Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

é normal essas temperaturas no ryzen 7 3800x?


Ir à solução Resolvido por Henrique PP,

Posts recomendados

Meu setup:

Processador: ryzen 7 3800x

Placa-mãe: asrock b450 steel legends atx

fonte: thermaltake 600w

Cooler: Water Cooler Cooler Master Masterliquid ML240L V2, RGB 240mm

Gpu:rtx2060 super colorful

gabinete:Gabinete Gamer DeepCool Macube 310, Mid Tower
tenho três fans um frontal, um superior e um traseiro

 

Idle: 48-58 C

full load: 70-85

Sem título.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Igor Pasqualino É uma tempertura normal, porém ao meu ver é bem alta pra quem usa processador com Water cooler de 240mm, principalmente se você usa em stock (Se for em over clock é até compreensível).

O problema ao meu ver é do gabinete que mais parece uma estufa.

(Já perdi a conta de quantas vezes comento isso aqui no fórum) 

Lateral de acrílico, painel frontal excessivamente restritivo, o ar basicamente não entra, como quem faz a troca de calor é justamente o ar, sem ar = sem refrigeração.

Tem testes desse modelo segurando Core i9 em temperaturas mais amenas (Claro, existem outros atenuantes).

Faça um teste simples, remova a parte da frente do gabinete , use a máquina por algumas horas e veja se as temperaturas diminuem.
 

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Solução

@Igor Pasqualino Qual pasta térmica utilizada?

 

As que vem com o Cooler são em média de 8 W/m.k.

Achei sim um pouco alto para um water cooler.

 

Se usou pasta térmica ruim então compre uma boa de 11W/m.k

https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1112343098-pasta-termica-master-gel-maker-mgz-ndsg-n15m-r1-_JM

 

Verifique também a pressão entre o cooler e o processador e verifique se a bomba do water cooler está a funcionar. Se o radiador estiver frio então bomba está ruim ou mal alimentada, nesse caso conecte a bomba do water cooler direto na fonte de alimentação assim ele fica a 100% o tempo todo.

adicionado 1 minuto depois

OBS: Cuidado pressão demais entre o cooler e o processador estraga o processador ou o socket e de menos provoca temperatura alta.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@NIGHT FALL Realmente ficou 9-10 °C a menos, eu consegue dar uma mexida na bios e coloquei em performance as fans e bomba que também baixaram 7-8 °C mesmo sem a remoção da parte da frente do gabinete, obrigado pelas dica da tampa.

Com a tampa frontal e com o preset performance 74-75 °C

1242891116_Semttulo.thumb.png.7e7c5d033d4b0680c5014b8e0aa4ecdb.png

Sem a tampa frontal e com o preset performance 78-79 °C :   1064786981_Semttulo.thumb.png.5a17617819a4837996d276aa626279c4.png

adicionado 18 minutos depois

@Henrique PP eu apliquei a que veio junto do water cooler que uma MasterGel Pro, tanto a bomba como o radiador estão funcionando.

  

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Igor Pasqualino disse:

@NIGHT FALL Realmente ficou 9-10 °C a menos, eu consegue dar uma mexida na bios e coloquei em performance as fans e bomba que também baixaram 7-8 °C mesmo sem a remoção da parte da frente do gabinete, obrigado pelas dica da tampa.

Sem a tampa frontal e com o preset performance 74-75 °C

1242891116_Semttulo.thumb.png.7e7c5d033d4b0680c5014b8e0aa4ecdb.png

Com a tampa frontal e com o preset performance 78-79 °C :   1064786981_Semttulo.thumb.png.5a17617819a4837996d276aa626279c4.png

adicionado 18 minutos depois

@Henrique PP eu apliquei a que veio junto do water cooler que uma MasterGel Pro, tanto a bomba como o radiador estão funcionando.

  

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!