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Amigos, cerca de alguns dias atrás, meu PC começou a demorar significativamente para desligar.

Antes, desligava em 5s. Depois, cerca de 2 minutos. O computador ligava 5x mais rápido do que desligava. 

Agora, o problema está pior, do nada o PC entra em "Loop infinito de desligamento". 

O que acham que pode ser? O computador liga normalmente e funciona normalmente, só na hora de desligar que fica de frescura...

Qualquer informação a mais, meu setup está na minha biografia.

Obrigado 🙂

adicionado 2 minutos depois

(Já verifiquei o sistema com o Hiren's BootCD, passei DISM, CHKDSK, verificação de bad block e antivírus Kaspersky) 

Postado

@rodrigo.dcvieira Não, não fiz. Vou fazer agora e dizer o resultado. No total são 6 HDs e o SSD. 

adicionado 9 minutos depois

@rodrigo.dcvieira Acabei de fazer. Desconectei todos os SATA, menos o do SSD. Aconteceu o mesmo...

Postado
Em 04/09/2020 às 21:59, Theodoro19 disse:

@rodrigo.dcvieira Não, não fiz. Vou fazer agora e dizer o resultado. No total são 6 HDs e o SSD. 

adicionado 9 minutos depois

@rodrigo.dcvieira Acabei de fazer. Desconectei todos os SATA, menos o do SSD. Aconteceu o mesmo...

 

veja como está os parametros s.m.a.r.t. desse ssd usando o crystal disk info

Postado

@rodrigo.dcvieira Segue os parâmetros pedidos

2015291418_Semttulo.thumb.png.8de1f5c416e21cdeb38d8b70c54f5a89.png

 

Fiz também com o HD Tune, segue foto:

image.thumb.png.f16b3030280412868dc718929872564a.png

 

Estranhamente, tudo aparenta estar ok...

Postado

@rodrigo.dcvieira Hoje tive o dia livre, então

 

1. Atualizei a BIOS na última versão

2. Confirmei boot e gerenciamento de energia na BIOS

3. Desinstalei meu antivírus

4. Desinstalei atualizações do Windows de 2 semanas

 

Fazendo tudo isso, apenas com o SSD conectado, não adiantou de nada. Só consigo pensar em um problema, bug do Windows. 

As vezes a Microsoft decepciona... Bom, vou esperar atualização do Windows, verificando toda hora. Obrigado 😊

  • Moderador
Postado
Em 06/09/2020 às 17:00, Theodoro19 disse:

@rodrigo.dcvieira Segue os parâmetros pedidos

2015291418_Semttulo.thumb.png.8de1f5c416e21cdeb38d8b70c54f5a89.png

"Vendor Specific" significa que o atributo não foi reconhecido pelo teste SMART desse software, pois é uma verificação que provavelmente apenas o software do fabricante irá identificar.

 

Baixe a ferramenta da WD para análise de SSDs e faça um teste extenso:

https://support.wdc.com/downloads.aspx?p=3&lang=bp

 

Veja se é informado algum erro e poste resultados.

 

E tente o seguinte também:

Iniciar > Escreva "msconfig" e tecle enter > Vá na guia Inicialização do Sistema > Marque a caixinha "inicialização segura" > Reinicie o computador para iniciar no modo de segurança. Veja se o problema persiste neste ambiente.

Postado
2 minutos atrás, GabrielLV disse:

Baixe a ferramenta da WD para análise de SSDs e faça um teste extenso:

https://support.wdc.com/downloads.aspx?p=3&lang=bp

Já estou baixando!

 

3 minutos atrás, GabrielLV disse:

E tente o seguinte também:

Iniciar > Escreva "msconfig" e tecle enter > Vá na guia Inicialização do Sistema > Marque a caixinha "inicialização segura" > Reinicie o computador para iniciar no modo de segurança. Veja se o problema persiste neste ambiente.

Só uma pergunta. Preciso reiniciar em modo de segurança, pra então reiniciar novamente dele? Se funcionar, como saber o que está ocaisonando?

 

Vou fazer o teste da WD primeiro, após postar os resultados farei isso, estando de olho no CDH pelo celular (já que modo de segurança não tem internet...

  • Moderador
Postado
6 minutos atrás, Theodoro19 disse:

Só uma pergunta. Preciso reiniciar em modo de segurança, pra então reiniciar novamente dele? Se funcionar, como saber o que está ocaisonando?

Você ativa o modo de segurança no msconfig e ele será inicializado na próxima vez que o computador ligar, o mesmo vale para quando você quer desativa-lo.

 

Se funcionar (isto é, o problema não acontecer no modo de segurança), isso indica que o problema muito provavelmente está sendo causado pelo software (S.O com problemas, drivers bugados, programas de terceiros bugados, etc).

 

Se não funcionar (ainda existindo a possibilidade de ser problema de software), já podemos considerar de fato um problema de hardware, e para ambos os casos, somente testando coisa por coisa 😕

  • Curtir 1
  • Moderador
Postado

Vou tentar lhe ajudar com algumas ideias.

 

1) Desative a inicialização rápida do Windows nas configuraçoes de energia.

 

2) entre em safe mode, va em executar e digite %temp% (limpe a pasta) depois temp (limpe a pasta) depois va na pasta do windows em Prefetch e apague tudo... reinicie

 

3) poste o log do sistema em visualizador de eventos do windows para que possamos ver.

 

4) se tem um HD sobrando, considere instalar o windows nele para verificar.

  • Curtir 1
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@GabrielLV Entendi! O teste avançado está quase terminando, logo logo posto os resultados!

6 minutos atrás, Mr. Caio Augusto disse:

1) Desative a inicialização rápida do Windows nas configuraçoes de energia.

Foi uma das primeiras coisas que fiz... Não deu certo...

7 minutos atrás, Mr. Caio Augusto disse:

2) entre em safe mode, va em executar e digite %temp% (limpe a pasta) depois temp (limpe a pasta) depois va na pasta do windows em Prefetch e apague tudo... reinicie

@GabrielLV  me sugeriu ativar o modo de segurança, irei fazê-lo logo logo. Quando entrar, vou aproveitar e fazer esses passos que sugeriu!

 

8 minutos atrás, Mr. Caio Augusto disse:

3) poste o log do sistema em visualizador de eventos do windows para que possamos ver.

Onde do visualizador de eventos consigo achar o log? Quando achar postarei sim!

 

9 minutos atrás, Mr. Caio Augusto disse:

4) se tem um HD sobrando, considere instalar o windows nele para verificar.

Um dos HDs internos da máquina está sem arquivos. Se nenhum dos passos anteriores surtir efeito, instalarei sim para fins de teste!

Postado
24 minutos atrás, GabrielLV disse:

Baixe a ferramenta da WD para análise de SSDs e faça um teste extenso:

https://support.wdc.com/downloads.aspx?p=3&lang=bp

 

Veja se é informado algum erro e poste resultados.

image.thumb.png.8c2fc25c03e72fac0b1c9b7280302f7b.png

Fiz o teste, parece estar tudo ok. (Sem querer abortei da primeira vez, dai fiz novamente kkkk)

 

27 minutos atrás, GabrielLV disse:

E tente o seguinte também:

Iniciar > Escreva "msconfig" e tecle enter > Vá na guia Inicialização do Sistema > Marque a caixinha "inicialização segura" > Reinicie o computador para iniciar no modo de segurança. Veja se o problema persiste neste ambiente.

 

14 minutos atrás, Mr. Caio Augusto disse:

2) entre em safe mode, va em executar e digite %temp% (limpe a pasta) depois temp (limpe a pasta) depois va na pasta do windows em Prefetch e apague tudo... reinicie

Farei esses passos agora

Postado

@Mr. Caio Augusto Verifiquei os eventos dos últimos dias, mas nada de desligamento...

image.thumb.png.0f4cf3d87c5801ba61730a36a7cfbdfa.png

adicionado 0 minutos depois

@Mr. Caio Augusto

1 minuto atrás, Mr. Caio Augusto disse:

em modo de segurança ele desliga/reinicia?

Vou ver agora

Postado
41 minutos atrás, Mr. Caio Augusto disse:

2) entre em safe mode, va em executar e digite %temp% (limpe a pasta) depois temp (limpe a pasta) depois va na pasta do windows em Prefetch e apague tudo... reinicie

@Mr. Caio Augusto @GabrielLV  Apaguei todos os arquivos sugeridos no modo de segurança e reiniciei. O sistema demorou cerca de 2 minutos para reiniciar, tempo alto para um SSD, mas reiniciou normalmente! Voltei para o modo de segurança, querem que faça algo antes de sair dele?

Postado
Em 04/09/2020 às 21:59, Theodoro19 disse:

@rodrigo.dcvieira Não, não fiz. Vou fazer agora e dizer o resultado. No total são 6 HDs e o SSD. 

adicionado 9 minutos depois

@rodrigo.dcvieira Acabei de fazer. Desconectei todos os SATA, menos o do SSD. Aconteceu o mesmo...

Faça logoff primeiro, e depois desligue, para ver se ele desliga normalmente.

Postado
agora, Wal SJC disse:

Faça logoff primeiro, e depois desligue, para ver se ele desliga normalmente.

Obrigado pela dica! Quando estiver fora do modo de segurança, irei testar sua dica!

Postado

@Mr. Caio Augusto Ok. Estou tirando o PC do modo de segurança, quando ele ligar te mando sim!

@Mr. Caio Augusto Não estou achando os arquivos... Eles estão no C:\Windows certo??

image.thumb.png.a5bbd67e127e164b356ba3b7e3464470.png

26 minutos atrás, Wal SJC disse:

Faça logoff primeiro, e depois desligue, para ver se ele desliga normalmente.

@Wal SJC Vou testar sua dica enquanto aguardo resposta do @Mr. Caio Augusto

adicionado 14 minutos depois

@Wal SJC O logoff demorou menos de 2s. Porém desligando do campo de senha dá no mesmo, entre 1min e meio e 2min esperando... 

(Pelo menos depois de apagar os arquivos temporários o PC desliga, antes nem isso fazia kkk)

adicionado 21 minutos depois
38 minutos atrás, Mr. Caio Augusto disse:

veja se tem os arquivos na pasta windows chamado:

 

MEMORYDUMP e MINIDUMP. poste aqui que irei analisar com o WINDBG

não há nada dentro da pasta Windows chamado memorydump. Já minidump achei uma pasta, mas está vazia😯

  • Moderador
Postado
20 minutos atrás, Theodoro19 disse:

@Mr. Caio Augusto Ok. Estou tirando o PC do modo de segurança, quando ele ligar te mando sim!

@Mr. Caio Augusto Não estou achando os arquivos... Eles estão no C:\Windows certo??

image.thumb.png.a5bbd67e127e164b356ba3b7e3464470.png

@Wal SJC Vou testar sua dica enquanto aguardo resposta do @Mr. Caio Augusto

adicionado 14 minutos depois

@Wal SJC O logoff demorou menos de 2s. Porém desligando do campo de senha dá no mesmo, entre 1min e meio e 2min esperando... 

(Pelo menos depois de apagar os arquivos temporários o PC desliga, antes nem isso fazia kkk)

 

Se apagou os arquivos temporarios e o windows agora desliga, bem provavelm que seja software mesmo.

 

Sim estes arquivos ficam na pasta do windows, Mas pode ser que não tenha eles.

 

Atualize o chipset

 

https://www.amd.com/pt/support/chipsets/amd-socket-am4/b450

 

Postado
1 minuto atrás, Mr. Caio Augusto disse:

Ok, é pra já!

adicionado 2 minutos depois

Quando abri o instalador, abriu além dele essa janela:

image.thumb.png.e089ba1745b55b7ad6f8752596f68e5a.png

Devo ficar preocupado ou posso proseguir com a instalação normalmente?

adicionado 3 minutos depois

image.thumb.png.f492aa4a0dfc02f5e596f9a69eb489d6.png

Vou prosseguir. Está instalando normalmente!

adicionado 5 minutos depois

@Mr. Caio Augusto  Terminou de instalar. antes de reiniciar vou deixar o log de instalação aqui, caso ajude em algo

AMD_Chipset_IODrivers.log

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