Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Deixar as fans da placa de video desligado em idle é bom?


LuizEDx

Posts recomendados

Tenho uma RX 570 4gb e como eu uso o computador praticamente o dia todo acho desperdício deixa as fans da placa de video ligada sendo que estou assistindo aula ou mexendo no google, fazer isso é uma boa°?  Com as fans ligadas ela fica em 39 em idle e sem as fans fica na casa dos 42 45 graus.

 

Tem algum problema?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@LuizEDx Sim, tem problema. Se desligar completamente sem uma solução de arrefecimento passivo adequado, ela vai manter uma temperatura mais alta e com isso perder via útil. O consumo elétrico dessa ventoinha é menor baixo demais para justificar sua preocupação. Você teria sim uma economia substancial se desligasse completamente a placa de vídeo e utilizasse a onboard, mas se a placa de vídeo estiver ligada ela vai consumir muito mais do que a ventoinha, que é justamente a parte de menor consumo dela.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@WOZ Dods ok, agr liguei as fans e ela esta em 39 graus

adicionado 1 minuto depois
agora, LuizEDx disse:

@WOZ Dods ok, agr liguei as fans e ela esta em 39 graus

@WOZ Dods Mesmo eu usando o pc o dia todo, as ventoinhas fica em baixo consumo não interfere na vida útil da placa não, ne?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

23 minutos atrás, LuizEDx disse:

ok, agr liguei as fans e ela esta em 39 graus

Não amigo. A variação térmica abaixo dos 50~60 graus é irrelevante para qualquer microchip, deixar os fans ligados abaixo dessa temperatura é sem sentido. É justamente por isso que as placas modernas só acionam os fans a partir dos 50 graus, outras com 60.

Portanto ao ligar os fans abaixo dessa faixa de temperatura, só estará desgastando em vão os fans e trazendo mais poeira para o gabinete. Além de evitar a variação térmica e sofrer de fissuras na solda BGA precocemente.

Faça a curva que o colega @Yan_ recomendou.

Aliás, minha placa de video está em 47 graus em idle nesse momento, isso não é prejudicial, é benéfico.

  • Amei 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!