Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Boa tarde galera, sou meio novato nessas coisas então vim perguntar pra vocês. Meu fan que funcionava como exaustor (ficava na parte traseira em cima da mobo) parou de funcionar, pois ele é um meio genérico. Ele era o unico fan no meu pc, e agora pesquisando melhor sobre isso, me veio dúvidas de quantos fans é bom eu ter, e quais fans comprar. Meu setup:

Asus PRIME a320m-k 

16gb x 1 ddr4 (crucial ballistix)

Ryzen 5 1600

Placa de vídeo 1060 gtx galax

Não faço overclock em nada, porém uso bastante o pc para jogar

O problema é que minha placa-mãe só suporta 1 fan extra (só tem uma entrada de quatro pinos) e eu não sei como conectar direto na fonte. Se puderem me recomendar alguns ventiladores, a posição que eles devem ficar e como conectar ,agradeço muito

Postado
2 minutos atrás, Yan_ disse:

@Gustavo SLu 1 - a entrada para fan na placa-mãe você conecta com uma controladora de fans

2 - você liga na fonte a controladora

@Yan_ não entendi, o que é controladora? não tenho isso e se você pudesse me passar um exemplo ou link ficaria muito grato

2 minutos atrás, Kenz disse:

@Gustavo SLu A fan vem com molex? se vier tem como conectar na fonte via molex

@Kenz Não comprei nenhuma fan ainda, estou pedindo recomendações para vocês

Postado

@Gustavo SLu cara controladora de fan e tipo um dispositivo que você conecta direto na placa-mãe para controlar os diversos fans do gabinete

os meu são conectados via molex, que estão na fonte e apenas 1 que conecto na placa-mãe

eu não gosto muito dos controlados porque a maioria que vi estavam caros

aqui uma ilustração de um cabo molex:

molex.jpg

• Amei 1
Postado

@Gustavo SLu Você pode comprar um fan com molex macho/fêmea e um conector de 3 pinos(para mobo), ou comprar um hub e ligar os fans direto no hub.

Minha recomendação é o hub, assim você pode ligar mais fans, calma que vou explicar tudo.

O fan vem com um conector desse:

d8a6a9ceef5cac90ba0b77fb65a19648

Se atente apenas ao conector maior, ignore a ponta amarela, faça de conta que ali é o cooler.

Se o fan tiver esse conector maior você pode ligar direto na fonte.

Na opção do hub você compra um desse:

https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1602955998-1-a-10-4-pinos-pwm-cooler-fan-hub-divisor-extenso-pc-veloc-_JM?matt_tool=90090532&matt_word=&gclid=Cj0KCQjw7sz6BRDYARIsAPHzrNL9NkIbWUY2gpweNsdBj26RPhYDXmqnpj6L5-6Sdp6CE_iVVlv7AeAaApZ9EALw_wcB

Link de exemplo, fique a vontade para comprar em outras lojas ou o preço que for melhor.

Esse hub você liga os fans, conectando os 3 ou 4 pins do fan, o mesmo que liga na placa-mãe.

Junto com o hub vem um cabo que você liga na mobo para todos os fans terem a mesma velocidade.

A alimentação vem direto da fonte.

adicionado 0 minutos depois

A quantidade de fan varia do seu gabinete.

Recomendo 2 na frente jogando ar para dentro.

E 1 atrás e todo tirando ar quente.

• Amei 1
Postado

@Elder Nauvirth Oi, obrigado por responder aqui. Acho que agora entendi melhor mesmo. Meu gabinete é um Aerocool 500 midtower preto, eu vi em outro tópico um cara recomendando 5 fans, porém acho que 3 da conta do recado, visto que por 3 anos meu pc ficou tranquilo com 2 coolers, um traseiro tirando o ar para a fora, e o que fica em cima do processador. Você poderia me recomendar 3 fans (2 na frente puxando o ar e 1 atrás tirando o ar) para eu fazer isso?

• Solução
Postado

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!