Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Bom dia pessoal! 

Estou montando um pc do zero. Com as seguintes configurações:

To precisando de uma ajuda para escolher uma placa-mãe.

Vou colocar um ryzen 5 3600 + memoria 3000mhz 2x8gb + rx 5700 xt.

Estou em duvida de qual placa-mãe aguenta tranquilo esse setup.

De inicio estou entre a b450m steel legend e a MSI B450 Tomahawk max, mas aceito sugestoes.

Estou pra montar um setup pra jogos e to com o orçamento em 900-1k pra placa-mãe. 

valeeeeeu

Postado

As duas placas mãe citadas são boas e atenderão a próxima geração dos Ryzen, caso decida que pretende fazer um upgrade de processador... 

No geral a Tomahawk é considerada a melhor B450 do mercado, mas costuma ser mais cara, caso ache na faixa de preço que espera pagar é uma excelente pedida.

Agora, caso pense em ficar com o setup durante 4 anos+ sem upgrade de processador existe a possibilidade de comprar uma AB350M que aparece normalmente por 500 e atenderá tranquilamente... A diferença pode ser investida em uma fonte de qualidade ou em RAM mais rápida, mas tenha em mente a limitação em relação ao upgrade de processador

• Curtir 2
Postado

@akastus A Gigabyte B450M DS3H está com preço baixo desde semana passada na Kabum. Por ter um excelente custo/benefício fica difícil indicar outra com ela custando menos de 700 reais: https://www.kabum.com.br/cgi-local/site/produtos/descricao_ofertas.cgi?codigo=98076&gclid=CjwKCAjwiOv7BRBREiwAXHbv3LBZ7qatAHl1QHV8N4UsvP_5AC5aLz_e8FxIzQB5oHrt_PxgqxRNXxoCA8cQAvD_BwE

Além disso, na Kabum também tem memórias de 3200MHz em promoção: https://www.kabum.com.br/cgi-local/site/produtos/descricao_ofertas.cgi?codigo=110650

Se você não pretende fazer OC pesado nesse seu processador, pegue essa MB e memórias e use o que economizar de uma placa-mãe mais cara para melhorar outros componentes (como GPU por exemplo). 

Lembre de pesquisar as A520 que estão chegando no mercado antes de comprar, pois se não pretende fazer OC nenhum, elas serão sempre a melhor opção por custarem tão pouco.

adicionado 1 minuto depois
3 minutos atrás, Zurdo disse:

As duas placas mãe citadas são boas e atenderão a próxima geração dos Ryzen, caso decida que pretende fazer um upgrade de processador... 

Sempre gosto de salientar que quem está comprando um CPU robusto de 3ª geração não vai precisar de upgrade de CPU até a 5ª ou 6ª gerações, então não considero um fator importante a compatibilidade com 4ª nesse momento.

adicionado 1 minuto depois
4 minutos atrás, Zurdo disse:

Agora, caso pense em ficar com o setup durante 4 anos+ sem upgrade de processador existe a possibilidade de comprar uma AB350M que aparece normalmente por 500 e atenderá tranquilamente... A diferença pode ser investida em uma fonte de qualidade ou em RAM mais rápida, mas tenha em mente a limitação em relação ao upgrade de processador

Assino embaixo.

• Curtir 2
Postado

show d+ pessoal!

eu tava pensando em pegar justamente a MSI B450 Tomahawk max pra pensar um pouco mais a longo prazo, se quiser fazer algum upgrade no pc ja tenho uma placa boa.

digo isso pois quando fiz a aquisicao do meu atual computador nao pensei mt nisso e agora fiquei preso a uma placa obsoleta. 

se tiverem recomendacoes de placas mais pro futuro agradeco

Postado

@akastus o que temos hoje de mais novo são as B550 e ate o momento a única certeza é que elas suportam ate a 4 gen do Ryzen, não vi ainda confirmação que terão suporte a 5 ou 6 geração... Estas seriam as únicas placas "mais pro futuro" que temos no mercado.

Sobre as B450, já foi cravado que a gen 4 dos Ryzen será a última a ser suportada, então caso opte pela B450 Tomahawk você pode fazer 1 upgrade de geração de processador e chegou no limiar da placa. 

Exatamente por esta razão a recomendação de avaliar se terá interesse em upgrade de processador para decidir a Mobo... Considerando que exista o interesse eu entendo que ir na B450 Tomahawk não seja o ideal, neste caso olharia as B550 que se encaixem no orçamento pra ver a efetividade de entrega de energia e os opcionais nelas (se tem Wi-Fi, quantos slots de ram, qual barramento do PCIe e etcs). Encontrando uma que atenda as necessidades e existindo a intenção de upgrade na geração do processador no futuro, essa passa a ser a placa-mãe ideal. 

Entenda que a diferença entre placas mãe com construção sólida (AB350M vs Steel Legend vs Tomahawk) são detalhes de compatibilidade e pontos em que entusiastas de overclock vão sentir diferença, se você não se encaixa nesta última categoria todas as placas recomendadas terão desempenho e margem de expansão (número de slots para RAM, possibilidade de upgrade de placa de vídeo, etcs) similares e aí caímos no min-max de custo benefício, o que rende muitas páginas de discussão e recomendo que busque auxílio de um profissional ou informação na internet para ver se é realmente o que você quer e até onde vale investir.

• Curtir 1
Postado
12 minutos atrás, Zurdo disse:

o que temos hoje de mais novo são as B550 e ate o momento a única certeza é que elas suportam ate a 4 gen do Ryzen, não vi ainda confirmação que terão suporte a 5 ou 6 geração... Estas seriam as únicas placas "mais pro futuro" que temos no mercado.

A AMD declarou que só manteria o socket AM4 até a 4ª geração. A previsão agora é de que nenhuma placa-mãe atual será compatível com a 5ª. A AMD já voltou atrás nesse tipo de declaração antes (vide os chipsets 4ª geração serem compatíveis com Zen3). 

17 minutos atrás, Zurdo disse:

Entenda que a diferença entre placas mãe com construção sólida (AB350M vs Steel Legend vs Tomahawk) são detalhes de compatibilidade e pontos em que entusiastas de overclock vão sentir diferença, se você não se encaixa nesta última categoria todas as placas recomendadas terão desempenho e margem de expansão (número de slots para RAM, possibilidade de upgrade de placa de vídeo, etcs) similares e aí caímos no min-max de custo benefício, o que rende muitas páginas de discussão e recomendo que busque auxílio de um profissional ou informação na internet para ver se é realmente o que você quer e até onde vale investir.

Falou e disse.

36 minutos atrás, akastus disse:

eu tava pensando em pegar justamente a MSI B450 Tomahawk max pra pensar um pouco mais a longo prazo, se quiser fazer algum upgrade no pc ja tenho uma placa boa.

digo isso pois quando fiz a aquisicao do meu atual computador nao pensei mt nisso e agora fiquei preso a uma placa obsoleta. 

A questão de obsolecência da Intel foi muito mais agressiva nos últimos anos do que qualquer obsolescência praticada pela AMD em toda sua história. Se você montar um PC hoje com uma CPU do calibre do Ryzen 5 3600, acredito que não vai precisar de upgrade de CPU por pelo menos 3 anos. As chances de haver algum modelo de CPU com desempenho que valia a pena comprar para upgrade em 2023/4, levando em consideração os preços das CPUs muito mais poderosas que teremos no mercado então (certamente em outra plataforma) são mínimas, como sempre foram. Esse tipo de upgrade feito mais de 3 anos depois raramente vale a pena, pois o custo de investimento na plataforma antiga é desproporcional ao ganho, especialmente se comparado a uma plataforma recente.

adicionado 4 minutos depois

A única coisa que todo usuário de PC quase sempre vai fazer upgrade ao longo da vida útil do PC é memória. Por vezes vai acrescentar mais um M.2, ou mais alguns SATA, talvez mais uma placa PCI-e. Tudo isso é suportado até por placas de entrada (M.2 pode ser derivado para maior número de dispositivos à partir de um slot PCI-e). O atrativo nas placas mais caras geralmente é ligado a OC ou dispositivos integrados de maior qualidade (mesmo quando acabam saindo mais caro do que os comprados à parte, como wifi). 

Sério, MB boa é a que tem tudo que você precisa hoje e mais alguma capacidade de expansão dentro do que realmente temos perspectivas de usar.

• Curtir 2

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!