Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

SSD/hd não aparecem nas opções de BOOT


Ir à solução Resolvido por VitoroMonteiro,

Posts recomendados

  • Moderador
24 minutos atrás, VitoroMonteiro disse:

 

sim, eu citei isso no meu tópico. Testei inúmeras vezes de varias formas.

 

desabilita a opção fast boot e deixa assim.

 

O Que você vai precisar: • 1 CD ou Pendrive com instalação do Windows ou disco de recuperação • 1 Pendrive ou HD externo caso queira fazer backup. 1. Dê o boot com o a mídia de instalação ou recuperação do Windows 2. Pressione uma tecla caso seja solicitado. 3. Selecione teclado e idioma e clique em "Avançar". 4. Na próxima tela clique em "Reparar o computador" \ "Solução de Problemas" \ Opções avançadas \ Prompt de comando. 5. Digite diskpart e pressione ENTER para entrar no diskpart 6. Dentro do diskpart digite list disk para listar os discos conectados ao computador. 7. Digite select disk mais o número do disco onde fica o Windows por exemplo: Select disk 0 (onde 0 é o disco que você quer selecionar) 8. Digite list volume para mostrar os volumes 9. Memorize a letra de unidade da partição do Windows e de seu pendrive (backup) 10. Especifique o seguinte comando: bcdedit /export F:\md\backup\BCD\PC\boot Onde F:\md\backup\BCD\PC é o caminho para onde desaja salvar e "boot" é o arquivo de configuração de boot. 11. Volte ao diskpart 12. Selecione o disco onde está o Windows select disk 0 13. Selecione a patição EFI (Ela tem apróximadamente 100 MB e esta no formato de sistemas de arquivos Fat32) ex: list partition select partition 2 (onde 2 é a sua partição EFI) delete partition override 14. Crie uma nova partição EFI e atribua uma letra a ela: create partition efi format quick fs=fat32 assign letter=s (onde s pode ser qualquer letra a sua escolha) 15. Saia do diskpart exit 16. Agora vamos gravar novos arquivos de boot na partição EFI: bcdboot c:\windows /f UEFI /s s: (onde s: é letra que você atribuiu a partição EFi) 17. Use o comando bootrec para adicionar entradas ao arquivo de configuração de boot: bootrec /rebuildbcd 18. Agora digite exit para sair do prompt de comando e reinicie o Windows

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Pressupondo que o Windows tenha tido instalado no modo UEFI no SSD, o que é obrigatório, chuto que há alguma incompatibilidade entre o BIOS e o SSD ou o BIOS simplesmente não suporta inicializar via NVMe. Eu procuraria relatos no Google para ver se outras pessoas conseguiram fazer funcionar nesse notebook da Samsung.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

10 horas atrás, Mr. Caio Augusto disse:

 

desabilita a opção fast boot e deixa assim.

 

O Que você vai precisar: • 1 CD ou Pendrive com instalação do Windows ou disco de recuperação • 1 Pendrive ou HD externo caso queira fazer backup. 1. Dê o boot com o a mídia de instalação ou recuperação do Windows 2. Pressione uma tecla caso seja solicitado. 3. Selecione teclado e idioma e clique em "Avançar". 4. Na próxima tela clique em "Reparar o computador" \ "Solução de Problemas" \ Opções avançadas \ Prompt de comando. 5. Digite diskpart e pressione ENTER para entrar no diskpart 6. Dentro do diskpart digite list disk para listar os discos conectados ao computador. 7. Digite select disk mais o número do disco onde fica o Windows por exemplo: Select disk 0 (onde 0 é o disco que você quer selecionar) 8. Digite list volume para mostrar os volumes 9. Memorize a letra de unidade da partição do Windows e de seu pendrive (backup) 10. Especifique o seguinte comando: bcdedit /export F:\md\backup\BCD\PC\boot Onde F:\md\backup\BCD\PC é o caminho para onde desaja salvar e "boot" é o arquivo de configuração de boot. 11. Volte ao diskpart 12. Selecione o disco onde está o Windows select disk 0 13. Selecione a patição EFI (Ela tem apróximadamente 100 MB e esta no formato de sistemas de arquivos Fat32) ex: list partition select partition 2 (onde 2 é a sua partição EFI) delete partition override 14. Crie uma nova partição EFI e atribua uma letra a ela: create partition efi format quick fs=fat32 assign letter=s (onde s pode ser qualquer letra a sua escolha) 15. Saia do diskpart exit 16. Agora vamos gravar novos arquivos de boot na partição EFI: bcdboot c:\windows /f UEFI /s s: (onde s: é letra que você atribuiu a partição EFi) 17. Use o comando bootrec para adicionar entradas ao arquivo de configuração de boot: bootrec /rebuildbcd 18. Agora digite exit para sair do prompt de comando e reinicie o Windows

 

Tentei esse tutorial do Ricardo Bohner, infelizmente o pc nao da boot no ssd ainda. Parece que tem algo que impede  ele de ver a instalação do Windows no SSD

1 hora atrás, Marcos FRM disse:

Pressupondo que o Windows tenha tido instalado no modo UEFI no SSD, o que é obrigatório, chuto que há alguma incompatibilidade entre o BIOS e o SSD ou o BIOS simplesmente não suporta inicializar via NVMe. Eu procuraria relatos no Google para ver se outras pessoas conseguiram fazer funcionar nesse notebook da Samsung.

Entendo que possa ser isso mesmo, mas porém eu testei a instalação com outro HD também, e nao deu boot.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

ACHEI UMA POSSIVEL solução:

 

Peguei meu outro HD que nao estava dando boot também, e instalei o Windows nele a partir de outro pc. Em seguida coloquei o HD no notebook e funcionou. Vou fazer o mesmo com o SSD so preciso achar alguém que tenha um computador com entrada M.2 .

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Vários anos atrás apareceram uns notebooks da Samsung com disco rígido e um pequeno SSD (não era NVMe naquela época) de 32 GB (ou menos até) que não inicializavam se o Windows fosse instalado (no disco rígido, pois o SSD era muito pequeno) via pendrive. O instalador sei lá como fazia besteira e colocava a partição de inicialização (MBR ainda, não era UEFI) no SSDzinho, que por sua vez não era inicializável.

 

Misteriosamente, o segredo era instalar via mídia óptica, mesmo o notebook não tendo leitor óptico. Bastava plugar um leitor de DVD externo USB e instalar via um DVD que funcionava! Pude comprovar eu mesmo essa bizarrice. Aqui no fórum achará os relatos. Eram notebooks de 2012 mais ou menos.

 

Não sei se lhe será útil. Fica o relato mesmo assim.

  • Curtir 1
  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Resolvi o problema, a fabricante de ***** KingSpec não especifica nada sobre seu produto no site. No site da aliexpress encontrei sobre a compatibilidade, resumindo:

SSD KingSpec não é compatível com Samsung NP300ESM-XD1BR e possivelmente nenhum computador/notebook da Samsung.

Bizarro isso(na minha visão) uma parada que era pra ser universal ter essas limitações. Enfim valeu a todos que tentaram me ajudar ai, foi de grande aprendizado mexer mais na parte de hardware.

 

O jeito agora é vender ele.... vou tentar pelo mercado livre.

Screenshot_2020-10-21-17-52-19-350_com.alibaba.aliexpresshd.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 horas atrás, other2w disse:

@VitoroMonteiro A solução imediata para isso e fazer o que estava feito antes. Instale o Windows no HD para criar o bootloader, depois instale o Windows no nvme, assim ele criará o boot do Windows no HD e o sistema ficará no nvme.

cara muito boa essa, porém eu teria que apagar uma parte do sistema no hd nao? para ele bootar no ssd.

 

EDIT: Depois de instalar o Windows no HD instalar no SSD sem o hd conectado? ou tanto faz?

 

2° EDIT: olha eu nao sei dizer se funcionou, o Windows esta marcado no HD na pasta Meu computador na unidade C :  e no SSD(474GB) esta instalado o windows também. o que faço?

IMG_20201022_104639.jpg

IMG_20201022_104729.jpg

IMG_20201022_104743.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Apareceram dois sistemas operacionais o primeiro no SSD e o segundo no HD, o do HD roda normal e o do ssd da esse problema na imagem anexada, falta de um arquivo.

 

EDIT: coloquei para recuperar o computador e estou esperando para ver se vai dar certo, qualquer solução @other2w que você tiver eu refaço os passos para chegar na solução final.

IMG_20201022_111228.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

10 horas atrás, other2w disse:

@VitoroMonteiro A solução imediata para isso e fazer o que estava feito antes. Instale o Windows no HD para criar o bootloader, depois instale o Windows no nvme, assim ele criará o boot do Windows no HD e o sistema ficará no nvme.

 

Não funcionou, porém eu acho que é esse o caminho, Seguindo esse tutorial do Ricardo eu teria que instalar o Windows no ssd e dar boot no SSD PELO HD. Como eu faria tal processo? @other2w @Marcos FRM @Mr. Caio Augusto

Acho que assim funcionaria porém nao tenho ideia de como fazer isso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

Vitor,

 

O problema é que seu NVMe esta perdendo a partição MBR ou UEFI e isso é um problema com a controladora do dispositivo.

 

Tente fazer o seguinte, deixe somente seu HD conectado e faça um clone dele com o ACRONIS TRUE IMAGEe depois disso retire seu HD e instale o NVMe e faça a recuperação da imagem nele.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Solução
27 minutos atrás, Mr. Caio Augusto disse:

Vitor,

 

O problema é que seu NVMe esta perdendo a partição MBR ou UEFI e isso é um problema com a controladora do dispositivo.

 

Tente fazer o seguinte, deixe somente seu HD conectado e faça um clone dele com o ACRONIS TRUE IMAGEe depois disso retire seu HD e instale o NVMe e faça a recuperação da imagem nele.

eu fiz isso mano nao deu

GALERA SOLUCIONEI GRACAS A DEUS!!

Tópico gringo que ensina a driblar esses problemas com SSD:
https://www.win-raid.com/t2375f50-Guide-NVMe-boot-without-modding-your-UEFI-BIOS-Clover-EFI-bootloader-method.html

 

Quem mais tiver o mesmo tipo de problema que eu so fazer os passos a passo, se precisar de ajuda só me chamar. Valeu a todos que tentaram me ajudar!!😃

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Esse tipo de gambiarra não seria necessária se a Samsung usasse um BIOS decente. Não compro a história de ser incompatibilidade, apesar de considerá-la por um instante, pois aposto que, se colocar esse KingSpec em outra máquina, funcionaria. Afinal, se o driver stornvme.sys do Windows consegue falar com o SSD, quer dizer que este implementa o protocolo NVMe corretamente e, portanto, não há desculpa para o BIOS também não conseguir fazê-lo. Ou seja: BIOS apresentando problemas, como sempre!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

10 minutos atrás, Marcos FRM disse:

Esse tipo de gambiarra não seria necessária se a Samsung usasse um BIOS decente. Não compro a história de ser incompatibilidade, apesar de considerá-la por um instante, pois aposto que, se colocar esse KingSpec em outra máquina, funcionaria. Afinal, se o driver stornvme.sys do Windows consegue falar com o SSD, quer dizer que este implementa o protocolo NVMe corretamente e, portanto, não há desculpa para o BIOS também não conseguir fazê-lo. Ou seja: BIOS apresentando problemas, como sempre!

 

Cara eu nunca fui de mexer tão a fundo em um computador igual eu mexi para arrumar isso, e ficou claro pra mim: SAMSUNG É UMA *****!! Valeu ai por ajudar cara! impressionante seu conhecimento a respeito.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 ano depois...

@VitoroMonteiro Opa mano tudo bem, tenho um expert x30 e acredito que estou com o mesmo problema, o SSD NVMe não aparece para dar boot na BIOS, consegue me explicar o que você fez? Tentei ler o post que você compartilhou mas sou muito leigo e a tradução do Google ficou ruim, não entendi nada... Se não for incomodar, ficaria muito grato!! 🙏🏾

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 9 meses depois...

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!