Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Memória Ram Instalada 8 GB Memória Utilizável 3,69

Ir à solução Resolvido por Pedro Math.pi,

Posts recomendados

Postado

Problema DE Memória ram utilizável, no Windows aparece 8 gb, mais apenas 3,69 utilizável 

Configuração da Máquina que está apresentando o o problema: 

placa-mãe: a68hm-k 

Processador: AMD a6 7480 

Memórias: 2 x 4g H. Fury 1600mhz 

Sistema: Windows 10 64 bits 

Já removi as memórias e as coloquei novamente, “msconfig” não resolve nada kkk, Troquei as memórias de slots, Tudo ok com as memórias e com a configuração, na Bios diz que tenho 8gb, porém quando reinstalei o processador (2 vezes) mostra os 8gb disponíveis, após entrar no setup da bios aparece os 2 módulos, mais diz que o total usável é 4gb. Todos os programas dizem 8gb instaladas (inclusive a bios mostra cada módulo instalado). Em memória on-board está utilizando 256mb.

Não encontrei a opção memory remap ou similar na bios. 

Bios atualizada para última versão. 

Deixarei imagens prints para que analisem e me deem sugestões. 

Desde já agradeço a toda Comunidade.

Captura de Tela (1).png

200929144931.jpg

200929144949.jpg

200929145036.jpg

200929145123.jpg

200929145228.jpg

200929145301.jpg

200929145335.jpg

200929145502.jpg

200929145136.jpg

Postado

@Math.Pi eu marquei e desmarquei reiniciei varias vezes, colocando 8 gb , sempre volta pra opção desmarcada. Marcando 8gb ou algumas vezes fica zerado. 

adicionado 46 minutos depois

Segue print do gerenciador de tarefas para referência: 

Captura de Tela (2).png

Postado

Aparentemente o problema foi resolvido. Depois de vários testes, eu decidi fazer algo diferente. Eu removi as memórias e dei removi a bateria da bios, peguei o módulo que estava no primeiro slot e coloquei no segundo slot, iniciei a máquina, leu corretamente a memória, depois desliguei e coloquei o segundo módulo no primeiro slot, até o momento o problema foi resolvido. 

Eu fiz o procedimento de retirar as memórias 3 vezes e recolocá-las, inverti 2 vezes e mesmo assim o problema continuava. Por último tentei inverter a lógica e iniciar a máquina com o primeiro slot vazio, deu certo. Com certeza é algum problema de comunicação da mobo com o processador. Por enquanto solucionou o problema.

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...