Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Olá boa noite! Estou tendo um problema com minha memoria RAM. Ela esta rodando a 2666 mhz em vez de 3600 mhz que é o que deveria acontecer. Ao ir nas BIOS e ativar o XMP e deixar no automático ele fica com 2666 mhz, o problema é que quando mudo para 3600 mhz, o windows funciona normalmente porém ao iniciar algum jogo em menos de 10 minutos, o windows congela completamente, sendo forçado a desligar pelo botão mesmo. Curioso é que não da tela azul nem nada, eu consigo dar shift tab, ctrl alt del,mexer o mouse tranquilamente, porém nada funciona, nem tentar desligar o PC pelo windows funciona e nem tentar abrir outro app ou sair do jogo travado ( qualquer coisa que eu faço me leva para o jogo travado ). Quando jogo em 2666 mhz nada trava mas fico chateado porque paguei por 3600 mhz. Tudo tem compatibilidade normalmente, as bios foram atualizadas e o windows foi reinstalado porque pensei que era problema do sistema operacional. Alguma ajuda para uma pobre alma que não entende nada de overclock e só precisa disso para o PC funcionar perfeitamente?

placa-mãe: B550 Tomahawk MSI

Processador: Ryzen 7 3700x

Memoria ram: XPG D60 3600mhz (2x8)

Fonte: XPG Core Reactor 750w

Muito obrigado pela atenção

Postado

A princípio, você tem um overclock instável. Simples assim. Qual exatamente o problema, aí é mais complicado diagnosticar, mas a solução no fim das contas é mudar o overclock; tente colocar os valores do pente manualmente, mudando a tensão para 1.4v e diminuindo um pouco a frequência (digamos para 3466).

Postado
6 minutos atrás, Sir183 disse:

@Imakuni mas não é arriscado fazer isso ?  E não sei direito como faz isso 

Não, esse recurso foi projetado justamente para o usuário não ter que fazer o OC manualmente. Ao em vez disso, o fabricante da RAM faz e guarda os valores, que ativando o perfil, a placa-mãe acessa e aplica.

Ignore, achei que fosse outro tópico.

Mas enfim. Não tem muito segredo, basta ir na BIOS e aplicar manualmente os valores que dizem na etiqueta do pente, com as únicas ressalvas sendo as que eu falei. Quanto a ser seguro, mantendo a tensão em 1.4, tá de boas. E mudar a frequência não é problema, o máximo que pode acontecer é você ter que resetar a BIOS.

Postado
4 minutos atrás, Sir183 disse:

@Imakuni atrás diz 1,35 v. 

V

1 hora atrás, Imakuni disse:

tente colocar os valores do pente manualmente, mudando a tensão para 1.4v

5 minutos atrás, Sir183 disse:

Mas isso vai resolver sozinho de não travar em jogos ? porque rodar ele roda mas 5 min jogando em 3600 mhz e o Windows trava 

Não tem como saber, é tentativa e erro. Mas pelo menos tem mais desempenho do que como está rodando e tem bem mais chance de funcionar do que com o perfil instável.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!