Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

SSD/hd não aparecem nas opções de BOOT


Ir à solução Resolvido por VitoroMonteiro,

Posts recomendados

@Rodrigo J Polette

45 minutos atrás, Rodrigo J Polette disse:

Tenta desligar o HD Sata, remover ele, se for fácil...

Acho que o setup do windows está gravando o boot na unidade de disco...

 

Acabei de tentar isso e nada, agora coloquei de volta o hd e por incrível que pareça o Windows foi instalado no SSD, então o problema realmente esta na BIOS, ela nao inicia o sistema pelo ssd e nem reconhece ele.

IMG_20201006_133902.jpg

IMG_20201006_133842.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@VitoroMonteiro Tenta deixar esse HD com o Windows instalado, e instalar novamente pelo SSD. Exclui todas as partições do SSD (somente o SSD), e clica em criar no SSD. É possível que ele registre o boot do SSD no HD, e você consiga iniciar o Windows do SSD. Isso aconteceu comigo nessa mesma BIOS (o que para mim era indesejável, mas para você pode ser uma solução).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom, vamos ver isso por outro lado?

Apenas o boot está instalado no disco rígido...

O resto está no SSD...

Se voce não tirar o HD, o sistema irá iniciar.

Já peguei um Samsung que após apagar o HD, com o sistema original, não dava boot de jeito nenhum. O jeito nesse caso que citei, foi atualizar a bios, para uma versão modificada, com suporte a várias opções de boot. Isso foi feito por um amigo técnico, e foi bem trabalhoso...

Nesse seu, se ele funciona assim, o boot no Hd mecanico e o resto no ssd, então deixa assim...

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se tudo der certo, ao ligar o PC, ele vai pedir para selecionar dois Windows 10, e ai você vai selecionar o do SSD.

3 minutos atrás, other2w disse:

@VitoroMonteiro Tenta deixar esse HD com o Windows instalado, e instalar novamente pelo SSD. Exclui todas as partições do SSD (somente o SSD), e clica em criar no SSD. É possível que ele registre o boot do SSD no HD, e você consiga iniciar o Windows do SSD. Isso aconteceu comigo nessa mesma BIOS (o que para mim era indesejável, mas para você pode ser uma solução).

Parece que você já conseguiu isso, agora que vi.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O problema realmente é na bios, de resto eu já tentei de tudo que vocês falaram aqui no tópico, nada deu certo, o Windows foi instalado no ssd porém o notebook nao inicia por ele. A bios por algum móvito nao exibe a opção de escolher a ordem dos boots. valeu a todos que tentaram me ajudar ai. se tiverem alguma noticia so mandar aqui! tmj

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

ESTOU POSTANDO NOVAMENTE PARA VER SE ALGUEM QUE TENHA O MESMO PROBLEMA RESOLVEU

Fala galera tudo bem? Acabei de receber um ssd M2 da kingspec e fiz **********.

Instalei o ssd na porta m2 e fui reinstalar o Windows apaguei tudo no hd antigo e instalei normalmente no ssd usando um pendrive.

Quando terminou a instalação fui na bios porque ela estava reiniciando so no pendrive, ai fui procurar a opção de selecionar o ssd e hd para bootar e eles nao estavam aparecendo como opção. Tentei varias coisas como:

  • UEFI OS antes de iniciar a instalação do Windows
  • Pendrive também estar configurado em GPT para UEFI;
  • Atualizei a bios;
  • Criar o pendrive a partir da ferramenta do Windows;
  • Converter o ssd para GPT na disk info;
  • Tirar o HD para instalar no ssd;

 

Detalhes: 

O ssd é reconhecido e da pra ser utilizado como espaço no notebook;

O Windows é instalado no SSD normalmente;

 

Detalhe: Os armazenamentos aparecem no SYSINFO como: 

SATA Port 1 TOSHIBA MQ01ABD100

NVMe Port 1 NE-512
Alguém me salva pelo amor de Deus. Muito obrigado!

 

Link do post antigo: https://www.clubedohardware.com.br/forums/topic/1490078-ssdhd-não-aparecem-nas-opções-de-boot/

IMG_20201006_133842.jpg

IMG_20201006_081533.jpg

IMG_20201006_081546.jpg

IMG_20201006_081557.jpg

IMG_20201006_110144.jpg

IMG_20201006_110321.jpg

IMG_20201006_115344.jpg

IMG_20201006_115350.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fala galera tudo bem? Acabei de receber um ssd M2 da kingspec e fiz **********.

Instalei o ssd na porta m2 e fui reinstalar o Windows apaguei tudo no hd antigo e instalei normalmente no ssd usando um pendrive.

Quando terminou a instalação fui na bios porque ela estava bootando só no pendrive, ai fui procurar a opção de selecionar o ssd e hd para bootar e eles nao estavam aparecendo como opção. Tentei varias coisas como:

  • Desativar as opções de secure boot, mudar para csm e uefi, csm only e uefi os
  • UEFI OS antes de iniciar a instalação do Windows
  • Pendrive também estar configurado em GPT para UEFI;
  • Atualizei a bios;
  • Criar o pendrive a partir da ferramenta do Windows;
  • Converter o ssd para GPT na disk info;
  • Tirar o HD para instalar no ssd;
  • Fast bios mode OFF;

 

Detalhes: 

O ssd é reconhecido e dá pra ser utilizado como espaço no notebook;

O Windows é instalado no SSD normalmente;

Instalei OUTRO HD e ele nao é reconhecido também;

 

O que eu acho que pode ser a solução porém nao conheço e nao sei mexer nessas opções: Mudar as configurações em SECURE BOOT CONFIGURATION, PK MANAGEMENT, KEK MANAGMENT, DB MANAGEMENT, DBX MANAGEMENT
 

O QUE PARECE É QUE A BIOS ESTA PROGRAMADA PARA BOOTAR SO NO HD ORIGINAL

 

Detalhe: Os armazenamentos aparecem no SYSINFO como: 

SATA Port 1 TOSHIBA MQ01ABD100

NVMe Port 1 NE-512
Alguém me salva pelo amor de Deus. Muito obrigado!

 

https://imgur.com/gallery/2lTzPYx

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fala galera tudo bem? Acabei de receber um ssd M2 da kingspec e fiz **********.

Instalei o ssd na porta m2 e fui reinstalar o Windows apaguei tudo no hd antigo e instalei normalmente no ssd usando um pendrive.

Quando terminou a instalação fui na bios porque ela estava bootando só no pendrive, ai fui procurar a opção de selecionar o ssd e hd para bootar e eles nao estavam aparecendo como opção. Tentei varias coisas como:

  • Desativar as opções de secure boot, mudar para csm e uefi, csm only e uefi os
  • UEFI OS antes de iniciar a instalação do Windows
  • Pendrive também estar configurado em GPT para UEFI;
  • Atualizei a bios;
  • Criar o pendrive a partir da ferramenta do Windows;
  • Converter o ssd para GPT na disk info;
  • Tirar o HD para instalar no ssd;
  • Fast bios mode OFF;

 

O QUE PARECE É QUE A BIOS ESTA PROGRAMADA PARA BOOTAR SO NO HD ORIGINAL

 

Detalhes: 

O ssd é reconhecido e dá pra ser utilizado como espaço no notebook;

O Windows é instalado no SSD normalmente;

Instalei OUTRO HD e ele nao é reconhecido também;

 

O que eu acho que pode ser a solução porém nao conheço e nao sei mexer nessas opções: Mudar as configurações em SECURE BOOT CONFIGURATION, PK MANAGEMENT, KEK MANAGMENT, DB MANAGEMENT, DBX MANAGEMENT

 

Detalhe: Os armazenamentos aparecem no SYSINFO como: 

SATA Port 1 TOSHIBA MQ01ABD100 (ORIGINAL DO NOTEBOOK)

NVMe Port 1 NE-512
Alguém me salva pelo amor de Deus. Muito obrigado!

 

https://imgur.com/gallery/2lTzPYx

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Tente desligar aquela opção "Fast BIOS Mode". Mantenha "Secure Boot" ativo, assim temos certeza que está em UEFI OS sem CSM, que é a configuração requerida para, supondo que seu notebook suporte boot via NVMe, funcionar. Restaure o padrão "Standard" em "Secure Boot Mode": essas configurações não farão diferença.

 

Qual é o modelo do notebook?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Marcos FRM  acabei de testar, realmente, o windows é instalado porém nao aparece nas opções de boot.

Notebook: NP300ESM-XD1BR

@Mr. Caio Augusto

1 hora atrás, Mr. Caio Augusto disse:

Bom dia,

 

Qual o modelo do notebook?

Notebook: NP300ESM-XD1BR

1 hora atrás, Mr. Caio Augusto disse:

Bom dia,

 

Qual o modelo do notebook?

 

Fala caio, nao sei se pode te ajudar mano mas eu instalei em outro hd e a mesma coisab aconteceu, a bios nao reconhece ele para bootar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador
13 horas atrás, VitoroMonteiro disse:

@Marcos FRM  acabei de testar, realmente, o windows é instalado porém nao aparece nas opções de boot.

Notebook: NP300ESM-XD1BR

@Mr. Caio Augusto

Notebook: NP300ESM-XD1BR

 

Fala caio, nao sei se pode te ajudar mano mas eu instalei em outro hd e a mesma coisab aconteceu, a bios nao reconhece ele para bootar.

 

Vitor,

 

Faça o seguinte, deixe somente um disco no note, depois entre na BIOS e aperte o botão RESTORE do lado direito. 

Insira o pendrive e inicie o Windows, na hora que aparece o disco você apaga tudo e formata, após isso ele ira criar 3 partições, instale o windows na de maior espaço.

Depois de instalado REMOVA o pendrive para ele não bootar. 

 

Teste.

 

Se isso não resolver, acredito que precise atualizar a BIOS pois deve estar com algum problema.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

12 minutos atrás, Mr. Caio Augusto disse:

 

Vitor,

 

Faça o seguinte, deixe somente um disco no note, depois entre na BIOS e aperte o botão RESTORE do lado direito. 

Insira o pendrive e inicie o Windows, na hora que aparece o disco você apaga tudo e formata, após isso ele ira criar 3 partições, instale o windows na de maior espaço.

Depois de instalado REMOVA o pendrive para ele não bootar. 

 

Teste.

 

Se isso não resolver, acredito que precise atualizar a BIOS pois deve estar com algum problema.

Tentei novamente, fiz exatamente, nao deu certo. A bios esta atualizada.
Caio eu peguei um outro hd aqui e tambem a bios nao reconhece ele, so o HD ORIGINAL.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 minutos atrás, Mr. Caio Augusto disse:

 

Mas não sabemos se o seu disco NVME esta integro.  Por isso precisa testar

 

sim mas então o que faço? eu acho que ele esta funcionando normalmente sim, pois é reconhecido pela bios e dá para armazenar dados nele, além dele ser novo. O fato é que algo na bios, ou na instalação está errado fazendo com que meu HD ou SSD NAO seja reconhecido nas opções de boot. edit* só  o HD ORIGINAL é visivel nas opções de boot

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!