Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Chave sem falso acionamento


Hiago Martins

Posts recomendados

Ola.

 

voce não especificou a tensão de operação do seu projeto , então vou repassar algumas idéias  pra voce ter um ponto de partida.

 

Segue imagem de dois circuitos do Newton Braga , me parece que especificos para CC , e uma opção já pronta custando a merréca de 20 Reais no ML  feito para fechar circuito AC ( apesar de alimentado por CC )

 

 

rele2-nb.png

rele-ml.png

rele-nb.png

nao-sim.jpg

  • Curtir 1
  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 minutos atrás, Hiago Martins disse:

Eu estou usando um módulo relé com um esp8266-01 para acionar uma carga. O problema é que quando o esp reinicia ele aciona as suas saídas rapidamente e aciona o relé. Eu precisaria de um meio de caminho pra isso não acontecer. 

Sendo só pra isso, um resistor e um capacitor resolve.

Já que no módulo de relé já existe o circuito com transistor. 

No caso, eu falo do segundo circuito postado pelo amigo @Tito Fisher , mas sem os transistores. 

A chave é o seu esp8266-01 e onde está o transistor é o seu módulo de relé. 

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Alternativamente você pode verificar o programa do esp. A princípio ele nasce com pinos como entrada o que por si só não deveria acionar nada. Pra garantir coloque p.ex. um resistor pulldown no pino em questão. O 2º passo é você programar rapidão como saída e em nível zero. E pra finalizar...

10 horas atrás, Renato.88 disse:

um resistor e um capacitor resolve.

 

Ah (pra variar) me fez lembrar...

Certa feita me debrucei sobre esta questão. Um ci pcf8575 mantinha a saída em 1 no reset e queria controlar reles. Minha intuição foi não colocar os E dos tr no gnd e sim no C de outro transistor npn chaveando pro gnd. A base deste era o pulo do gato: pra acioná-lo havia um trem de pulso que a cpu enviava com cap em série, diodos, cap etc ou seja, nem 0 nem 1 - somente ambos (pulsos) - mantinham o tr acionado. Além disso era especialmente interessante pro caso da cpu travar, neste caso desligaria os relés - críticos pois controlava aquecimento.

 

Passado não totalmente útil no presente mas talvez nem tanto no futuro 🤪

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!