Ir ao conteúdo

Dual boot

R3N4T0

Posts recomendados

Postado

Bom galera eu tenho em meu pc o seguinte esquema: win xp e linux kurumin onde o linux gerencia o boot!

Tudo bem enjoei de linux e gostaria de instalar o 98 em seu lugar.... mais quem faz o gerenciamento seria o xp correto? pois bem... não posso formatar a particao do xp! Tem algum jeito de instalar o 98 no lugar do linux? e depois alterar o gereciador de boot do xp? para ficar em dual boot?

agradeço desde já!

Postado

Até onde eu sei quem gerencia o boot não é o sistema operacional, mas um programa(GRUB ou LILO na maioria das vezes). Então dá sim pra instalar o windows 98 em cima do linux.

É simples, é só reiniciar o computador dando boot pelo disquete e colocar pra formatar a partição em que o linux está instalado. Depois é só instalar o windows 98 nessa partição.

Como eu nunca usei esse esquema e não sei como os windows se viram como dois sistemas na mesma máquina é bom usar algum gerenciador de boot(parece que o partition magic tem essa opção) ou usar o mesmo gerenciador que está instalado, se ele permanecer depois de formatar a partição linux.

Postado

O correto seria você formatar sua máquina, depois instalar primeiro o 98 no C:, depois o XP no D:, pois, se você instalar o 98 com o XP instalado, ele vai sobreescrever o setor de boot do HD, e você perderá o acesso ao XP, embora seus arquivos pessoais continuem lá. :-BEER

Postado

Pré-condições:

1. Este procedimento assume que você tenha o XP instalado no drive "C".

2. O drive "C" deve estar a utilizar FAT/FAT32 para que o Windows98/Me possa ser instalado após o XP. O procedimento de instalação do Windows98/Me não pode escrever em partições NTFS.

3. Você deve ter um segundo disco rígido ou partição formatada para FAT/FAT32 para que seja possível a instalação do Windows98/Me.

Caso não tenha você pode usar um programa como o Partition Magic para dividir a sua partição.

4. É recomendável que você utilize o disco de boot do Win98/Me para este procedimento. Caso não tenha um, você pode baixar os arquivos necessário em http://www.bootdisk.com./ Tenha certeza de que o arquivo DEBUG.EXE encontra-se no disco de boot. Caso contrário, o mesmo pode ser copiado da pasta Windows\Command.

Instalando o Windows 98/Me

1. Use um disco de boot do Windows 98/Me (com suporte para CD) para iniciar seu computador.

2. Insira o CD do Win98/Me no computador.

3. No prompt de comando digite letra_do_drive:\Win98\Setup.exe (para Win98) ou letra_do_drive:\Win9x\Setup.exe (para WinMe).

4. Proceda com a instalação. Quando perguntado sobre o local da instalação, você verá C:\Windows.000. Escolha outro diretório (ex.: Windows98 ou WindowsMe) e mude para a letra correspondente ao drive onde deseja que o sistema operativo seja instalado.

5. Termine a instalação e deixe o computador inicializar pelo Windows98/Me.

Restaurando o boot do WindowsXP

1. Crie um disco de boot do Windows98/Me.

2. Abra o Bloco de Notas e crie um arquivo com as seguintes entradas:

L 100 2 0 1

N C:\BOOTSEC.DOS

R BX

0

R CX

200

W

Q

3. Salve o arquivo no disco de boot do Windows98/Me nomeado como READ.SCR

4. Deixe o computador inicializar por este disco de boot e no prompt de comando digite DEBUG < READ.SCR.

Os procedimentos 1 até 4 criam o BOOTSEC.DOS necessário para o boot do Windows98/Me. Você pode precisar usar o comando ATTRIB C:\BOOTSECT.DOS -S -H -R caso BOOTSECT.DOS já exista e pode apresentar algum erro quando você estiver a recriá-lo.

5. Configure seu computador para dar boot a partir do drive de CD.

6. Insira o CD de instalação do Windows XP.

7. Você verá alguns arquivos sendo copiados, então será apresentada a opção de instalação ou reparação da instalação existente. Escolha Reparar.

8. Será perguntando em qual instalação do XP você deseja logar. Escolha 1. Em geral há apenas uma instalação.

9. Será solicitada a senha do administrador. Para o XP Home, a senha padrão é "em branco". Para o XP Pro, entre a mesma senha com a qual você loga na conta Administrador.

10. No prompt C:\Windows digite FIXBOOT. Confirme e deixe prosseguir.

11. Quando o processo do FIXBOOT for terminado, remova o CD da unidade e digite EXIT. A máquina irá reiniciar.

12. Reconfigure no gerenciador da BIOS para que o sistema inicialize pelo disco rígido se necessário.

Se quiser mais alguma ajuda poste. Preste atenção em tudo não me responsabilizo por nada. Valeu. Faça as adequaçoes necessarias. Fui.

Postado
Postado Originalmente por az_skelton@06 nov 2004, 02:58

Até onde eu sei quem gerencia o boot não é o sistema operacional, mas um programa(GRUB ou LILO na maioria das vezes). Então dá sim pra instalar o windows 98 em cima do linux.

É simples, é só reiniciar o computador dando boot pelo disquete e colocar pra formatar a partição em que o linux está instalado. Depois é só instalar o windows 98 nessa partição.

Como eu nunca usei esse esquema e não sei como os windows se viram como dois sistemas na mesma máquina é bom usar algum gerenciador de boot(parece que o partition magic tem essa opção) ou usar o mesmo gerenciador que está instalado, se ele permanecer depois de formatar a partição linux.

Galera eu seu que posso instalar o 98 no lugar do linux!

Minha questao e como configurar o gerenciador do xp para que ele de o dual boot!

:naonao:

Mais alguem pode me ajudar?

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!