Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Especulações sobre desempenho da RDNA 2.0 e próxima geração de consoles


Posts recomendados

Eu estava pensando aqui sobre o possível desempenho da próxima geração, principalmente depois que anunciaram esse Xbox Series S com 4 TFLOPs e prometendo resolução 1440p e até 120 FPS. Primeiro vamos analisar o desempenho das placas RDNA 1.0 atuais, o modelo mais potente é a RX 5700 XT com 9.75 TFLOPs e com desempenho semelhante a uma RTX 2070 SUPER com 9 TFLOPs na arquitetura Turing. Se considerarmos que a RDNA 2.0 não ficará muito longe da RDNA 1.0 em questão de TFLOPs, um Xbox Series X com 12 TFLOPs teria um desempenho semelhante a uma RTX 2080 SUPER com 11.15 TFLOPs. Se considerarmos uma certa otimização, já daria pra colocar ele no nível de uma RTX 2080 Ti (13.45 TFLOPs), o que seria também próximo ao nível da RTX 3070, e o console estaria custando o mesmo preço que a placa sozinha, um baita custo x benefício. Dessa forma fica até mais fácil acreditar na possibilidade de alguns dos primeiros jogos rodarem em 4K nativo a 60 FPS.

 

Agora se tratando do Xbox Seris S com 4 TFLOPs em RDNA 2.0, acho que dá pra se esperar que ele tenha no mínimo o desempenho do Xbox One X, com 6 TFLOPs em GCN 2.0. A placa que tem quase 6 TFLOPs na arquitetura GCN 2.0 é a R9 390X (6.2 TFLOPs), a RX 5500 XT com RDNA 1.0 e desempenho um pouco acima possui 5.2 TFLOPs, mas esse nível de desempenho não cumpriria a promessa de 1440p. Eu já vi num vídeo do Adrenaline, quando tentaram montar um PC com desempenho de Xbox One X, que foi dito que alguns desenvolvedores disseram que a GPU do Xbox One X tinha desempenho parecido com uma GTX 1070 (talvez por causa da otimização?) na época, que é bastante superior à R9 390X. Uma placa equivalente hoje seria a GTX 1660 Ti, mas não tem opção semelhante da AMD nem em RDNA 1.0 nem em GCN 2.0 para fazer uma comparação de TFLOPs. A AMD tem uma placa um pouco mais rápida que é a RX 5600 XT, que está quase no nível da GTX 1080. Inclusive essa placa foi usada no chute de um PC equivalente ao Series S em um vídeo recente do Adrenaline. Esse sim é um nível de desempenho que consegue entregar 1440p. Mas a RX 5600 XT tem 7.2 TFLOPS em RDNA 1.0, portanto se uma GPU de 4 TFLOPs em RDNA 2.0 consegue ter o  desempenho próximo a o de um modelo com 6~7 TFLOPs em RDNA 1.0, o que dá pra se esperar de uma GPU de 12 TFLOPs? Se for considerar isso, um Xbox Series X superaria facilmente o desempenho de uma RTX 3070, talvez chegar próximo ao nível de uma RTX 3080, custando o mesmo preço da RTX 3070, oferecendo uma CPU high-end e SSD de alta velocidade. Isso sim poderia "quebrar" os PCs nesse começo de geração.

 

Posso estar errado em algum ponto, e além disso, as GPUs dos consoles são customizadas, não quer dizer que as RNDA 2.0 no PC terão as mesmas tecnologias nem e nível de desempenho, mas alguma coisa aí em cima deve fazer sentido, e isso me deixa um pouco mais empolgado para ver o que a AMD estará trazendo. Até agora só deu o pessoal declarando a morte da AMD depois no anúncio das RTX 3000 com um salto considerável de desempenho, mas será que esse salto não foi justamente porque a própria NVIDIA viu que os consoles já estariam com um nível de desempenho bem elevado, e isso também representaria uma ameça no mercado de GPUs do PC? O que vocês acham que vem por aí?

 

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!