Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Boa noite,

Estou com esse televisor que está desligando sozinha. Após ser ligada a tela da algumas piscas e desliga ficando com o led de stand-by piscando em vermelho.

Abri ela e note um capacitor de 100uf estufado e um capacitor cerâmico de 22j 6KV torrado e trincado na placa fonte. Esse capacitor cerâmico está conectado ao conector que vai até a placa inverter. Notei também ruído vindo perto da região dos conectores que alimentam o inverter mas nem sempre esse ruído aparece.

Vizualmente só notei C204 estufado e C402 torrado e trincado.

Obs: Quando a tela pisca consigo ver imagem normal durante essas piscadas e tem som, depois desliga.

Esse capacitor cerâmico, que acredito ser um varistor, está como 22j 6KV, saberiam me dizer se tem equivalente e se essa especificação é é a comum achada no comercio?

Vou anexar fotos da placa fonte.

20201023_202032.jpg

20201023_202051.jpg

Postado

Substitua os dois capacitores 22j 6KV

Se não conseguir de 22j pode usar de 33j, esses dois capacitores quando ruins o inverter não funciona. 

C402 e c401

• Curtir 1
Postado

Ok irei trocar esses componentes.

Um detalhe, o C401 eu sei que é 22j 6KV mas o C402 como esta torrado eu não sei dizer se é de mesmo valor.

Não encontrei o esquema elétrico desse televisor. Saberia me informar, amigo?

Postado

Tentei vizualizar se era possível ver o valor desse capacitor e acredito ser de valor diferente. Tirei algumas fotos utilizando uma lupa. Parece ter um valor começando com o número 5 e é de 6kv tambem pelo visto. Acho que é de 56j mas analise comigo.

Vou anexar as fotos que consegui tirar.

20201024_065217.jpg

Screen Shot 10-24-20 at 06.50 AM.JPG

Postado

A TV é sua ou de cliente? Talvez essa tv já tenha ido para conserto e colocaram capacitores diferentes aí. Porque esses dois capacitores são iguais e tem a mesma função, eles são da proteção dos inverters, perceba que eles estão nas saídas dos dois transformadores. 

Quando um dos dois estão ruins o blacklight tenta acender por três vezes e depois desliga, é só trocar os dois pelos mesmos valores e tudo certo. 22j 6kv

Se não conseguir desse valor tente de 27j ou 33j. Mas a tensão tem que ser 6kv 

Já dei muita manutenção nessas fontes😅

• Curtir 1
Postado

Esses dois capacitores tem a mesma função, no mesmo circuito. Um para cada transformador, como um vai ter capacitancia diferente da do outro? Já peguei dezenas destas fontes com o mesmo problema, tanto na placa como no esquema e são os dois com mesmo valor. Normalmente 22j ou 27j 😌

6 horas atrás, vtrx disse:

C402 o valor é 64J.

fonte.jpg

Essa imagem aí, pede ao vendedor para mostrar a face do outro capacitor e você vai ver que é igual ao de 64j

Essa é uma LG 40" que tenho em casa, esta usa os C de 10j

20201024_202916.jpg

• Curtir 1
Postado
18 horas atrás, lucas35 disse:

A TV é sua ou de cliente?

É daqui de casa mesmo e garanto que nunca havia sido aberta antes.

Então, fiquei na dúvida pois um vendedor do Mercado Livre me informou que o C402 nesse modelo é de 54j 6kv mas que o valor comercial que ele possui é de 56j.

Nesse mesmo anúncio do Mercado Livre o vendedor está vendendo o kit com: 22j 6kv (C401) e 56j 6kv (C402) para os modelos de tv LG 32LK330 3 32LD350.

A questão é, se o original que queimou for um de 22j e eu colocar um de 56j, o que isso pode acarretar ao aparelho? E se for um de 54j e eu pôr um de 22j ?

Obs: Não sei se vocês conseguiram notar nas fotos que anexei mas aquilo esta me parecendo um 5 no valor do capacitor.

Postado
10 horas atrás, lucas35 disse:

Esses dois capacitores tem a mesma função, no mesmo circuito. Um para cada transformador, como um vai ter capacitancia diferente da do outro? Já peguei dezenas destas fontes com o mesmo problema, tanto na placa como no esquema e são os dois com mesmo valor. Normalmente 22j ou 27j 😌

Essa imagem aí, pede ao vendedor para mostrar a face do outro capacitor e você vai ver que é igual ao de 64j

Essa é uma LG 40" que tenho em casa, esta usa os C de 10j

20201024_202916.jpg

Essa fonte não é igual.

A LG,como as demais fabricas,sempre mudam seus projetos conforme vão encontrando problemas.

A distancia do fio que liga um polo das lâmpadas  e o outro são diferentes,pode ser que a engenharia da LG observou que com distancia diferente a impedância ou outro fator é alterado.

Este modelo de TV é problemático em relação a esta fonte,sempre apresenta o problema de desligar intermitente.

É um circuito sensível a alteração de consumo das lâmpadas do painel.

Eu usaria o valor original desta placa.

3 horas atrás, SkyFire161 disse:

A questão é, se o original que queimou for um de 22j e eu colocar um de 56j, o que isso pode acarretar ao aparelho? E se for um de 54j e eu pôr um de 22j ?

Veja,se com os valores originais,justamente o C402 queimou,imagine se alterar.

Use a boa pratica,se voce observa um aparelho que funcionou a anos com os valores originais de fabrica,não altere por conta própria.

• Curtir 1
Postado
22 horas atrás, vtrx disse:

Eu usaria o valor original desta placa.

O problema é que não encontrei o 54j, somente 56j. Acredito não ser valor comum no mercado pois não encontrei em lugar algum, mas se souberem onde tem eu agradeço.

Consegui verificar na internet algumas dessas placas fonte com a mesma especificação que a minha e realmente o C402 é de 54j.

Não vejo outra opção se não usar um de 56j.

• 2 semanas depois...
Postado

Olá.

Efetuei a troca dos capacitores C401 e C402 e o televisor voltou a funcionar normalmente. Utilizei um de 56j 6kv no C402 pois foi o único valor aproximado que encontrei.

O televisor está à 2 dias em teste e esta tudo ok até o momento.

Troquei também os capacitores eletrolíticos da fonte só por garantia ja que havia um estufado.

Agradeço a ajuda e boa vontade de vocês, foi de grande valia. Até a próxima.

• Curtir 2
  • 2 anos depois...

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!