Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Organizando meu guarda-roupa, encontrei um mini motor e queria ligá-lo na tomada pra ver se está funcionando. Ele aparenta ser de um Mini Ventilador do modelo VM20-02 (Estava junto a carcaça desse mini ventilador), e tem 3 fios, branco, preto e vermelho, e não sei como ligá-lo na tomada para testar. Sou muito iniciante eletrônica, então peço desculpas se faltar muita informação.

Postado

Ele aparenta ser ligado direto na tomada, relaxa, não vou testar kkkk

adicionado 13 minutos depois

Acho que pra editar e adicionar um anexo na primeira postagem precisa de autorização de um moderador, vou anexar nessa mensagem aqui

motor.jpg

Postado

É um motor tipo espira de sombra, ele pode ser ligado diretamente à tomada, mas tem que saber qual é o fio correto pra não queimar. 

Existem duas possibilidades, ele pode ter duas velocidades ou pode ter duas tensões de entrada (127/220V). 

• Membro VIP
Postado

Ligue em 127Vac e em série com alguma coisa tipo uma lâmpada incandescente (se tiver) mas não sem antes medir as resistências com multímetro (se tiver) e nos falar.

2 horas atrás, Renato.88 disse:

saber qual é o fio correto

Postado

Boa tarde, obrigado pelas respostas, eu não tenho a lâmpada incandescente nem o multímetro, e ele parece ter sim duas velocidades, na carcaça tem um ajuste(estilo selecionar a velocidade de um liquidificador), teria como eu medir sem um desses utensílios? (Vou tentando achar o multímetro aqui na minha cidade enquanto isso).

Postado

Já comprei motores assim. Eles eram 110V ou 220V. Era sempre ligado só 2 fios. Uma combinação para 110V e outra para 220V.

Mas não lembro como ligar. Se na tu região for 110V pode ligar sem medo, no máximo vai girar muito lento e aí tu precisa ligar diferente (pois tu ligou do jeito que é 220V e dai vai trabalhar na metade da velocidade.

Se tua região a luz for 220V aí complica. Se ligar errado queima na hora. Se não me falha a memória, se tu tiver um multímetro é só testar a resistência entre os fios, a maior é o jeito de ligar 220V. (Eu sou de região 220V, se não me falha a memória liguei o vermelho e preto, mas eu não arriscaria)

adicionado 14 minutos depois

Outra solução, via google e paciência, é colocar ventilador de geladeira na busca de imagens e achar um igual. Entra na página que vai ter a descrição de como ligar em cada tensão

• Curtir 1
  • Obrigado 1
Postado
1 hora atrás, Matheus Saad disse:

Boa tarde, obrigado pelas respostas, eu não tenho a lâmpada incandescente nem o multímetro, e ele parece ter sim duas velocidades, na carcaça tem um ajuste(estilo selecionar a velocidade de um liquidificador), teria como eu medir sem um desses utensílios? (Vou tentando achar o multímetro aqui na minha cidade enquanto isso).

Se ainda tem o botão, talvez ainda tenha um toquinho de fio que foi cortado, aí dá pra saber qual é. 

• Obrigado 1
Postado

Ok, conectei ele na tomada 110, achei um arranjo que funciona devagar e outro que funciona rápido, o motor é 220, eu devo conectá-lo em qual arranjo? (Pelo que eu entendi nas respostas que vocês deram, eu devo conectar na tomada 220 no mesmo arranjo em que na 110 funcinou devagar, certo?)

adicionado 1 minuto depois

PS: Comprei um multímetro, chega daqui alguns minutos(disseram que daqui 40 min)

Postado

Eu medi as diferenças de resistências entre os fios, e esses foram os resultados:
Preto - Vermelho: 550Ohm
Preto - Branco: 550Ohm
Branco - Vermelho: Variando entre 50 e 700 Ohm (???)
O multímetro que comprei é de bem baixa qualidade(o orçamento tá curto), talvez os resultados estejam bem imprecisos, mas acho que já é o suficiente pra deduzir o que está acontecendo

• Membro VIP
Postado
1 hora atrás, Matheus Saad disse:

Preto - Vermelho: 550Ohm
Preto - Branco: 550Ohm
Branco - Vermelho: Variando entre 50 e 700 Ohm (???)

Insuficiente. Meça de novo. Tenta outra escala. Sem pressa, sem tremer.

Postado
15 horas atrás, Matheus Saad disse:

Ok, conectei ele na tomada 110, achei um arranjo que funciona devagar e outro que funciona rápido, o motor é 220, eu devo conectá-lo em qual arranjo? (Pelo que eu entendi nas respostas que vocês deram, eu devo conectar na tomada 220 no mesmo arranjo em que na 110 funcinou devagar, certo?)

adicionado 1 minuto depois

PS: Comprei um multímetro, chega daqui alguns minutos(disseram que daqui 40 min)

O jeito que gira devagar seria para ligar em 220V. O Jeito que gira rápido é para ligar em 110.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!