Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Boa tarde galera, sou meio novato nessas coisas então vim perguntar pra vocês. Meu fan que funcionava como exaustor (ficava na parte traseira em cima da mobo) parou de funcionar, pois ele é um meio genérico. Ele era o unico fan no meu pc, e agora pesquisando melhor sobre isso, me veio dúvidas de quantos fans é bom eu ter, e quais fans comprar. Meu setup:

Asus PRIME a320m-k 

16gb x 1 ddr4 (crucial ballistix)

Ryzen 5 1600

Placa de vídeo 1060 gtx galax

Não faço overclock em nada, porém uso bastante o pc para jogar

O problema é que minha placa-mãe só suporta 1 fan extra (só tem uma entrada de quatro pinos) e eu não sei como conectar direto na fonte. Se puderem me recomendar alguns ventiladores, a posição que eles devem ficar e como conectar ,agradeço muito

Postado
2 minutos atrás, Yan_ disse:

@Gustavo SLu 1 - a entrada para fan na placa-mãe você conecta com uma controladora de fans

2 - você liga na fonte a controladora

@Yan_ não entendi, o que é controladora? não tenho isso e se você pudesse me passar um exemplo ou link ficaria muito grato

2 minutos atrás, Kenz disse:

@Gustavo SLu A fan vem com molex? se vier tem como conectar na fonte via molex

@Kenz Não comprei nenhuma fan ainda, estou pedindo recomendações para vocês

Postado

@Gustavo SLu cara controladora de fan e tipo um dispositivo que você conecta direto na placa-mãe para controlar os diversos fans do gabinete

os meu são conectados via molex, que estão na fonte e apenas 1 que conecto na placa-mãe

eu não gosto muito dos controlados porque a maioria que vi estavam caros

aqui uma ilustração de um cabo molex:

molex.jpg

• Amei 1
Postado

@Gustavo SLu Você pode comprar um fan com molex macho/fêmea e um conector de 3 pinos(para mobo), ou comprar um hub e ligar os fans direto no hub.

Minha recomendação é o hub, assim você pode ligar mais fans, calma que vou explicar tudo.

O fan vem com um conector desse:

d8a6a9ceef5cac90ba0b77fb65a19648