Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Fala pessoal.

Preciso de um circuito que acione um rele somente após um certo tempo pressionando uma chave, como 1 ou 2 segundos. Existe algum circuito simples que eu possa usar?

Postado

Ola.

voce não especificou a tensão de operação do seu projeto , então vou repassar algumas idéias  pra voce ter um ponto de partida.

Segue imagem de dois circuitos do Newton Braga , me parece que especificos para CC , e uma opção já pronta custando a merréca de 20 Reais no ML  feito para fechar circuito AC ( apesar de alimentado por CC )

rele2-nb.png

rele-ml.png

rele-nb.png

nao-sim.jpg

• Curtir 1
  • Obrigado 1
Postado

Eu estou usando um módulo relé com um esp8266-01 para acionar uma carga. O problema é que quando o esp reinicia ele aciona as suas saídas rapidamente e aciona o relé. Eu precisaria de um meio de caminho pra isso não acontecer. 

Postado
5 minutos atrás, Hiago Martins disse:

Eu estou usando um módulo relé com um esp8266-01 para acionar uma carga. O problema é que quando o esp reinicia ele aciona as suas saídas rapidamente e aciona o relé. Eu precisaria de um meio de caminho pra isso não acontecer. 

Sendo só pra isso, um resistor e um capacitor resolve.

Já que no módulo de relé já existe o circuito com transistor. 

No caso, eu falo do segundo circuito postado pelo amigo @Tito Fisher , mas sem os transistores. 

A chave é o seu esp8266-01 e onde está o transistor é o seu módulo de relé. 

• Curtir 2
  • Membro VIP
Postado

Alternativamente você pode verificar o programa do esp. A princípio ele nasce com pinos como entrada o que por si só não deveria acionar nada. Pra garantir coloque p.ex. um resistor pulldown no pino em questão. O 2º passo é você programar rapidão como saída e em nível zero. E pra finalizar...

10 horas atrás, Renato.88 disse:

um resistor e um capacitor resolve.

Ah (pra variar) me fez lembrar...

Certa feita me debrucei sobre esta questão. Um ci pcf8575 mantinha a saída em 1 no reset e queria controlar reles. Minha intuição foi não colocar os E dos tr no gnd e sim no C de outro transistor npn chaveando pro gnd. A base deste era o pulo do gato: pra acioná-lo havia um trem de pulso que a cpu enviava com cap em série, diodos, cap etc ou seja, nem 0 nem 1 - somente ambos (pulsos) - mantinham o tr acionado. Além disso era especialmente interessante pro caso da cpu travar, neste caso desligaria os relés - críticos pois controlava aquecimento.

Passado não totalmente útil no presente mas talvez nem tanto no futuro 🤪

• Curtir 2

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!