Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Olá pessoal.

O output no Linux me mostra a seguinte informação:

Graphics:
  Device-1: AMD Sumo [Radeon HD 6520G] vendor: ASUSTeK driver: radeon 
  v: kernel bus ID: 00:01.0 chip ID: 1002:9647 
  Device-2: AMD Whistler [Radeon HD 6630M/6650M/6750M/7670M/7690M] 
  vendor: ASUSTeK driver: radeon v: kernel bus ID: 01:00.0 chip ID: 1002:6741

Porque ele mostra duas AMD? O que isso significa? Alguma delas é dedicada?

PS - meu note é um n53ta da ASUS

Postado

A HD6520G é uma placa de vídeo dedicada que usa memória compartilhada (RAM). Ela tem capacidade de fazer hybrid crossfire com a APU, melhorando um pouco o desempenho (não espere milagres).  Então, respondendo as perguntas, sim, você tem dois GPUs no seu note; significa que tem mais drivers para instalar e a 6520 é dedicada porém sem memória própria, usando a RAM para emular VRAM. 

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado

@user3681 Tudo bem jovem?

47 minutos atrás, user3681 disse:

Porque ele mostra duas AMD?

A HD 6520G é um "vídeo onboard" que está junto ao seu processador, a HD 6630M é uma placa de vídeo dedicada.

47 minutos atrás, user3681 disse:

O que isso significa?

As duas estão listadas, pois em notebooks com placa de vídeo dedicada, quando não há necessidade de grande processamento gráfico, ele utiliza o vídeo onboard, quando um aplicativo precisa de mais potência gráfica ele "chaveia" para utilizar a placa de vídeo dedicada ou unir as duas como mencionou o amigo @Kleber Peters . Esse processo é automático, mas pode ser configurado manualmente através dos drivers da placa de vídeo. 

Até!

• Curtir 1
Postado

@GusGraf @Kleber Peters muito obrigado pelos esclarecimentos!

5 horas atrás, GusGraf disse:

quando um aplicativo precisa de mais potência gráfica ele "chaveia" para utilizar a placa de vídeo dedicada ou unir as duas

Este procedimento também acontece quando eu conecto um monitor via hdmi ao notebook?

Postado
12 horas atrás, user3681 disse:

Este procedimento também acontece quando eu conecto um monitor via hdmi ao notebook?

Não necessariamente. Está mais relacionado a uma maior necessidade de processamento do que a mídia de saída do sinal.

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!