Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

safe oc leve/moderado pra ryzen 5 1600af


Posts recomendados

Salve glr do hardware, resolvi testar essa brincadeira de overclock e gostei MUUUUITO do resultado. Baixei o Ryzen Master pois na bios achei complicado d+, testei em 3700/3800mhz e a temperatura ficou bem estável na casa do 50-60° não mais que 61 em raros casos em 3800mhz, já em 3700mz 80% do tempo fica em 53-55°  a tensão deixo normal 1,250 pra 3700 e 1,310 pra 3800mhz mas minha pergunta é a seguinte... é safe ficar nessa frequência até 3800 ou tem algum problema de danificar processador/placa-mãe? até agora não tive nenhum problema na instabilidade ou tela azul usando essas frequencias..

 

Meu setup...

Ryzen 5 1600AF

Asus TUF b450 plus 

8GB ram(na vdd é 16 mas o outro pente tá com defeito então to usando só 1, taquei no PROCON pra resolvero caso) G.skill ripjaw 2666mhz porque não sobe de jeito nenhum pra 3000.

GTX 750 ti 

 

DETALHE: Fica á dica pra usuários de placa-mãe asus TUF b450 plus gaming, memória ''G.Skill Ripjaws'' não sobe mais do que 2666mhz então não gastem dinheiro comprando pente de 3000mhz 😉

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@André C. França Fala amigo, tudo bem?

Então, tenho o mesmo processador e posso te responder algumas perguntas:

 

1. Sempre há riscos ao mexer na tensão ao fazer overclock. Se não mexer na tensão, e tiver um bom cooler, não haverá riscos.

 

2.

14 minutos atrás, André C. França disse:

testei em 3700/3800mhz e a temperatura ficou bem estável na casa do 50-60° não mais que 61 em raros casos em 3800mhz, já em 3700mz 80% do tempo fica em 53-55°  a tensão deixo normal 1,250 pra 3700 e 1,310 pra 3800mhz

No meu PC, fiz as alterações na própria BIOS, que não sei porque mas acho mais fácil hehe. Bem, o meu 1600AF está com over no turbo clock que é de 3.6Ghz. Originalmente a CPU roda à 3.2-3.4Ghz (base).

Claro que 200mhz a mais não é ganho de performance nenhum, fiz apenas para tentar.

Já você está tentando ir acima do turbo clock, mexendo na tensão vez ou outra. Não, isso não é SAFE

 

Na minha opinião, faça um over mais leve, e só se precisar. Se está pensando em over para jogos, já adianto que arriscar comprar outra CPU por meio quadro a mais não vale a pena. Já se usar para tarefas mais pesadas, como edição e conversão de vídeos, faça overclock sem mexer na tensão, ache o máximo de GHz que consegue colocar, mantendo a tensão padrão.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Theodoro19

Entendi, acho que vou deixar em 3700ghz. A temperatura até 60° é considerado 'normal' pra ryzen né? vou testar m 3600ghz e ver a diferença, se o resultado for satisfatório pra mim vou deixar em 3600 mesmo, agora que você mencionou sobre ir além do turbo dele fiquei um pouco preocupado... 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom só pra encerrar o tópico resolvi deixar na frequencia 3800, fiz um teste com um programa chamado intel burning test no ''very high'' o pc reiniciou depois tentei c/ 3700 e foi de boa, nas duas frequencias sem alterar a tensão. Se for alterar a tensão dá até pra deixar em 4000mhz mas como não quero/tenho medo de danificar o processador nem alterar a tensão decidi deixar em 3800 mesmo que tem um resultado bem satisfatório.

 

Apesar de o PC ter reiniciado no teste de stress do programa ''intel burning test'(em 3800mhz) que vi em um video do Fida da Terabyte sobre overclock isso só aconteceu porque a temperatura chegou á mais de 90° e como eu uso mais pra jogo mesmo, a temperatura não passa dos 60-65° enquanto jogo resolvi deixar em 3800. Já no Ryzen Master teste de stress em 3800 sem alteração de tensão o PC fica de boa, mais que isso ele reinicia.

 

obrigado pela ajuda.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

9 horas atrás, Shaman93 disse:

Tensão segura é até 1.33 V, com temperatura máxima de 85, e 1.375  V, com temperatura máxima de 65. Aqui, uso a 4.0 GHz, 1.31 V. Com um cooler Lucifer K2, pega a máxima de uns 65~70.

Entendo.. olha esses 2 últimos dias vem acontecendo uma coisa esquisita.. começou depois que eu comecei a testar overclock, quando vou ligar o PC de manhã ele tá demorando, eu desconecto e conecto o cabo da fonte e só depois de um tempo ele liga. Será que tem á ver com o OC ou pode ser problema de fonte? porque troquei de fonte recentemente mas acho que não deve ser fonte porque quando ligo na tomada o led da placa-mãe acende.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

agora, Theodoro19 disse:

Que fonte tinha antes e qual tem agora?

Antes tinha uma https://www.kabum.com.br/produto/69352/fonte-one-power-600w-mp600w3-i?gclid=Cj0KCQjwwOz6BRCgARIsAKEG4FVwI_2kEdEBeBD7zyv_Rfm1mAEIdsQeAYIw_rw7uq3Zj2YBdqdX9sMaAn6fEALw_wcB

 

agora to com https://www.kabum.com.br/produto/103711/fonte-cooler-master-mwe-white-v2-450w-80-plus-standart-mpe-4501-acaaw-br

 

Mas esse problema começou depois que comecei a mexer com OC antes tava tudo ''sossegado'', não sei se é problema do processador ou da fonte, mas como eu disse a fonte acho que não deve ser porque quando eu ligo na tomada o led da placa-mãe acende ou seja, ta passando energia mas não liga, se fosse problema de energia/fonte acho que o led da placa-mãe nem acenderia.

 

Mas enfim, só fazendo o teste mesmo pra ter certeza hoje vou usar sem OC e amanhã comento o resultado. Se acontecer o mesmo ai coloco minha fonte antiga e testo novamente com e sem OC.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

58 minutos atrás, André C. França disse:

Entendi, foi de uma genérica para uma de mais qualidade, show!

 

58 minutos atrás, André C. França disse:

se fosse problema de energia/fonte acho que o led da placa-mãe nem acenderia.

Isso não é verdade, os LEDs não consomem nem 1W direito, o problema deve estar aparecendo quando você demanda mais potência...

1 hora atrás, André C. França disse:

Mas enfim, só fazendo o teste mesmo pra ter certeza hoje vou usar sem OC e amanhã comento o resultado. Se acontecer o mesmo ai coloco minha fonte antiga e testo novamente com e sem OC.

Ok, estarei no aguardo!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

21 horas atrás, Ovo Simpático disse:

Entendi, foi de uma genérica para uma de mais qualidade, show!

 

Isso não é verdade, os LEDs não consomem nem 1W direito, o problema deve estar aparecendo quando você demanda mais potência...

Ok, estarei no aguardo!

Teste com PC em stock ontem e hoje ligou normalmente, vou testar com ele no turbo que é de 3,6ghz hoje e ver os resultados amanhã. Aparentemente esse meu processador não se deu muito bem com OC mas vou continuar fazendo o teste e monitorando pra ver os resultados.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 26/09/2020 às 13:13, André C. França disse:

Hoje novamente demorou á ligar, troquei de fonte pra minha genérica e vou fazer o teste. Amanhã posto o resultado, fiz OC para 3,7ghz.

Passando pra deixar o update dos testes.. Teste c/ fonte genérica o PC ligou normalmente hoje, usando ontem com OC pra 3,8ghz(sim resolvi ir um pouco á mais)acordei ás 8 da manhã liguei o PC pra fazer o teste desliguei e voltei a dormir e depois ás 11 hrs liguei de novo e ambas ás vezes o computador ligou normalmente sem demora. Troquei de fonte pra da cooler master fiz OC pra 3,8ghz e continuo testando, amanhã posto o resultado.

 

Aparentemente acho q é a fonte mas vamos ver como se sai amanhã.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

44 minutos atrás, André C. França disse:

Passando pra deixar o update dos testes.. Teste c/ fonte genérica o PC ligou normalmente hoje, usando ontem com OC pra 3,8ghz(sim resolvi ir um pouco á mais)acordei ás 8 da manhã liguei o PC pra fazer o teste desliguei e voltei a dormir e depois ás 11 hrs liguei de novo e ambas ás vezes o computador ligou normalmente sem demora. Troquei de fonte pra da cooler master fiz OC pra 3,8ghz e continuo testando, amanhã posto o resultado.

 

Aparentemente acho q é a fonte mas vamos ver como se sai amanhã.

OC com fonte genérica?! Tá louco...
Qual o modelo exato dessa fonte da CM?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, Shaman93 disse:

OC com fonte genérica?! Tá louco...
Qual o modelo exato dessa fonte da CM?

È só você acompanhar/ler um pouco o chat que você vai ver amigo, e por incrivel que pareça ela se saiu melhor que a outra fonte. Mas como eu disse amanhã vou ter certeza se o problema tá na fonte.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Então voltando aqui pra perguntar uma coisa.. hoje fui fazer um OC abri o ryzen master e me deparei com esse 'probleminha' riscado em vermelho alguém sabe o que significa isso? não me lembro de ter visto isso antes quando eu usava e a temperatura do PC tá bem normal achei bem esquisito. Nem fiz o OC porque fiquei com medo.

 

rmaster.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Voltando para mais um update e talvez a conclusão.. hoje PC deu o mesmo problema demorou demais pra ligar mesmo eu trocando de fonte ou seja o problema persiste em ambas as fontes então cheguei a conclusão que esse meu processador não se deu bem com overclock e antes que seja tarde e eu fique sem usar o computador e/ou queimar o processador vou usar em stock mesmo.

 

Pois é OC é sorte e sempre tem risco eu não dei sorte c/ esse processador quem sabe no próximo eu consiga. Se caso o problema continuar mesmo sem OC eu volto aqui pra pedir ajuda, por enquanto vou agradecendo á todos e, referente ao problema do EDC eu já tinha resolvido.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!