Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Boa tarde amigos!

To com uma dúvida aqui sobre minha nova build aqui que chegou ontem, então, eu montei um PC e chegou ontem em casa e de noite fui fazer alguns testes... Eu estou usando o gabinete da Corsair Spec Delta RGB com uma placa RTX 2060 SUPER e um R7 3700X que possuem três fans na frente e uma atrás pra tirar o ar quente e tem um radiator em cima que fica sem nenhuma mas ele é bem aberto e da pra sentir um pouco do ar quente saindo, o meu Watercooler CoolerMaster de 240mm tá encaixado no radiador da frente junto com as três fans e a temperatura da CPU tá chegando no máximo de 55 graus ou até um pouquinho mais, ai fui jogar Hunt: Showdown e alguns outros jogos pesados pra testar o desempenho e está tudo perfeito com uma taxa de quadros alta e tal mas a temperatura da GPU tava batendo na casa com 80 graus e a CPU continuava normal, fiquei preocupado com isso por que eu vi que o normal é até uns 75 graus e eu abri a tampa do gabinete e a temperatura caiu uns 6/7 graus... Fiquei em dúvida agora se eu coloco as duas fans do Watercooler no radiador de cima pra ter uma boa diferença ou se não tiver eu compro duas fans e coloco em cima para exaustão do ar quente.

PS: Quando eu não to jogando ele fica bem fresquinho, então é mais in-game quando a placa tá trabalhando bem e pega essa temperatura.

WhatsApp Image 2020-08-27 at 13.46.40.jpeg

Postado
2 minutos atrás, FCordis disse:

Boa tarde amigos!

To com uma dúvida aqui sobre minha nova build aqui que chegou ontem, então, eu montei um PC e chegou ontem em casa e de noite fui fazer alguns testes... Eu estou usando o gabinete da Corsair Spec Delta RGB com uma placa RTX 2060 SUPER e um R7 3700X que possuem três fans na frente e uma atrás pra tirar o ar quente e tem um radiator em cima que fica sem nenhuma mas ele é bem aberto e da pra sentir um pouco do ar quente saindo, o meu Watercooler CoolerMaster de 240mm tá encaixado no radiador da frente junto com as três fans e a temperatura da CPU tá chegando no máximo de 55 graus ou até um pouquinho mais, ai fui jogar Hunt: Showdown e alguns outros jogos pesados pra testar o desempenho e está tudo perfeito com uma taxa de quadros alta e tal mas a temperatura da GPU tava batendo na casa com 80 graus e a CPU continuava normal, fiquei preocupado com isso por que eu vi que o normal é até uns 75 graus e eu abri a tampa do gabinete e a temperatura caiu uns 6/7 graus... Fiquei em dúvida agora se eu coloco as duas fans do Watercooler no radiador de cima pra ter uma boa diferença ou se não tiver eu compro duas fans e coloco em cima para exaustão do ar quente.

PS: Quando eu não to jogando ele fica bem fresquinho, então é mais in-game quando a placa tá trabalhando bem e pega essa temperatura.

WhatsApp Image 2020-08-27 at 13.46.40.jpeg

Baixa o afterburner da MSI, com ele você pode aumentar a curva do cooler, botar pra girar mais rápido conforme a temperatura da gpu vai aumentando. Você pode fazer também um undervolting, que é basicamente diminuir um pouco a tensão da placa pra diminuir o consumo e consequentemente a temperatura.

Postado

Entendi, eu monitorei isso pelo Afterburner da temperatura, eu não sou nenhum expert nisso mas consigo quebrar um galho, eu coloquei pras fans trabalharem em 100% ao chegarem em 80 graus como vou botar na print abaixo, mas pelo visto não diminuiu tanto como se eu tivesse retirado a tampa do gabinete....

Sobre o Undervolting, eu não entendo como faz mas ajudaria bastante? No caso, eu perderia muito desempenho ou coisa do tipo? Por que se for ajudar eu posso pensar em fazer e pesquisar sobre....

Postado

@FCordis 80ºC é absolutamente normal pra uma placa de vídeo, não vejo motivo de toda essa preocupação.
O problema no entanto não é a falta de fans, mas sim a falta de local pra entrada de ar no gabinete, a frente é muito restritiva e atrapalha bastante, fora a lateral de acrílico. Esses gabinetes são bonitos, mas no quesito refrigeração são bem ruins.

• Curtir 1
Postado

@NIGHT FALL A preocupação é mais por que eu não tinha um PC potente assim kkkkkkkk, e eu gosto de cuidar certinho pra que não tenha problema com o tempo, a preocupação mesmo foi só por que tava 80 graus e a lateral tava quente, achei que poderia dar algum problema... Eu escolhi o gabinete por que tinha bastante lugar pro ar sair e pra colocar fans, então pelo visto o próximo upgrade seria 2 fans em cima né?

Tem certeza que jogar a 80 graus não tem problema? Só por dúvida mesmo.

Postado

Então, 80 graus está dentro do aceitável. As placas de vídeo esquentam bastante devido o alto processamento gráfico. Mas, o que você puder fazer pra diminuir a temperatura, melhor, pois não só vai fazer sua placa durar mais, como diminui o seu consumo de energia. Outra dica que você pode tentar é ativar o vsync quando for jogar.

Postado

@Marcos.101 Ahh entendi, mas ai tipo... eu então to em dúvida entre deixar assim ou dar o Undervolting pra tentar diminuir um pouco a temp, pelo menos deixar uns 75 graus com o gabinete fechado envés de 80... é exagero e eu deixo assim mesmo ou faço? Por que realmente eu só to preocupado em dar algum tipo de problema, se não for dar e ficar de boas em 80/82 graus ai eu deixo assim mesmo e no futuro eu coloco duas fans pra ajudar na exaustão do ar.

Postado

@FCordis Mano, se for 80 grau usando 98%, 99% ou 100% dela, é bem de boas, tem que levar em consideração o tempo de uso também, mas se estiver jogando por mais de uma hora usando a gpu toda, 80 graus pra uma rtx não é motivo de tamanha preocupação, você nn vai perder vida útil dela usando nessa temperatura, o afterburner deixa mexer na velocidade das fans dela personalizando elas, eu tenho uma 1660 oc (ela esquenta menos que a sua mas mesmo assim serve de referência) eu personalizei os fans e a placa abaixo 4 graus, vou deixar um print aqui da personalização que eu fiz na minha, vê se ajuda na sua:

Desktop_Screenshot_2020_08.27_-_14_15_05_65.png

Postado

@Gabriel G Lopes Fala mano! Então, tava 96% de uso em torno a 80/82 graus, eu só tava preocupado por que tipo, poderia ser o ar do Watercooler quente que tava piorando a situação ou sei lá, eu sou bem sistemático com essas coisas pra que não tenha nenhum problema futuro e tal, mas se for algo normal é capaz de eu deixar assim mesmo então.... as configs que eu deixei de fans são essas da print:

ventoinha afterburner.PNG

adicionado 0 minutos depois

Mas eu to baixando o Warzone vê se nele a temp tá igual, as vezes pode ser o Hunt:SD mesmo que fica assim...

Postado
21 minutos atrás, FCordis disse:

@NIGHT FALL A preocupação é mais por que eu não tinha um PC potente assim kkkkkkkk, e eu gosto de cuidar certinho pra que não tenha problema com o tempo, a preocupação mesmo foi só por que tava 80 graus e a lateral tava quente, achei que poderia dar algum problema...

Quanto menor a temperatura melhor, porém ainda está dentro da margem de segurança definida pela Nvidia que é de 88Cº.

23 minutos atrás, FCordis disse:

Eu escolhi o gabinete por que tinha bastante lugar pro ar sair e pra colocar fans, então pelo visto o próximo upgrade seria 2 fans em cima né?

O problema não é a saída de ar, é a entrada (Ao menos se o gabinete for o da imagem que colei abaixo), maior prova disso é a redução da temperatura ao remover a tampa lateral.

Se essa parte frontal for removível faça um teste, tira ela do gabinete (Mantendo as fans claro) use durante algumas horas e veja quanto a temperatura cai.

image.png.f5f7b66abd0f48c94460ff401bcd4b4a.png

Postado

@FCordis O Spec Delta é bem bom em Air Flow, seu problema deve ser apenas essa curva de fans errada, faça essa exata curva. 

Só deixe esses 2 pontos, pra remover os outros basta apertar no ponto e apertar em DELETE.

1652981386_curvafan.png.7f138cb2f3920e3bcbcfc3cc6af9f3c9.png

Postado

@FCordis Mano, namoral, minha recomendação é você não esquentar a cabeça com isso, esta em uma temperatura aceitável e o fluxo de ar no gabinete não parece estar ruim, se ficar se preocupando muito, vai acabar não conseguindo jogar em paz, se ainda esta te incomodando, abre a tampa do gabinete e seja feliz, já investiu até em water cooler, não vale a pena ficar se preocupando tanto assim...

adicionado 0 minutos depois

@FCordis falo por experiencia própria, já me preocupei mt com isso, hoje, jogo até sem os gráficos pra não ficar incomodando 

Postado

personaliza a curva da fan como o Felipe indicou que deve ajudar bastante. assistir este vídeo aqui vai te fazer entender o porquê e conta com ótimas outras dicas pra cuidar bem da placa, recomendo:

• 7 meses depois...
Postado

@NIGHT FALL depende se for um modelo da gigabyte a temperatura de 80 graus fica quente mesmo sem tampa no pc e no meu caso as fans ou ficam em 100 % com ruido muito forte, ou a 98 graus com as fans desligadas pois superaqueceu e o controle de temperatura travou.

• 1 ano depois...
Postado
Em 27/08/2020 às 14:01, NIGHT FALL disse:

@FCordis 80ºC é absolutamente normal pra uma placa de vídeo, não vejo motivo de toda essa preocupação.
O problema no entanto não é a falta de fans, mas sim a falta de local pra entrada de ar no gabinete, a frente é muito restritiva e atrapalha bastante, fora a lateral de acrílico. Esses gabinetes são bonitos, mas no quesito refrigeração são bem ruins.

Fiz esse teste e é exatamente isso que ele falou. Quanto mais entradas e saídas de ar para um gabinet, melhor.

Tenho um gabinete que tem abertura na frente, mas tem vidro na lateral. Resultado: a tampa esquenta ao ponto de queimar o dedo e o ar não circula

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!