Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Pessoal estou com uma grande dúvida na temperatura do meu processador. Na BIOS está apresentando 49° graus, daí quando vou usar na área de trabalho está batendo nas casas de 65-70 graus sem jogar nem nada.

Testei em diversos programas como HW MONITOR e AMD MASTER

Então qual seguir?

IMG_20201015_141338.jpg

Postado

Bom, teu processador é um esquentadinho(105w tdp), qual cooler você usa nele? 

Na BIOS não exerce quase nada do processador, por isso essa temperatura mais baixa

Postado

@FringsBR uso cooler dele mesmo. Travando em 4200mhz e com  tensão de 1.16 consegui controlar a temperatura mas só que agora ele está na casa de 2500rpm o cooler boxx estou achando bem alto isso sem jogar.

Será que pode será pasta térmica estou usando a MD9 THERMAL SILVER 5g

Postado

@LucasHime Você comprou pasta térmica genérica... Quando for comprar pasta térmica, compre de empresa séria e conhecida. Se eu for te vender uma pasta térmica da marca "chico bento" por 10 reais que tem escrito "super mega power silver gold uranium booster" na embalagem você vai comprar? É a mesma coisa que eu penso quando vejo essa "thermal silver"... Compre isopropanol, um tubo de pasta térmica de qualidade (DC Z3, DC Z5, Corsair TM30 ou DC Z9, são as que tem boas na Kabum a bons preços hoje), remova seu cooler, limpe a pasta térmica de má qualidade com papel absorvente embebido em isopropanol com muito cuidado e até ficar bem limpo (tanto da CPU quanto do cooler, não precisa remover a CPU), aplique apenas uma gota (menor que uma ervilha) no centro da CPU e reinstale o cooler. Teste para ver se melhorou.

Além disso, quantas ventoinhas tem no seu gabinete, quais são suas posições e orientação do ar?

Ps.: a pasta térmica que tenho recomendado é a MX-4, que é muito boa e custa pouco, mas as lojas de confiança estão sem ela e não confio em ML ou Ali para esse tipo de produto.

Ps2.: não gaste com WC. Além de ter baixa durabilidade e pontos de falha crítica/catastrófica aos montes, custam bem mais caro do que air coolers de mesmo desempenho. Seu problema claramente não está no cooler, mas na instalação dele e/ou no arrefecimento do sistema. Se mesmo assim quiser investir em um cooler novo há boas opções por preços justos.

Postado

@WOZ Dods então a pasta térmica comprei na KABUM e ela não é a top. Mandei um técnico realizar o procedimento da instalação da mesma.

Mesmo assim vou pedir para outro técnico verificar isso para mim pois o que acho chato mesmo é eu ter que controlar a tensão e o mhz para contornar a calor do processador. Pois ele em stock como veio de fabrica estava esquentando muito.

Tirando isso agora o que está me incomodando é o barulho que está fazendo o cooler a 2500rpm isso apenas navegadando pelo desktop.

Logo pensei que seria o VRM da placa, mas creio que uma B550M da pra segurar muito bem em stock.

Enfim vou trocar a pasta térmica por outro que você me recomendou e vou ver se melhora mesmo minha questão. Obrigado ...

Postado

@LucasHime Não, não é top, é genérica. Ela pode tanto ser uma pasta térmica de qualidade razoável (boa não, pois se fosse boa teria retirado sua marca do anonimato) quanto pode ser tão ruim que faça o oposto que deveria fazer. Pastas genéricas são loteria.

O problema é que você adicionou outro fator de falha aí: o técnico. Se foi outra pessoa que instalou não há como garantir que fez o serviço bem feito. Vou recomendar muitíssimo que faça esse serviço simples você mesmo, que estude e veja vídeos, que certifique-se de que tirou todas as dúvidas antes de fazer, e faça. Técnico preguiçoso que não sabe fixar um cooler no lugar ou sequer aplicar uma pasta térmica eu vejo aos montes todos os dias, quando recebo os computadores de novos clientes pela primeira vez. Se você não puder fazer você mesmo e souber exatamente como tem que ser feito, nunca vai ter a garantia de que foi bem feito ou sequer que foi feito corretamente.

Postado

@WOZ Dods preciso de uma dica realmente provavelmente seja a pasta térmica mesmo.

Olha entre a:

1) Pasta Térmica DeepCool Z9, 3.0g - Dods 

2) Pasta Térmica Corsair TM30 - CT-9010001-WW.

Qual seria a melhor? ambos com preço atraente

Postado

@LucasHime Nenhuma das duas tem reviews na internet. Por serem de marcas confiáveis acredito que na pior das hipóteses terão desempenho similar e intermediário. Pessoalmente prefiro microcerâmica, mas esta é mais difícil de achar no mercado. As de gel são tão boas quanto, pode comprar sem medo.

Correção, achei um teste da DeepCool: https://pcgeek.guru/techblog/blog/2019/01/

Achei duas da Corsair também.

https://hardzone.es/reviews/disipadores-refrigeracion/corsair-tm30/

techyuga.com/corsair-tm30-performance-thermal-paste-review/

No final ambas são similares em desempenho. A corsair parece ter boa consistência para aplicação, enquanto a T9 não vi fotos ou relatos sobre esse fator. No final, vai de você.

Postado

@WOZ DodsVou aproveitar seu conhecimento, pois estou em busca de pasta térmica pro meu PS4. Já não encontro cooler original abaixo de 200 e poucos reais+frete, então vou comprar um chinês genérico da Ali por 80 que faz barulho, mas pelo menos funciona (vendedor confiável e 150+ reviews positivas), meu antigo já fazia barulho mesmo.

Agora pasta térmica tá pika. Também não confio no ML, pois só compram o lote da Ali e revendem hoje em dia, quando bate muita review negativa eles deletam e criam uma nova "loja"), lojas locais inflam o preço, então vou comprar de uma loja site oficial brasileira, essas pastas (relativamente baratas) que você postou da Kabum são realmente confiáveis?

Perguntando pra você porque a recomendada em todos os lugares, a Arctic MX-4, não acho em lugar nenhum por menos de 90 reais+frete. Como elas se comparam em relação à essa MX4, já que o PS4, principalmente meu modelo, o fat CUH-1001A, é um que esquenta bastante (aguentou aí seus 5 anos operando à 50ºC~60ºC constantemente)

Postado
10 horas atrás, CodeZeta disse:

essas pastas (relativamente baratas) que você postou da Kabum são realmente confiáveis?

São sim. São originais das respectivas marcas e são marcas confiáveis. Veja os reviews para ter ideia do desempenho. Geralmente fica uns 2 a 4 graus acima em temperatura em relação às top. 

10 horas atrás, CodeZeta disse:

Perguntando pra você porque a recomendada em todos os lugares, a Arctic MX-4, não acho em lugar nenhum por menos de 90 reais+frete. Como elas se comparam em relação à essa MX4, já que o PS4, principalmente meu modelo, o fat CUH-1001A, é um que esquenta bastante (aguentou aí seus 5 anos operando à 50ºC~60ºC constantemente)

Essa MX-4 é boa, e tem barata no ali. Eu mesmo estou para comprar para ver se é falsificação ou não. No ML tem muito da MX4 também.

Veja se compra algum cooler auxiliar. Aguentou a 50~60º, mas vai aguentar mais se conseguir manter a uma temp menor. O de um amigo ele usa um cooler externo auxiliar, tem no ali também. O que ele tem é tipo esse: https://www.aliexpress.com/item/1005001310939508.html?spm=a2g0o.productlist.0.0.5eb634bb45RUve&algo_pvid=0a3aa4d6-4f00-49b4-91b0-5d30becb77d7&algo_expid=0a3aa4d6-4f00-49b4-91b0-5d30becb77d7-6&btsid=0bb0622a16029983374475925ec656&ws_ab_test=searchweb0_0,searchweb201602_,searchweb201603_

Postado
Citação

Essa MX-4 é boa, e tem barata no ali.

Então, mas compro da ali com o ***** na mão, não acho um pedido, mesmo nos que tem mais de 300 reviews, que não tenha pelo menos uma meia dúzia avisando que o produto deles veio "falsificado" ou alterado de alguma forma. Teve muito caso já na amazon também de pasta falsificada, então tá muito difícil de comprar com confiança.

Eu estava pensando em dar suporte pra esse cooler meia-boca que vou ter que comprar (não vou pagar esses mais de 200 reais que estão no ML, que nem são oficiais, são usados ou revendendo da ali descarado) comprando um suporte de ventilação mesmo, o problema desse aí é que ele é MUITO fechado exatamente na parte mais quente do console, já vi dois vídeos sobre, a temperatura fica a mesma!

• Curtir 1
Postado

@CodeZeta MX-4 é boa pasta. Que bom ouvir de você que os produtos vendidos no ali não são confiáveis, pois já tinha colocado na lista da próxima compra. Já comprei muitas coisas no ali que tinham nome oficial, mas não eram exatamente o que prometiam. Prefiro pagar um pouco mais e ter o que realmente paguei para ter do que economizar e passar raiva depois.

Sobre os coolers de PS4, realmente não é minha área de expertise. Acredito que tem como melhorar a performance do arrefecimento sem necessariamente substituir o cooler original, mas uma pessoa tem que pesquisar muito para encontrar a solução certa. Se encontrar algo realmente eficaz avise aqui no tópico para que outros tenham acesso à informação. Recomendo muito que pesquise em outros fóruns também.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!