Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Lampada Wi-fi com interruptor comum


Rafael Merten

Posts recomendados

Tenho uma lampada inteligente (Wi-Fi) e ela esta ligada em um interruptor comum, o problema é que quando o interruptor esta desligado não consigo controlar a lampada, quero saber se existe alguma forma de usar em paralelo a lampada e o interruptor. Tenho um outro projeto com sonoff basic e interruptor comum para controlar uma fita de LED, eles funcionam da seguinte maneira, quando ligo pelo interruptor preciso desligar pelo interruptor e quando ligo pelo sonoff preciso desligar pelo sonoff. O diagrama que usei para esta instalação esta anexado.

DIAGRAMA SONOFF.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Um jeito que eu pensei seria puxar um fio fase até a lampada junto com o retorno do interruptor dai eu poderia ligar a lampada a qualquer momento pelo wifi porque sempre teria energia nela. porém isso anula o interruptor pois sempre tem energia na lampada portanto não tem como desligar ou ligar por ele. 

adicionado 3 minutos depois

@Thiago Miotto Você se refere a interruptores Smart? Tipo Sonoff TX. Acho que só daria se ele fizesse um paralelo virtual com a lampada, pois o principio dele acho que é o mesmo de um interruptor comum, interromper ou liberar energia.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 minutos atrás, Rafael Merten disse:

 

@Thiago Miotto Você se refere a interruptores Smart? Tipo Sonoff TX. Acho que só daria se ele fizesse um paralelo virtual com a lampada, pois o principio dele acho que é o mesmo de um interruptor comum, interromper ou liberar energia.

Exato. Tu teria que configurar rotina em algum app integrador. Essa lâmpada funciona por qual app?

 

 

5 minutos atrás, Rafael Merten disse:

Um jeito que eu pensei seria puxar um fio fase até a lampada junto com o retorno do interruptor dai eu poderia ligar a lampada a qualquer momento pelo wifi porque sempre teria energia nela. porém isso anula o interruptor pois sempre tem energia na lampada portanto não tem como desligar ou ligar por ele. 

 

 

Não recomendo. Os sonoff se perdem da rede com alguma frequência. Se tu liga e desliga ele (o que ocorre quando tu desliga no interruptor), eles se acham sozinhos. Mas se tu fizer isso, você terá que desenroscar a lâmpada e enroscar novamente

E por fim, eu recomendo sempre o sonoff mini, que tu fica com o interruptor e a lâmpada funcionando.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Thiago Miotto A lampada que eu tenho funciona no aplicativo Ewelink, estava vendo sobre paralelo virtual e acho que funcionaria com um sonoff basic ou o mini.

Muito obrigado pela ajuda.

adicionado 34 minutos depois

Achei uma forma que acho que vai funcionar, vou ligar um interruptor pulsador em um sonoff basic que tenho aqui para ele simular o apertar do botão do sonoff e dai fazer uma cena no Ewelink para quando apertar este botão ligar a lampada, a lampada vai estar ligada direto a rede sem interruptor físico. Deste modo consigo ligar a lampada pelo aplicativo ou por voz e no interruptor também de forma paralela.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Foi exatamente o que fiz 😁.

Dica: as lâmpadas que ele (o meu) controla estão longe e nunca sei se estão ligadas sem ser pelo app: coloque um led (+resistor 100k) na saída do sonoff

8 horas atrás, Rafael Merten disse:

ligar um interruptor pulsador em um sonoff basic que tenho aqui para ele simular o apertar do botão do sonoff

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

1ª mente você precisa saber qual fio - fase ou neutro - "interrompem" no seu interruptor. 2ª mente vai precisar saber qual é o lado do borne que "interrompe" no seu sonoff e... olha isso...

sonoff-interruptor-wifi-automacao-reside

1.jpg>1k.txt

No caso acima, perceba o fio amarelo interno no sonoff dando contato entre entrada e saída. Descubra-o com um multimetro na escala beep

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Sim precisa de ambos pra alimentar o sonoff: ele tem uma fontinha tipo carregador de celular.

2 horas atrás, Rafael Merten disse:

o sonoff não vai estar conectado na lampada.

como assim??

 

Afff.. vi agora que já tinhas o circuito... e olha que tá bem grande kk. mals...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Rafael Merten Boa noite, meu sonof é o de 4 vias pro, cada uma das 4 saidas dele são independentes e com rele comum, tendo tres conectores cada saida( comum, NO e NC). 

se eu precisasse dessa ligação que você citou usaria ele com uma tomada triway que funcionaria normalmente.

fiz um desenho digno de um grande premio de artes (kkkk) segue em anexo acho que dá pra entender... não sei se é o seu caso.sonoff.thumb.png.089fd590d06b364e773650427b0c4ac8.png

adicionado 3 minutos depois
8 horas atrás, Rafael Merten disse:

@if. Na verdade ta escrito no sonoff qual é o fase e qual é o neutro, mas mesmo assim preciso dos dois? Ou só o fase, porque na verdade o sonoff não vai estar conectado na lampada.

mande uma foto ou mais detalhes do seu modelo de sonof pra facilitar as ideias ok?

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!