Ir ao conteúdo

Substituição de diodo zener num monitor AOC

Ir à solução Resolvido por Eder Neumann,

Posts recomendados

Postado

Olá.

Tenho um monitor AOC LM722 que não liga parado a um bom tempo aqui e resolvi mexer nele ontem. Aparentemente o único problema que encontrei foi um diodo SMD em curto (ZD904), que segundo o manual de serviço é o PTZ7.5B. Por qual diodo posso fazer essa substituição já que não tem dele novo à venda na internet e muito menos aqui onde moro? Agradeço quem puder ajudar...

• Curtir 1
  • Solução
Postado

é um materialzinho bastante específico, talvez tenha que importar...

peça nas lojas da sua região por algum zener de 7,5V SMA de 1watt

ou leve a folha do datasheet e compare as caracteristicas do que tiverem se for compativel:

image.png.666b66d6ebb6271e6ce803ac923ec0f5.png

• Curtir 1
Postado
21 horas atrás, Eder Neumann disse:

é um materialzinho bastante específico, talvez tenha que importar...

peça nas lojas da sua região por algum zener de 7,5V SMA de 1watt

ou leve a folha do datasheet e compare as caracteristicas do que tiverem se for compativel:

image.png.666b66d6ebb6271e6ce803ac923ec0f5.png

Obrigado pela ajuda Eder. Fui hoje cedo nas lojas da minha cidade à procura desse diodo que me indicou, mas nenhuma tinha pra vender (às vezes até um simples capacitor é difícil de encontrar por aqui)...

Na internet eu encontrei à venda (pelo menos nas lojas conhecidas) o 1N4737, posso utilizar ele então?

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado

Geralmente diodo zener quando entra em curto, vai embora sozinho. Mas a lei de murphy tá aí pra atazanar nossa vida o que pode obrigar o zener a levar mais coisa junto com ele.

Num devaneio de mc gyver, eu (eu hein!) colocaria 2 leds de 3V de lanterninha 1,99  em série mas claro não sem antes dar uma minianalizada no circuito.

• Curtir 2
  • 3 semanas depois...
Postado
Em 14/10/2020 às 14:43, Eder Neumann disse:

se achar ele em smd será mais fácil de colocar no lugar, não sei se tem esse modelo em smd....

Só achei o PTH mesmo (demorou pra chegar inclusive), mas funcionou perfeitamente, monitor está de volta à vida!

20201020_114649.thumb.jpg.0471d2d1de078bf2be314f89a5aa5267.jpg

Muito obrigado pela ajuda @Eder Neumann !

Em 14/10/2020 às 14:58, if. disse:

Geralmente diodo zener quando entra em curto, vai embora sozinho. Mas a lei de murphy tá aí pra atazanar nossa vida o que pode obrigar o zener a levar mais coisa junto com ele.

Num devaneio de mc gyver, eu (eu hein!) colocaria 2 leds de 3V de lanterninha 1,99  em série mas claro não sem antes dar uma minianalizada no circuito.

Pior que ele levou 3 eletrolíticos junto mesmo (ou foram os capacitores que estouraram primeiro, sei lá rsrs), mesmo assim fui testando os outros componentes e apenas esses 3 capacitores + o diodo que precisaram ser substituídos. Obrigado pela dica @if. !

Em 14/10/2020 às 15:01, Thiago Miotto disse:

Conforme o equipamento da pessoa é difícil trocar smd. Sempre lembrando que a pessoa pode seguir a trilha para um local mais longe para usar o componente pth no lugar do smd

Por sorte foi possível substituir na mesma posição onde ficava o SMD hehehe, obrigado pela dica @Thiago Miotto !

• Curtir 2

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...