Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Oioi lendas do hardware, tudo bem?

Eu ando pesquisando BASTANTE sobre peças custo benefício para a montagem do meu futuro pc. Ja tenho tudo montado na minha cabeça, porém, em algumas pesquisas, eu li que, o Ryzen 5 3400g + alguma placa com o chipset B450, ocorriam problemas de instabilidade extrema, tanto em temperatura da CPU, em desempenho geral da maquina e até mesmo em uso do HD. Queria saber quais são as recomendações de vocês em relação à isso. Ps: eu queria ir com o Ryzen 5 3400g porque acho que ele será perfeito pra mim.

Ps 2: Quais fontes vocês me recomendam para esse setup, sabendo que eu não pretendo fazer OC, mas que, pode acontecer de, no futuro, que eu ponha uma gpu (mas beeem no futuro mesmo.)

Não queria gastar mais de 600 reais, se fosse necessária a mudança de placa-mãe. E em relação à fonte, não queria gastar mais de 350~400 reais. Agradeço desde já!

• Membro VIP
Postado

Primeiramente, onde leu instabilidade das B450 com o 3400G e o que o HD tem a ver com isso? Não fiquei sabendo de nada sobre, inclusive se alguém mais tiver um relato em relação a isso ficaria muito feliz em ouvir. Já montei computadores de clientes e até da minha namorada com B450M Steel Legend e Ryzen 5 3400G (antigamente ela possuía um 2200G que também funcionou perfeitamente) e não consegui ver essa instabilidade. Sobre a fonte você pode pegar uma dessas que custam entre R$ 350 ~ R$ 450.

• PCYes Electro V2, 450W.
  • Deepcool DA500, 500W.
  • Corsair CV450, 450W.
  • Corsair VS450, 450W.
  • EVGA 450BR, 450W.
  • Pichau Nidus, 500W.
  • Cooler Master MWE, 450W.

Lembrando também que futuramente quando quiser usar uma GPU offboard, pegue acima de uma RX 580, pois abaixo disso seria o mesmo desempenho da sua Vega 11.

• Curtir 1
Postado

Bem vindo ao fórum :) 

Vamos lá o que eu reparei bastante aqui no fórum sobre os ryzen de 3ª geração é que eles esquentam mais que seus sucessores, então de cara já recomendo um bom air cooler pro seu CPU, sobre fonte para um futuro upgrade em GPU dei uma olhada na kabum e pichau e recomendo https://www.pichau.com.br/hardware/fonte-pichau-gaming-nidus-500w-bronze-80-plus-pg-5001-br

ela passa um pouco do seu orçamento mas foi o melhor que encontrei com a crise atual, sobre placa-mãe pelo o que acabei de pesquisar esse modelo da asus não tem dissipador nos VRMS, como é um CPU que esquenta mais o ideal seria um modelo com dissipador mas não acredito que isso seja um problema, já que você não pretende fazer over, agora instabilidade do HD com CPU pra mim confesso que é novidade. 

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado
5 minutos atrás, mateus FNB disse:

como é um CPU que esquenta

Sinceramente o 3400G não esquenta bastante, acho que você está confundindo com o 3600 (95W de TDP). O 3400G possui um TDP de 65W, fora que, apesar de levar o nome da 3ª geração (3400G) ele é de 2ª geração (a AMD fez uma bagunça quanto a isso, como o Ryzen 5 1600AF ser de 2ª geração, haha). Como eu tinha dito, 65W de TDP é ok pra uma B450, concordo que por ela não possuir dissipador no VRM atrapalha futuros upgrades, mas acredito fielmente que ela basta pra um 3400G.

• Curtir 3
Postado

@Ornitotheus Realmente troquei o 3600 pelo 3400G aqui, sobre o 1600AF eu sabia que ele é um 2600, agora sobre o 3400G ser de 2ª geração confesso que descobri algo novo, agora fiquei na duvida se realmente é necessário um bom air cooler.

• Curtir 2
  • Membro VIP
Postado

É um pouco estranho mesmo, pelo que eu li, por exemplo, quando fui comprar a minha B550 eu pensei em usar um Ryzen 5 3400G só pra testar minha mobo, e ele não é compatível, inclusive no site da AMD já deixa claro. O Peperaio disse também em reviews das B550 sobre (inclusive a B550-E ROG Strix funcionou os processadores das gerações antigas, porém a minha B550-F ROG STRIX não, infelizmente), os processadores 3XXXG não são de terceira geração e sim de segunda com vídeo integrado.

image.png.f6d42421511375622a4fd6539dc07df5.png

adicionado 8 minutos depois

Inclusive dá pra saber pela litografia @mateus FNB.

Ryzen 5 3600X é feito em 7nm, enquanto os 3400G são feitos em 12nm.
Link para ver a litografia do Ryzen 3600X aqui e do 3400G aqui, diretamente no site da AMD.

• Curtir 2
Postado

@mateus FNB Eu acredito que nem mesmo o 3600 precise de um outro cooler, além do que vem na caixa. Muita gente vem reclamar de temperatura, mas ai nem menciona todos os outros fatores que influenciam na temperatura, como o gabinete, temperatura ambiente e outros. O que não falta é ver gente comprando gabinete barato com a parte frontal de vidro toda fechada, porque "é bonito". Talvez essa minoria seja mais vocal, já que encontra mais problemas relacionados a temperatura.

Mas enfim, os processadores zen 2 tem picos momentâneos de temperatura mais altos, por causa de mudanças na arquitetura. De acordo com o que eu li, mudanças de temperatura de 10°, que sobem e descem rapidamente, em stock, são normais.

• Curtir 3
  • Membro VIP
Postado

É exatamente como o @Genérico man disse, há outros fatores que influenciam na temperatura. O pessoal sequer colocar um bom fluxo de ar no gabinete (já fechado na frontal), eles deixam apenas um exaustor na parte de trás RGB e tá "ótimo", sendo que o mínimo seria 3 na frente puxando o ar e 1 atrás ou no topo empurrando pra fora, aí é claro que bate 95ºC, e mesmo assim não faz diferença um 3600X trabalhar em 60°C ou 80°C, tendo em vista que se isso incomoda há opções de coolers bons por menos de R$ 150, como o GAMMAXX 400.

• Curtir 3
Postado
Em 09/09/2020 às 08:04, Ornitotheus disse:

Primeiramente, onde leu instabilidade das B450 com o 3400G e o que o HD tem a ver com isso? Não fiquei sabendo de nada sobre, inclusive se alguém mais tiver um relato em relação a isso ficaria muito feliz em ouvir. Já montei computadores de clientes e até da minha namorada com B450M Steel Legend e Ryzen 5 3400G (antigamente ela possuía um 2200G que também funcionou perfeitamente) e não consegui ver essa instabilidade. Sobre a fonte você pode pegar uma dessas que custam entre R$ 350 ~ R$ 450.

• PCYes Electro V2, 450W.
  • Deepcool DA500, 500W.
  • Corsair CV450, 450W.
  • Corsair VS450, 450W.
  • EVGA 450BR, 450W.
  • Pichau Nidus, 500W.
  • Cooler Master MWE, 450W.

Lembrando também que futuramente quando quiser usar uma GPU offboard, pegue acima de uma RX 580, pois abaixo disso seria o mesmo desempenho da sua Vega 11.

Oi, obrigado pela atenção. Sobre os tópicos, eu li aqui no Clube do Hardware e no forum da adrenaline, mas como eram antigos, não sabia se eu poderia levá-los em consideração. Eu também n entendi a relação do cpu com o hd à 100% kkkkkkk. Em relação as recomendações de fonte, certamente eu vou considerar comprar alguma delas. Sobre o que falaram de por um cooler externo, tava pensando em um T20 ou um Hyper H411R, ambos da Cooler Master. Vocês acham melhor que ao invés de eu comprar desse link da pichau (https://www.pichau.com.br/catalog/product/view/id/13625/s/pichau-kit-upgrade-amd-ryzen-5-3400g-asus-prime-b450m-gaming-br/?gclid=CjwKCAjwnef6BRAgEiwAgv8mQdsemZCb-1eq4l4ySL73hkrnGRClOO9ICRxCo7LnnhrB2bExFMO8thoCFNwQAvD_BwE&__cf_chl_jschl_tk__=38d37e96ff146079e216a88ddd0e1e7d25e5ddc9-1599773234-0-ASzhvybzBMsOSDZRjySObevBRL7jnJUTzfekWXqmSAV-131MNJ6Z564cgui0X2SkjqwoXXeSdBzllbTKp1iLcBq7Nqt9NGchUrGAhbaHvOCgxda6zVZveer38WyZEJWXQldwPwqfB5a0ilt93U_8EkHV6Be1xMFyQcKOSsAs3LQJBO4srbnvgB9QK4dyQVCJ6Uv4Oba2U8u3hKz8r0TqHMQN0stb_sNUvJPP7sOFMQoGpAuSiDxaRfpOo1QiBt4ynWnWF__pvXmFtjj1PoZ0LwXw26ATmQiJBZpy_ErrsP2RsB25lRXyVWp7JC29gGx5VdeDUDhvPlVDaywpH0HnfJvgtzxUVcjibZKwzi0gzVZue_blHXx0YYBTbKu4NKd5Pumq-_teEQ28RRlnzBzke2YM8XIi5UokG7NAqa7_ErQ2nfKALTUbq1NZwNaafJi1ngRRuetosJHy_doJv9AuAZPZhnD1iGworjrfp6jtpG3Z3qksYHdIWcCluaN7EGiNgtkCPV7GUze3gSdZjCrb8sg), se seria melhor eu comprar o processador separado, e comprar uma placa-mãe desse mesmo chipset, só que com dissipadores nos VRMs, tipo a da MSI, ou outras marcas. Agradeço desde ja :).

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!