Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Sugestões de upgrade para PC


Posts recomendados

Boa tarde caros amigos, sou um assíduo jogar de World of Warcraft e gostaria de atualizar meu pc para a chegada de Shadowlands. 

Minha atual situação é a seguinte: 

 

- Jogando WoW retail em certas áreas noto que tenho queda de fps de 60 para ~45, quando olho o uso do sistema o CPU está em 60% nos 4 núcleos e a VGA em 100% o tempo todo.

- Jogando WoW clássico tenho queda de fps na capital de 60 para ~40 e olhando no uso do sistema vejo que um único núcleo está em 100% o tempo todo porém a VGA está em 40%.

 

Gostaria de tentar resolver ambos os problemas, para isso acredito ter que atualizar o kit e vga. Segue abaixo o que possuo hoje:

 

cpu i5 4690k @ 4.2ghz (cooler hyper 212 dos primeiros, antes do EVO)

placa-mãe msi z97s sli krait edition

memórias mushkin 2x4gb ddr3

vga msi gtx960 2gb

ssd samsung 840 evo 240GB

fonte xfx 650w xxx

 

Minha ideia de atualização é a seguinte:

 

cpu ryzen 5 1600 af OU ryzen 5 3600

placa-mãe b450

memórias 2x8gb ddr4

vga rtx 2060 6gb

 

Tenho algumas dúvidas, por exemplo, se eu mudar meu monitor para 1440p vai aliviar meu uso de CPU e eu poderia trocar somente a placa de video? Talvez nesse caso pegar um WC e tentar puxar um pouco mais o over da cpu? Ele seguraria a rtx 2060?

Caso contrário, o 1600 af seria um bom upgrade ou devo ir direto no 3600?

Outra coisa, usando esta fonte há 10 anos, deveria pensar em trocá-la ou posso continuar usando tranquilamente?

 

Agradeço desde já pelas informações

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Zamasu Gattai Ryzen 5 1600af ou 5 3600 (o que couber no orçamento)

ab350m ds3h

2x8 gb de ram 3000mhz ou 3200mhz

gtx 1660 super ou a 2060 como você mencionou  (a que couber no orçamento)

hd de 1tb (você pode reaproveitar do seu)

ssd reaproveite o seu

fonte não conheço essa, o @WOZ Dods pode ajudar nessa ai...

gabinete é pessoal, mas procure um com fonte em baixo e frente em mesh (uma sugestão é um igual ao meu, aero one frost, muito bonito, preço bom e tem um ótimo air flow)

 

Monitore os preços na kabum, pichau e terabyte e tente intercalar a comora entre 2 lojas, normalmente sai mais em conta, ou até nas três dependendo do frete. Qualquer dúvida só falar.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Zamasu Gattai Entendo que queira fazer upgrade para ter o melhor que seu dinheiro pode comprar hoje, mas sua CPU atual ainda dá um gás se você investir bem em uma GPU de qualidade. Manter seu sistema atual e monitorar promoções, comprando o sistema novo quando os preços estiverem favoráveis, seria muito mais produtivo e econômico do que comprar tudo agora. Sua fonte segura a onda com qualquer configuração que você quisesse montar hoje, então pode ficar tranquilo. As dicas sobre gabinete do @Lucasinacior são muito lúcidas, mas se seu gabinete tiver pelo menos espaço para duas ventoinhas de intake e duas de outtake, não precisa preocupar com isso também por enquanto.

Resumindo, no seu lugar eu faria apenas o upgrade da GPU por enquanto, de preferência investindo na 3070 que está saindo esse mês. Se quiser algo mais modesto, pode bem investir numa 2060 (o que eu pessoalmente não faria, estou segurando meu upgrade até a 3060 sair). 

Vai de ti o que precisa agora, mas investir bem para mim é investir uma só vez pelo maior período possível. Nesse momento de transição de hardware, com a Nvidia e Radeon, bem como a AMD e Intel, prestes a lançar novos hardwares, acho jogar dinheiro fora.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Muito obrigado pelas respostas! 

 

Era exatamente isso que eu imaginava. Minha dúvida era quanto a esse processador dar muito gargalo numa suposta 2060 por exemplo. Mas seguindo essa orientação imagino um novo cenário:

 

- Fazer um up de cooler (este antigo hyper 212 não suporta amd4) para um WC que possa ser usado mais pra frente quando mudar para AMD e por enquanto puxar o OC um pouco mais pois o que me limita no momento é temperatura.

- Comprar uma 2060 (talvez super) na black friday ou quem saber esperar a 3060 se surgirem notícias de que ela virá num horizonte curto de tempo.

- Atualizar o monitor para um 1440p talvez? Acredito que WoW não se beneficie muito de 144hz, nem seja fácil de manter isso neste jogo tão pouco otimizado, mas enfim, se puderem dar uma sugestão neste sentido fico grato. Seria melhor 1440p ou ultrawide 1080p?

 

Quanto a fonte minha dúvida era mais quanto a longevidade dela, pois a mesma tem 10 anos. Espero que ela aguente mais um tempo.

 

Meu gabinete é um NZXT S340 com 4 fans, dois puxando na frente e 2 empurrando, 1 em cima e 1 atrás. Acho que não preciso mudar nada nele por enquanto.

 

Então, seguindo esta linha. Vocês recomendam algum water cooler em específico? E monitor?

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 horas atrás, Zamasu Gattai disse:

- Fazer um up de cooler (este antigo hyper 212 não suporta amd4) para um WC que possa ser usado mais pra frente quando mudar para AMD e por enquanto puxar o OC um pouco mais pois o que me limita no momento é temperatura.

A maioria das pessoas acham que WC tipo AIO arrefecem melhor que air coolers. A realidade é o oposto. Um AIO "decente" vai custar o dobro de um air cooler para ter o mesmo desempenho. Se quer investir bem, compre um Hyper 212 atual (salvo engano o antigo também é compatível com AM4 mesmo usando o kit de montagem original), ou um MA410P. Ambos, se equipados com uma ventoinha extra, terão desempenho suficiente para um OC razoável. Se for investir em WC, procure testes para comparar antes. No geral WCs ainda tem o problema de durabilidade, pois quando falha a bomba ou o líquido coagula, tem que ir para o lixo, e isso às vezes acontece antes de passar 3 anos de comprado.

5 horas atrás, Zamasu Gattai disse:

Comprar uma 2060 (talvez super) na black friday ou quem saber esperar a 3060 se surgirem notícias de que ela virá num horizonte curto de tempo.

Creio que a 3060 chegará esse ano ainda, e custará o mesmo que a 2060, oferecendo desempenho bem superior. Não compre agora se quiser aproveitar melhor seu investimento.

5 horas atrás, Zamasu Gattai disse:

Atualizar o monitor para um 1440p talvez? Acredito que WoW não se beneficie muito de 144hz, nem seja fácil de manter isso neste jogo tão pouco otimizado, mas enfim, se puderem dar uma sugestão neste sentido fico grato. Seria melhor 1440p ou ultrawide 1080p?

Cara, acho monitor uma coisa muito pessoal. Eu compraria hoje um 144 Hz só porque já são acessíveis, mas 2K e resoluções mais altas eu dispenso para monitores abaixo de 29". simplesmente não faz sentido reduzir meu desempenho nos jogos só para ter uma imagem teoricamente mais bonita. Na prática, um HD, um FHD e um 2K, todos de 27", lado a lado, simplesmente não vejo diferença.

5 horas atrás, Zamasu Gattai disse:

Quanto a fonte minha dúvida era mais quanto a longevidade dela, pois a mesma tem 10 anos. Espero que ela aguente mais um tempo.

Se a fonte é  de qualidade use até acabar. Se fosse fonte bomba era outra história, pois quando as fontes de má qualidade queimam podem levar alguma outra coisa junto.

5 horas atrás, Zamasu Gattai disse:

Meu gabinete é um NZXT S340 com 4 fans, dois puxando na frente e 2 empurrando, 1 em cima e 1 atrás. Acho que não preciso mudar nada nele por enquanto.

Tá ótimo.

5 horas atrás, Zamasu Gattai disse:

Então, seguindo esta linha. Vocês recomendam algum water cooler em específico? E monitor?

Não recomendo WC pra nada. Acho jogar dinheiro fora. Não tem nenhuma redundância na bomba ou líquido, quando um dos dois falha você pode perder sua CPU de bobeira, e isso costuma ocorrer em pouco tempo (acredito que o tempo médio para substituição de WCs está na casa de 3 anos). Um air cooler de qualidade vai arrefecer com a mesma eficiência, porém vai custar metade e durar a vida útil do PC inteira. Recomendo Hyper 212 ou MA410P, acrescentando uma ventoinha extra em ambos os casos. O hyper 212 Turbo e o MA620P seriam boa pedida se seu gabinete suportar cooler de 165 mm.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Muito obrigado pelas informações novamente, você me convenceu a não fazer nada! Hahaha

 

Vou aguardar a 3060 para ver quanto cai o preço da 2060, eu sinceramente acho que não preciso mais do que isso pra rodar WoW, agora com Shadowlands eles vão implementar ray tracing e quero ver como vai ficar, se não fosse por isso acho que até uma 1660 serviria para mim.

Em relação ao cooler vou me informar sobre esta primeira versão do hyper 212 se ela daria certo no am4. Caso contrário vou pesquisar sobre uma versão nova com 2 fans.

Quando sair os ryzen 4000 e as novas vgas eu penso novamente no que fazer, por enquanto vou seguir acompanhando.

 

Obrigado pela atenção. Resolvido.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Zamasu Gattai Dizia um amigo que comprar bem é comprar uma só vez. Se comprar agora para fazer upgrade a curto ou médio prazo, sempre estará jogando dinheiro fora. Bom que que atinou para isso.

Sobre a 2060 para WOW, sério, é overkill. Mesmo com RT ligado acho que WOW, se tivesse RT, seria leve demais para essa GPU. Cyberpunk 2077 por outro lado... levando em consideração que witcher 3 é usado para benchmarks até hoje, e que cyberpunk tem uma engine bem mais complexa, eu pessoalmente estou mirando na 3060 ou 3070 para meu próximo upgrade, o que farei na hora certa.

Sobre o Hyper 212, posso lhe afirmar que com duas ventoinhas ele faz muito. A versão turbo, que infelizmente aumenta as dimensões verticais só para enfeitar, dificultando a instalação em gabinetes comuns, segura um R7 3700X abaixo de 60º facilmente mesmo em load pesado. 

Invista bem sua grana, pois essa próxima geração de jogos promete muito!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!