Ir ao conteúdo

Outro AT89S52 não entrando em rotina quando liga (às vezes)

Ir à solução Resolvido por Maria Cristina Oliveira,

Posts recomendados

Postado

Meu AT89S52 está numa placa de desenvolvimento que tem leds, chaves, display lcd, etc. E agora tem também um RTC DS 1307. Configurei tudo certinho, horário, data e coloquei a bateria CR 2016. 
Só que quando eu desligo e ligo a placa de desenvolvimento, mesmo com outro programa no AT89S52, às vezes ela não pega de primeira, ela não entra em rotina, ela fica desorientada com todos os leds acesos, tocando o buzzer e o lcd com todos os pixels acesos.

Ai eu desligo e ligo de novo: uma, duas ou três vezes até que o programa no AT89S52 entra rodando normal.

(Reparei que isso acontece também num outro circuito que eu tenho também que usa o PIC 16F913. Quando eu ligo a alimentação, às vezes ele não inicializa como deveria, fica desorientado, ele não entra em rotina. Aí eu desligo e ligo de novo e ele entra em rotina normalmente.)

Só que na placa com o AT89S52 e com o DS1307, o problema é mais sério porque quando eu ligo a alimentação e o AT89S52 fica desorientado, ele envia dados confusos para o DS1307 alterando o horário e a data (até então corretos) preservados pela bateria CR2016.

Será que esse problema tem solução? Agradeço qualquer ajuda. :help:

• Membro VIP
Postado

Isso tá com cheiro de falta ou problema no circuito de reset: geralmente um simples R & C

ex.

Reset.jpg

Alguns tem que trocar o R e C de lugar.

Uma passo adiante (ainda não é seu momento) é o tal de circuito power good e brownout

external_brown_out.PNG?resize=407,223&ss

que só libera o processamento depois da vcc acima do aceitável. Alguns mc têm isso configurável por dentro. Consulte o d.s. do seu.

Ah há também a questão da estabilidade da alimentação. Ela deve ser bem estável pelos motivos óbvios.

• Curtir 1
Postado

@if. Oi:

Eu desconfiei que era um problema de power-up (ou power-on-reset, não sei qual é a diferença). Fiz um circuito RC que achei na internet mas não estava sendo muito eficaz...

Aí inverti os componentes, seguindo sua dica (capacitor ligado ao terra, resistor ligado ao VCC) e alterei os valores para ficar mais tempo resetado (enquanto a fonte se estabiliza). Funcionou. 

Pensei também em fazer um timerzinho que uma vez acionado com o ligar da fonte, mantivesse o pino 9(RST) do AT89S52 em nível 0 por 1 segundo (ou mais), tempo suficiente para a fonte se estabilizar, mas aí seria desperdício de componentes...

Agradeço mais uma vez a sua ajuda! 😊

• Membro VIP
Postado
14 horas atrás, Maria Cristina Oliveira disse:

seguindo sua dica (capacitor ligado ao terra, resistor ligado ao VCC)

ops... tem boi na linha...

O9c0T.jpg

image-19.jpg

De fato nivel 1 = reseta o bixo. Confere aí..

14 horas atrás, Maria Cristina Oliveira disse:

um timerzinho que uma vez acionado com o ligar da fonte, mantivesse o pino 9(RST) do AT89S52 em nível 0 por 1 segundo (ou mais), tempo suficiente para a fonte se estabilizar, mas aí seria desperdício de componentes...

Alguém copiou sua ideia, voltou no tempo e ...

https://d1d2qsbl8m0m72.cloudfront.net/en/products/databook/datasheet/ic/power/voltage_detector/bd4142hfv-e.pdf

:tw_yum:

• Solução
Postado

@if.

Oops! Fiz confusão...  😬    

Montei corretamente mas na hora de falar, falei errado.
É que eu estou mexendo com PIC16F913 e com AT89S52 ao mesmo tempo e troquei as bolas.
Montei primeiro com o capacitor ligado ao terra (não funcionou) e depois mudei conforme esse desenho e aí funcionou.

image.png.ea4ec14b2182299bcbb25f7c0b69a156.png

Realmente o nível lógico 1 reseta o AT89S52 e o nível lógico 0 reseta o PIC16F913. Inverti tudo, mas no fim deu tudo certo!

Obrigada pela ajuda novamente. 😊

• Membro VIP
Postado
2 horas atrás, Maria Cristina Oliveira disse:

no fim deu tudo certo!

e se não der certo é porquê não é o fim...😁

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!