Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

O que acontece se o PCI-E da placa-mãe for diferente da placa de vídeo?


Luigi022
Ir à solução Resolvido por KairanD,

Posts recomendados

@KairanD Sem prejuízo de velocidade?

Então o que diferencia as versões?

 

Obs: Não estou sugerindo que você esteja errado, eu realmente estou curioso, porque tenho uma RX5700XT que é PCI-e 4.0 e usava numa placa com PCI-e 3.0 e achava que estaria perdendo desempenho, estava doido pra trocar de placa-mãe.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

@FMattos A placa de vídeo que ele pretende comprar não demanda o suficiente para saturar uma conexão PCI-E 2.0. Ou seja, ter uma conexão PCI-E 3.0 traria pouco ou nenhum benefício. Temos um teste com a GTX 980Ti, por exemplo, onde podemos perceber que a diferença fica na margem de erro:

https://www.clubedohardware.com.br/artigos/video/pci-express-3-0-vs-2-0-há-ganho-real-em-jogos-r36566/

 

Um PCI-E 3.0, por sua vez, é tão insanamente rápido que mesmo as placas topo de linha dificilmente teriam ganho com velocidade superior. Por exemplo, temos este teste com uma RTX 3080:

https://www.techspot.com/review/2104-pcie4-vs-pcie3-gpu-performance/

 

A RX 5700XT não leva uma conexão PCI-E 3.0 ao limite. Portanto, você não estava perdendo desempenho.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@FMattos na verdade o processador que você usa nem faz cócegas numa placa parruda como 5700XT, mesmo que o 4.0 fizesse tamanha diferença hahaha talvez com o tempo a largura de banda venha a ser utilizada a ponto de ser relevante em jogos, mas hoje não é, como o colega acima listou os artigos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!