Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Boa tarde, irei pegar mais um pente de 8, mas me veio uma dúvida, um Dual Channel de marcas diferentes mas com a mesma frequência muda alguma coisa?
Minha placa-mãe é uma A320M-K segurando um Ryzen 5 2600 e uma RX 570.

O pente que eu já tenho é uma DDR4 Crucial Ballistix Sport Lt, 8GB 3000MHz, que já está indisponível em um monte de loja. O pente que eu vou comprar é um da HyperX HyperX Fury, 4GB, 3000MHz, DDR4, CL15.
A latência dá que eu já tenho eu acredito que deva ser CL15 mas não tenho certeza, quem souber e entender mais sobre o assunto me tira essa dúvida por favor.
Vou perder desempenho fazendo Dual Channel desses dois módulos diferentes ou não?

• Membro VIP
Postado

Quando usamos duas memórias diferentes com frequências diferentes, ela tende a ser nivelada por baixo, um exemplo: se sua memória possui 8GB com 2400Mhz e você comprasse outra de 2666MHz, ambas trabalhariam em 2400Mhz, apenas isso.

• Obrigado 1
Postado

Para ativar o modo de Canal Duplo, basta que os módulos tenham a mesma capacidade. Precisam ser da mesma marca? Não. Precisam do mesmo CL? Não. Precisam da mesma frequência? Não.

Os chipsets atuais equalizam as diferenças de frequência e latência automaticamente. Claro que para a de menor desempenho, desacelerando a mais rápida.

Perde-se desempenho com isto? Claro! Mas, é tão insignificante que eu, você e 99,99% dos usuários nem percebem, principalmente no caso das latências, justamente por conta do aumento de desempenho proporcionado pela quantidade maior de RAM.

Perceba, colocar uma memo de 2133 com uma de 3000 vai dar diferença sensível. Mas, sendo as duas de 3000, pode usar sem problema. 

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...