Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Pessoal, comprei recentemente uma Galax GTX1660S 6GB OC DDR6 1Click-OC (60SRL7DSY91S), e queria saber se em configurações padrões dela (no XTreme Tuner Plus), ela não liga as fãns ABAIXO de 60ºC mesmo...

Se sim. Seria bom eu usar o MSI ou outro programa para deixar ao menos uma rotação baixa entre 40 e 60ºC?

Postado

@Yan_ Obrigado brother, como sou novo e nunca tive uma placa deste nível, realmente não sabia se era normal ou não kkk...qual software tu usa para configurar a curva? E quanto você colocou nas outras temperaturas?

Postado
3 minutos atrás, ÉderRibeiro disse:

qual software tu usa para configurar a curva

MSI Afterburner

3 minutos atrás, ÉderRibeiro disse:

E quanto você colocou nas outras temperaturas?

primeiro ponto: 40 graus em 20%

Segundo ponto: 50 graus em 35%

terceiro ponto: 65 graus em 50%

quarto ponto 70 graus em 70%

quinto ponto: 75 graus em 100%

Postado

@Yan_ Top! Tentei repetir sua config.

Mas parece que o MSI não respeitou...tentei deixar a primeira curva (primeiro ponto) em 20% para 40ºC mas abaixo disso ela não ficou desligada, ficou rodando mesmo em idle (em uma rotação de uns 33%) ;/

WhatsApp Image 2020-09-07 at 11.38.46.jpeg

Postado

@ÉderRibeiro Deixa no automático os fans amigo... essas placas novas são bem "espertas", pode ter certeza que se esquentar muito ela vai dar um jeito de subir os fans pra normalizar rapidamente a situação. Besteira ficar criando perfil de fan... placa moderna não tem necessidade, só se você está "obcecado" por manter a placa FRIA, só vai desgastar os fans, acumular poeira, etc.... mas aí é com você.

Postado

@Simforoso Pode crer, é que tipo, tenho 16GB de Ram e um Ryzen5 3500, aí no LOL mesmo com tudo no muito alto de gráficos ela não passa de 50....54ºC (isso quando tá calor a temperatura ambiente kk), aí ela nem liga e eu fico tipo...nossa, suave mesmo então não ligar em nenhuma % as fãns abaixo de 60ºC.....?!

Postado

@ÉderRibeiro Tranquilo, deixo automático minha RTX 2070 e irei deixar automático também a futura RTX 3080. Pode ficar sossegado que o projeto dessas placas de renome como a Galax são muito bem pensados e feitos para instalar e jogar, sem ficar enchendo a cabeça com o que não precisa.

Postado

@ÉderRibeiro É isso aí cara, deixa no automático tudo, desliga o afterburner (caso fique monitorando uso de GPU, FPS, etc) e vai se divertir!

Postado

@ÉderRibeiro A configuração de fans automatica geralmente deixa a placa fritar até temperaturas mais altas, não é um cenario legal para evitar problemas na solda BGA. E essa configuração ta toda torta, se quiser aumentar o tempo de vida util da sua GPU, faça a seguinte curva, deixe apenas os 2 pontos. Para remover os outros pontos, click no ponto e aperte em DELETE.

548843569_curvafan.png.4acebc43c3b8950b4e8ebaf7fb4b7c60.png

• Curtir 1
Postado

@Felipe Barbosa Melo mano perdão a pergunta de leigo mas segundo o que você mesmo falou, qual o sentido de meter as fãns desligadas até 50ºC da placa e ligar logo até 100% a partir dos 75ºC AO INVÉS de colocar pontos de X velocidades para X temperaturas crescentes da forma que eu fiz e tu falou que tá toda torta? (Juro que é farpando, realmente não entendi nadinha da sua dica, sou novo nisso de curva de fãns, nunca tive uma placa legal assim, minha melhor até hoje era uma 1050 de 2GB da galax que nem de fonte precisava kkk)

Postado

@ÉderRibeiro Tudo bem kkkkk, irei explicar.

6 minutos atrás, ÉderRibeiro disse:

qual o sentido de meter as fãns desligadas até 50ºC da placa e ligar logo até 100% a partir dos 75ºC AO INVÉS de colocar pontos de X velocidades para X temperaturas crescentes da forma que eu fiz e tu falou que tá toda torta?

Olhe novamente o gráfico, a curva de fans continua indo de maneira crescente. Em 60 graus estará em 40%, 70 graus 80%..

O sentido de manter os fans desligados até 50 graus: É justamente para evitar grandes variações termicas, tenha em mente que o que irá reduzir a vida util da sua placa são as variações térmicas. Nesse caso iria sair de 50~75 graus. Que é uma variação termica baixa comparado a 30~80 graus como a curva de fans padrão faz. Essa temperatura de 50 graus não é nociva.

A solda BGA, ela dilata e contrai de acordo com a temperatura, evitando uma variação termica muito alta, a tendencia é ela durar mais sem dar fissuras na solda, que custa bem caro pra reballar.

Ligar o fan abaixo de 50 graus, é apenas desnecessario.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...