Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Boa tarde pessoal,

Gostaria de opiniões em um upgrade que pretendo fazer, daqueles bem básicos e com um custo razoável (upgrade versão pandemia kk).

Tenho hoje um intel core i5 2300, segunda geração ainda. Porém possuo uma fonte muito boa, SSD, HD de1 TB... etc... de tal maneira que eu gostaria que este upgrade respeitasse os seguintes critérios:

1) Manter gabinete e peças possíveis, conforme citado dentro do possível.

2) A ideia seria trocar processador, placa-mãe, colocando 16gb DDR4 e um M.2 de 240GB seria suficiente.

3) O processador PRECISA TER VÍDEO INTEGRADO, visto que nesse momento e com o dólar nas alturas não posso investir em placa de vídeo, e eu não tenho uma atualmente.

4) O meu trabalho é desenvolvimento de software, então uso muitas ferramentas abertas ao mesmo tempo, mas creio ser bem diferente da exigência de um AUTOCAD da vida, ou jogos pesados, passa nem perto.

A minha maior dúvida é: Como vou trocar placa-mãe de qualquer forma, invisto em processador da 9ª ou 10ª geração? Pensei em um core i5 10400 ou core i5 9600k, pelo que pesquisei, ambos com vídeo integrado, porém enquanto o 9600 k parece ter mais clock (talvez suporte overclocking) , o da décima ali tem mais tecnologias (obviamente). Foi por isso que no critério 4 lá em cima falei qual é o objetivo de uso da minha máquina.

Agradeço quaisquer opiniões, inclusive sugestões para linha AMD, desde que com vídeo integrado e que não haja muita variação de preço/potência em relação aos mencionados acima.

Att.

Postado

@Yan_ mas e na questão das capacidades de processamento? Alguma vantagem/desvantagem? Digo isso porque embora não tenha placa de vídeo agora, ano que vem em algum momento irei comprar. A questão do vídeo integrado agora é somente algo emergencial, não definitivo.

Att.

Postado

@brunorcm obviamente um processador sem vídeo integrado como o i5 10400f ou i5 10600f ( se você pegar sem o "f" o vídeo integrado é realmente só pra dar vídeo, não roda nada, talvez um roblox kkkk ) é bem melhor, mas o Ryzen 5 3400g é 4 cores e 8 threads e tem vega 11, até você pegar a VGA ele consegue rodar bastante coisa, claro, nada no ultra, mas segura no 60fps

Postado

@brunorcm Intel de 9ª geração não vale a pena, se tem preferência pela marca vá direto pra 10ª.
Se o vídeo integrado é apenas uma "emergência" qualquer modelo da décima geração vai atender bem pra uso cotidiano.
Eu particularmente não acho que o Ryzen 5 3400 vale a pena, valor bem alto pra usar um recurso apenas como "quebra galho", seria mais interessante pegar um Ryzen 5 1600 + placa de vídeo qualquer.
Pra multitarefa eu recomendo ADM, mas tudo depende de quanto você pretende investir.

Postado

Veja o "MEU PC" ai, é um ryzen 5 3400g, com 16gb de ram. Não tenho de que reclamar, atualmente só estou jogando "lol" "fall guys" "gta 5" e ta rodando tudo numa boa... é o vídeo integrado mais potente do mercado, você não vai encontrar melhor... fora que se você pegar uma placa-mãe com chipset que não seja o "A320" que é o mais de entrada, você pode fazer overclock tanto no processador quanto na GPU integrada dele, assim extraindo o máximo de performance possível...  Esse Ryzen 5 3400g tem desempenho semelhante à um i5 8400/ i5 9400... nesse Ryzen você consegue colocar até uma GTX 1660 TI de placa de vídeo sem haver gargálo.

Eu até recomendaria você pegar um Ryzen 5 1600af + placa de vídeo qualquer, porém uma gt 710 não deve rodar nem gta 5 direito, então acho que caso opte por ryzen + placa de vídeo qualquer, você vai sofrer bastante no ínicio para rodar aplicações mais pesadas graficamente.

adicionado 0 minutos depois

A não ser que você consiga pegar uma placa de vídeo na black friday mas está precisando e um PC para AGORA... ai sim eu recomendaria Ryzen 5 1600af + placa de vídeo qualquer, apenas para dar vídeo no computador e assistir vídeos e etc.

adicionado 1 minuto depois

Paguei 3100R$ no meu PC inteiro... por mais que antes da pandemia o mesmo computador custaria mais ou menos uns 2300R$ no máximo, estava precisando de um computador para agora... Próximo ano quando os preços abaixarem colocarei uma RX 5600 XT ou GTX 1660 SUPER.

• Curtir 1
Postado
3 horas atrás, NIGHT FALL disse:

Agradeço todas as opiniões. De fato nunca montei uma máquina AMD. Teve um amigo que perguntou qual minha fonte, eu não me lembro o modelo, mas ela aparenta ser bem parruda, tem muitos cabos e opções, o revestimento é bem feito.  Teria que abrir o gabinete qualquer dia desse pra ver (só me recordo que ela é de 600W).

Os pc's que montei até hoje sempre foram Intel, eu acho que poderia ir sim de AMD, porém o modelo de processador deveria ser equivalente a um Intel core i5 de nona geração pra cima. Vi todas as opiniões e acho que até posso esperar um pouco nesse caso pois, aparentemente os processadores que tem vídeo integrado são menos robustos do que aqueles que não o tem, de tal forma que caso ano que vem as coisas estejam mais em conta (na verdade eu acho que vai aumentar cada dia mais os preços) eu já pegue logo um processador sem vídeo, porém mais parrudo, e uma placa de vídeo dessa 1660 TI pra cima, conforme @carboniimencionou.

Se a opção melhor for ter um pouco mais da paciência, pelo menos eu monto algo que não precise mexer tão cedo, já que não sou tão exigente assim. Tenho esse meu core i5 2300 desde 2011, de certa forma ainda me atende (no limite do aceitável), sinal de que colocando o hardware correto a durabilidade tende a ser alta também...

Postado
11 horas atrás, brunorcm disse:

Agradeço todas as opiniões. De fato nunca montei uma máquina AMD. Teve um amigo que perguntou qual minha fonte, eu não me lembro o modelo, mas ela aparenta ser bem parruda, tem muitos cabos e opções, o revestimento é bem feito.  Teria que abrir o gabinete qualquer dia desse pra ver (só me recordo que ela é de 600W).

Não se engane, tem muita fonte bomba no mercado que a julgar pela aparência parece ser uma fonte de qualidade. O que realmente conta é a marca e modelo, recomendo que olhe verifique de um possível upgrade.

11 horas atrás, brunorcm disse:

Os pc's que montei até hoje sempre foram Intel, eu acho que poderia ir sim de AMD, porém o modelo de processador deveria ser equivalente a um Intel core i5 de nona geração pra cima. Vi todas as opiniões e acho que até posso esperar um pouco nesse caso pois, aparentemente os processadores que tem vídeo integrado são menos robustos do que aqueles que não o tem, de tal forma que caso ano que vem as coisas estejam mais em conta (na verdade eu acho que vai aumentar cada dia mais os preços) eu já pegue logo um processador sem vídeo, porém mais parrudo, e uma placa de vídeo dessa 1660 TI pra cima, conforme @carboniimencionou.

Qualquer Ryzen de 2º ou terceira geração se equivale fácil ao i5 de 9ª geração tendo um melhor custo benefício.

Se você tem essa opção de esperar é uma boa pois a ainda esse ano a AMD deve lançar os Ryzen 4000 e as placas de vídeo da nova arquitetura (RDNA2), logo é de se esperar que além de boas opções, o preço da geração antiga venha a cair.

Postado

@NIGHT FALL vou dar uma verificada nessa fonte e pesquisar sobre ela na internet sim.. pode deixar.  

Qual Ryzen que equivale ao core i7 de nona geração? Valeu.

1 hora atrás, NIGHT FALL disse:

Não se engane, tem muita fonte bomba no mercado que a julgar pela aparência parece ser uma fonte de qualidade. O que realmente conta é a marca e modelo, recomendo que olhe verifique de um possível upgrade.

Qualquer Ryzen de 2º ou terceira geração se equivale fácil ao i5 de 9ª geração tendo um melhor custo benefício.

Se você tem essa opção de esperar é uma boa pois a ainda esse ano a AMD deve lançar os Ryzen 4000 e as placas de vídeo da nova arquitetura (RDNA2), logo é de se esperar que além de boas opções, o preço da geração antiga venha a cair.

Postado

@Yan_ minha dificuldade nas numerações ai nesse caso, é justamente porque tanto os que começam com o numero "3" e também "2" podem ter essa equivalência heehehe. Na minha cabeça so vem de cara os que começam com "3".

• Curtir 1
Postado

@carbonii Qual é a principal diferença dos processadores AMD de segunda e terceira geração? Porque estava vendo os clocks.. tem muita equivalência, o que eu vejo mais diferente é a quantidade de memória cache... só não sei até quando isso faz muita diferença para casos de uso como o meu (não uso para jogos).

Postado
1 hora atrás, concorenciamelhoraomercado disse:

@brunorcm Pra entender esses números, é só olhar o primeiro, que indica a geração do processador, por exemplo: AMD ryzen 5 1600 AF, é um ryzen de primeira geração, já com o i9-10900K como tem o dez, é de décima geração.

@concorenciamelhoraomercado

1600AF não é de 1ª geração, é de segunda, arquitetura Zen2.

2 horas atrás, brunorcm disse:

@Yan_ minha dificuldade nas numerações ai nesse caso, é justamente porque tanto os que começam com o numero "3" e também "2" podem ter essa equivalência heehehe. Na minha cabeça so vem de cara os que começam com "3".

Essas são as equivalências (concorrentes diretos em cada segmento).

Core i3 = Ryzen 3

Core i5 = Ryzen 5

Core i7 = Ryzen 7

O número que vem na frente dos ryzen (Exceto o 1600AF) se refere a geração.

Ryzen 3 1300, Ryzen 5 1600 e Ryzen 7 1700 = 1ª Geração

Ryzen 3 2400, Ryzen 5 2600 e Ryzen 7 2700 = 2ª Geração

Ryzen 3 3100, Ryzen 5 3600 e Ryzen 7 3700 = 3ª Geração

2 horas atrás, brunorcm disse:

@carbonii Qual é a principal diferença dos processadores AMD de segunda e terceira geração? Porque estava vendo os clocks.. tem muita equivalência, o que eu vejo mais diferente é a quantidade de memória cache... só não sei até quando isso faz muita diferença para casos de uso como o meu (não uso para jogos).

As principais diferenças são:

Arquitetura Zen+ na segunda geração e Zen2 na terceira

Litografia de 12nm na segunda geração e 7nm na terceira

IPC (A grosso modo é o desempenho por núcleo) bem melhor na terceira geração.

O principal problema da 9ª geração intel é a falta de multithread. Enquanto um i5 9400F é um 6/6 (6 núcleos 12 Threads) Ryzen 5 1600AF, Ryzen 5 2600 e Ryzen 5 3600 são 6/12, tanto que a 10ª geração já veio equivalente (4/8 nos i3, 6/12 nos i5 e 8/16 nos i7), fora claro a questão do preço, os Ryzen entregam basicamente o mesmo desempenho custando bem menos, fora claro a questão da longevidade, enquanto a Intel muda o socket basicamente a cada 2 gerações, a Amd está a mais 3 anos no mesmo socket (AM4).

Fora o segmento High End que a intel ainda tem certo domínio, no segmento entrada/intermediário custo benefício da Amd ainda é imbatível.

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!