Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

É possível um HD funcionar mesmo depois da data estimada de 'validade'?


Lweo4

Posts recomendados

Esses dias eu estava pensando em como meu HD é antigo, tenho ele desde 2011 desde que ganhei meu pc, desde então troquei todas as peças menos ele, vi que tinha um programa (HD sentinel) pra checar o HD e resolvi ver e caramba, 1753  dias de uso, como se tivesse uns 4.8 anos ligado direto, achei incrível, porém vi que tá praticamente batendo o máximo de vida que falam que um HD dura, tanto é que no programa diz que a estimativa é de 80 dias restantes, embora diga que a 'health' do HD tá em 80%, e eu nunca tive nenhum problema usando ele (inclusive não formato ele desde o final de 2016), lá pro ano passado as vezes eu ouvia uns barulhos vindo dele, fiquei com medo mas depois de uns 3 dias parou e nunca mais ouvi, teve também a vez que um estabilizador que eu usava 'explodiu' e levou a fonte junto com todo o pc em 2015, e só sobrou o HD, e continuou funcionando perfeitamente, a minha dúvida é, seria possível um HD funcionar mesmo depois da data estimada de vida útil? Ou é um tipo de obsolescência programada e quando atinge aquele exato tempo ele só para de funcionar?  

 

image.png.ca345e5d1740761d6e01c899c77f848a.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Primeiramente livre-se do seu estabilizador, pois eles são um dos maiores geradores de problemas em computadores pois não cumprem o que prometem e prejudicam o bom funcionamento da fonte (além de gerarem outros problemas). Estabilizadores são mania brasileira, só no Brasil essa tralha é vendida. O brasileiro tem todos seus aparelhos domésticos ligados diretamente na tomada sem nenhum problema, mas quando se trata de computador, ele teima em achar que precisa de estabilizador. Estabilizadores JAMAIS devem ser utilizados não importa a ocasião.

Veja este artigo para entender mais sobre o assunto:
https://www.oficinadanet.com.br/post/10701-porque-parar-de-usar-o-estabilizador


Veja estes vídeos para entender mais sobre o assunto:


https://www.youtube.com/watch?v=hTNvxc17psw

https://www.youtube.com/watch?v=SfTchGJZBTI

 

 

---

 

Respondendo a sua dúvida, sim, é possível o HD/SSD durar mais do que o tempo estipulado pois esse valor faz referência ao tempo de garantia, e existem modelos que em testes chegaram a durar valores absurdamente maiores do que aqueles estipulados pela garantia.

 

Por exemplo, existem SSDs que oferecem 2 anos de garantia e/ou 80TBW. Ou seja, você perderá a garantia após 2 anos de utilização OU se já tiver escrito 80 terabytes de dados nele. Esse valor não indica que a unidade irá pifar, mas somente que a garantia dele irá acabar.

 

Veja esses vídeos para entender mais sobre esse assunto:

 

33 minutos atrás, Lweo4 disse:

lá pro ano passado as vezes eu ouvia uns barulhos vindo dele, fiquei com medo mas depois de uns 3 dias parou e nunca mais ouvi

Isso pode ter acontecido pois seu HD provavelmente possuía badblocks (setores defeituosos, causados por danos físicos) e quando o cabeçote de leitura do HD tenta ler esses setores, ocorre de ele fazer alguns barulhos, e após marca-los para não serem mais utilizados (geralmente após uma análise do disco rígido, o famoso chkdsk) esse barulho some.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@GabrielLV Obrigado pelo resposta, porém acho que você se confundiu, não? Pelo que vi, afirmam que a vida útil de um SSD chega a quase 10 anos de uso trabalhando, não que a vida útil é de 2 anos (como disse, isso é a garantia do produto), o mesmo com o HD que dizem que dura 3-5 anos de uso trabalhando, diferente da garantia de normalmente 1-2 anos, tenho essa dúvida quanto a isso 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
2 minutos atrás, Lweo4 disse:

@GabrielLV Obrigado pelo resposta, porém acho que você se confundiu, não? Pelo que vi, afirmam que a vida útil de um SSD chega a quase 10 anos de uso trabalhando, não que a vida útil é de 2 anos (como disse, isso é a garantia do produto), o mesmo com o HD que dizem que dura 3-5 anos de uso trabalhando, diferente da garantia de normalmente 1-2 anos, tenho essa dúvida quanto a isso 

É basicamente o mesmo, pois tanto HDs quanto SSDs possuem seu tempo de garantia, mas não significa que a unidade irá pifar quando esse tempo chegar ao fim.

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 minuto atrás, GabrielLV disse:

É basicamente o mesmo, pois tanto HDs quanto SSDs possuem seu tempo de garantia, mas não significa que a unidade irá pifar quando esse tempo chegar ao fim.

Eu procurei mais por aqui, e vi que realmente, após esse tempo não é que vá pifar, e sim que ele perde a 'garantia' de funcionamento, não a garantia de devolução, mas podem continuar funcionando normalmente como alguns casos que vi, obrigado. 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!