Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Memórias RAM não funcionam em alguns slots, mesmo em placas-mãe novas


Posts recomendados

Há um tempo atrás comprei a seguinte configuração
cpu: ryzen 5 1600

mobo: asus b450m gaming/br

ram: 4x hyperx fury 8gb, 2666mhz, ddr4

Ao fazer a instalação, constatei que o computador apenas ligava quando os slots de memória 1 e 3 não estivessem populados. Se houvesse memória em algum desses slots o computador não bootava. Testei os pentes de memória um por um, todos funcionavam, mas qualquer combinação de memórias em que os slots 1 ou 3 estivesse conectados, não bootava.
Imaginei que fosse defeito na mobo, acionei a garantia da kabum e recebi uma nova mobo do mesmo modelo. É aqui que as coisas ficam estranhas.

Fiz a montagem do computador e novamente ele não bootava com os 4 pentes de memória. Testei novamente os pentes separados um por um, todos os pentes funcionam. Testei cada um dos slots de memória da mobo com apenas um pente, e todos slots bootam o pc...

Quando faço a combinação de duas memórias, tanto a combinação nos slots 1 e 3, como nos slots 2 e 4 bootam o PC normalmente. Mas quando tento combinar 3 memórias, parece que o problema fica inconsistente.

Estou no momento rodando a máquina com memórias nos slots 2,3 e 4. Se tento bootar nos slots 1,2 e 4, não funciona.

E ao tentar conectar as quatro memórias, também não funciona.

Não faço ideia do que pode ser o problema, aparentemente todas as memórias estão funcionando e todos slots da mobo também. Mas quando combino todos os componentes, o computador não liga. Já tentei fazer um reset do cmos e atualizar a bios, mas nada muda.

 

A configuração completa é
 

cpu: ryzen 5 1600

mobo: asus b450m gaming/br

ram: 4x hyperx fury 8gb, 2666mhz, ddr4
fonte: Cooler Master MWE Bronze V2 550W, 80 Plus Bronze

vga: Asus Arez Dual AMD Radeon RX 580 OC Edition
 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

7 horas atrás, Correr disse:

Já tentou atualizar a BIOS/firmware da placa-mãe ?

 

Já tentou entrar em contato com a fabricante e com a loja, perguntando se existe algum defeito de fabricação e/ou bug no gerenciador de memória ram ?

Já tentei atualizar a bios e não mudou nada.
Estou no processo de contactar a kabum, mas não obtive resposta ainda.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...

Bom. Uma atualização sobre meu problema pois pode ser mais útil para outras pessoas.

Recebi uma placa-mãe nova da Kabum através do processo de garantia. Fiz a instalação e o mesmo problema inconsistente continua acontecendo... Porém dessa vez agravado, pois não consegui fazer o computador bootar com nenhuma combinação de duas memórias, apenas com uma memória.
Essa já é a terceira placa-mãe do mesmo modelo que estou testando aqui no meu PC. Dessa forma a única conclusão e recomendação que posso fazer para as outras pessoas é não combinarem essa placa-mãe com essas memórias.

Curiosamente encontrei uma pessoa no reddit relatando o mesmo problema com um setup muito parecido com o meu, mesma mobo e mesmas memórias:


O processo automático de atendimento da Kabum ignorou completamente o meu relato, a descrição e as referências que dei do problema. Me parece que talvez a única maneira de solucionar esse problema talvez seja em contato com a Asus, o que a Kabum teria muito mais voz para fazer.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Entrei em contato com a Asus e recebi uma resposta estranha. Eles comentam que essas memórias que usei não estão listadas no suporte da mobo (de fato elas não estão, e na verdade não estão no suporte de nenhuma mobo que pesquisei), embora eu já tenha visto outras pessoas montando as builds com elas.
A parte mais estranha do feedback da Asus é a seguinte, que comentam que o suporte a 2 canais do Ryzen 1600 significaria um suporte a apenas dois pentes??? Até onde sei isso está bastante equivocado (todos os Ryzen 5 tem suporte apenas a 2 canais, mas isso não significa apenas dois pentes, não é?):

 

"O que deve ser verificado é se o seu CPU consegue fazer a leitura de 4 pentes de memória, pois oficialmente a AMD informa que o controlador de DRAM presente no CPU consegue reconhecer dois canais de memória funcionando em até 2666Mhz: https://www.amd.com/pt/products/cpu/amd-ryzen-5-1600

Recomendamos que, se possível, realize um teste com outros pentes de memória RAM (de preferência um que o seu Part Nº esteja na lista) ou um outro CPU Ryzen que possui informação oficial do reconhecimento de 4 pentes (se possível um Ryzen 2000 ou 3000)."

 

Minha pergunta para o fórum agora é a seguinte, existe a possibilidade desse problema que estou relatando ser em relação ao meu processador? Eu já estava decidido a abandonar o suporte da Kabum, devolver a mobo e comprar uma nova. Porém agora começo a pensar se não deveria testar uma troca de processador.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, SirTitus disse:

Minha pergunta para o fórum agora é a seguinte, existe a possibilidade desse problema que estou relatando ser em relação ao meu processador? Eu já estava decidido a abandonar o suporte da Kabum, devolver a mobo e comprar uma nova. Porém agora começo a pensar se não deveria testar uma troca de processador.

O controlador de memória, fica no processador.. Se as memórias estão boas (e pelo que li, você testou elas pra e dá pra garantir isso), e depois de duas trocas de placa-mãe, acho BEM plausível ser um problema nele..

 

 

1 hora atrás, SirTitus disse:

A parte mais estranha do feedback da Asus é a seguinte, que comentam que o suporte a 2 canais do Ryzen 1600 significaria um suporte a apenas dois pentes??? Até onde sei isso está bastante equivocado (todos os Ryzen 5 tem suporte apenas a 2 canais, mas isso não significa apenas dois pentes, não é?):

Um canal de memória é composto por dois slots de memória.. Ryzen tem dois canais de memória e cada canal controla dois slots distintos.. Geralmente são pares alternados, 1 e 3, 2 e 4.. Mas, sim, tá meio confuso..

 

Como o sintoma é muito semelhante, mesmo com placas distintas, tem cara mesmo de processador.. Uma situação ideal, seria testar outro processador, na sua placa-mãe..

  • Amei 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...