Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Recomendação de fonte para RTX 3080


Aulendil

Posts recomendados

Originalmente, iria fazer esta pergunta por mensagem privada ao @faller, que é alguém em quem confio para assuntos do gênero desde a época do finado ForumPCs. Como não tenho permissão para tal, faço por aqui mesmo. O senso comum diria simplesmente "nem pensar, troque sua fonte"; mas como isso tem custos, nada tenho a perder e há uma mínima chance de que não precise fazê-lo, então aqui está.

 

Caso faça o upgrade da minha atual 980 Ti para uma GeForce 3080, com seus monstruosos 320W de TDP (e duvidosa eficiência energética), minha mera PSU Corsair RM550x ainda seria suficiente?

 

Minha configuração (fora minha atual 980 Ti), segundo o Outervision:

 

MoBo: MSI Gaming M7 AC x470

CPU: Ryzen 7 3700X (at stock)
Memory: Corsair 32Gb (4x8GB) DDR4 3200Mhz CL19
VGA: NVIDIA GeForce RTX 3080 (at stock)
SSD: 1 M.2 SSD Samsung 970 Evo Plus 1 Tb + 1 Sata SSD Samsung 840 Evo 256 Gb
Optical Drive: 1 x Blu-Ray Drive
Outros dispositivos: 1 x USB 3.0 Device 
Teclado: 1 x Standard Keyboard
Mouse: 1 x Gaming Mouse
Fan: 3 x 120mm

Monitor: LCD 37.5 inches (LG 38 GN 950


Computer Utilization: 8 horas por dia
Gaming / Heavy 3D Application Time: 4 horas por dia

 

Load Wattage: 562W
Recommended Wattage: 612W
Amperage: +3.3V: 9.5A / +5V: 11.2A / +12V: 39.5A
Recommended UPS Rating: 1200VA

 

 

Em teste recente do site TECHSPOT, com base num Ryzen 3950X, o sistema total puxou 523W de carga, conforme arquivo anexo, em contraste com os 562W informados pelo Outervision. Não que faça muita diferença, já que a margem é mínima. Não sei se faz diferença para cálculos, mas o monitor em si consome 70w.

 

E é isso. Infelizmente, comprei essa fonte subdimensionada por engano há algum tempo (deveria ter sido ao menos 650W), e agora me vejo na possibilidade de ser forçado a trocar. Ou ao menos esperar uma Radeon equivalente que consuma menos energia... 

 

A quem puder aconselhar, grato pelo auxílio!

 

 

Power.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

@Aulendil Como os colegas aí em cima disseram vai ficar bem no limite, usar até dá, mas bem no limite mesmo. Se puder, troque de fonte, uma boa fonte de 750W dá uma folga legal e como é uma placa high end, o ideal é uma fonte high end também, uma XPG Core Reactor cairia bem...

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...