60.
Se for gargalo, da um overclock no processador seria bom para diminuir a diferença ?

Postado
agora, Giovanni Carvalho disse:

Agora a pouco estava no PUGB por exemplo e o processador aos seus 90 a 100% e a placa de video entre 45 a 55 % caindo as vezes para 30%... isso seria gargalo ? Porém o FPS não estava caindo ou travando, sempre acima de 60.

Teoricamente sim, mas ter gargalo não significa que tenha que se preocupar ou precise de fato uma mudança de hardware caso não esteja atrapalhando a sua jogabilidade e satisfação.

Aliás, você joga em que resolução e qualidade gráfica? Se quiser usar mais da placa de vídeo apenas por elegância, aumente as configurações gráficas.

• Curtir 1
Postado

@Frib 2K4 Amigo fiz o teste no GTA V, e nele sim acontece umas quedas de fps e má renderização dos mapa as vezes, principalmente quando o carro está em velocidade. Creio que seja gargalo mesmo, overclock resolveria ?

adicionado 2 minutos depois

@Lost Byte Eu testei agora a pouco no GTA V e sim teve umas oscilações, e fiz isso de aumentar a qualidade para usar mais da placa... porém perco fps fica abaixo de 60. E se eu diminuir da umas osciladas, mapa da uma demorada de renderizar pelo menos no GTA V. Jogo em HD tudo no ultra, se eu diminuir da uns gargalos mesmo, já testei em alguns jogos, até agora só no GTA isso.

Postado

Basicamente é gargalo sim. Processador fraco para uma placa de vídeo forte. Se não fosse gargalo o uso de seu processador era pra ficar abaixo dos 70% Estourando 80% para ter uma folga. Isso com chrome, discord, teamspeak aberto.

Overclock poderia sim fazer a diferença, isso é fato. Mas seria essencial fazer um upgrade completo porque seu processador é ultrapassado, tecnologia antiga. Seu i5 é um mízero 4n/4th. Hoje em dia você paga R$600 a R$700 em um Ryzen 1600AF com 6n/12th que é mais do que o dobro de desempenho do seu i5 mesmo com overclock. Principalmente em jogos de mundo aberto (battle royale) que necessitam de processadores potentes para renderizar o mapa, grama e afins. Se conseguir fazer o upgrade você verá que será um absurdo o ganho de desempenho.

Além do mais, qual seu setup completo? Placa-mãe, memória, cooler box e principalmente sua fonte? marca, modelo e potência de sua fonte?

Postado

@Giovanni Carvalho problemas de carregamento do mapa e travamentos no GTA V estão mais relacionados com memória RAM. De vez em quando rodo o jogo pra dar uma volta pela cidade, meu processador também bate 90-100% (um i5 3470), mas não tenho travamentos e nem problemas de texturas. Tenho 8GB de RAM e o jogo fica quase no limite, então evito ao máximo deixar aplicativos abertos em segundo plano para não consumir muita memória, a qualidade gráfica também afeta um pouco o consumo de memória RAM. O seu gargalo aí é bem evidente porque você tem uma placa relativamente boa para rodar jogos em Full HD, inclusive GTA V rodaria no Very High/Ultra em Full HD tranquilamente, mas você tem um monitor HD, então sua placa trabalha com muita folga.

• Curtir 1
Postado

@IgorAlexandre Opa, sim sei que o processador é antigo, porém no momento não tenho condições de dar um UP, meu PC é de ''entrada'' exceto pela placa de vídeo talvez.
Placa de video : GTX 1060 6gb
Processador : I5 2500k
placa-mãe : Positivo Pos-pih67ch
Water Cooler Anti-leak Gammaxx L240t Azul 240mm
Fonte : Corsair 500VS
RAM : 16GB 1333mhz

Postado

@Giovanni Carvalho

Cada jogo pode se comportar diferente, variando o tamanho do gargalo. GTA V é um jogo meio apresentando problemas, que até mesmo PC potente sofre um pouco.

Mesmo assim, para fazer um overclock no processador já terá que ter uma placa-mãe que dê suporte a isto e utilizar um cooler modesto para aguentar o tranco, fora que tem a possibilidade de perder o processador se não tiver experiência com OC. Sinceramente, talvez seja mais negócio comprar um kit upgrade novo e moderno (processador + placa-mãe + memória RAM), o que deve sair na média uns R$1200 um kit modesto.

EDIT: Outra coisa que você pode tentar fazer para obter mais estabilidade no GTA V é limitar os FPS via Nvidia Inspector para uma média menor do que está obtendo quando coloca menos qualidade. Assim deixa uma pequena folga de uso do processador e talvez ajuda na questão de renderização.

Postado

@GuilhermeGB Entendo, então realmente o processador veinho não ta dando conta da placa de vídeo kkkk. Acho que terei de recorrer ao overclock talvez, ou simplesmente aceitar mesmo.

adicionado 1 minuto depois

@Lost Byte Entendo... no futuro pretendo sim da um UP, porém nessa pandemia tá difícil, os preços tão lá em cima. No caso do overclock, eu nem sei fazer, se for difícil procuraria um profissional mesmo.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...