Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

MCU sofre mais com o ruído em baixas tensões?


JackNoface

Posts recomendados

Bom galera? Vou primeiro deixa um contexto, faço uma extra na faculdade que é robótica, e eles projetam as próprias placas, nada muito complicado. Mas ai que entra minha duvida, fomos começar a ver as coisas pra projetar uma nova placa para o seguidor de linha, então tem driver pro motor, motor com encoder pro PID, sensores de linha e algumas coisas de comunicação. A principio iríamos fazer em 3.3v a placa, por majoritariamente os componentes usarem essa tensão, mas um veterano da equipe falou que placas com tensões mais baixas são mais sensíveis ao ruído e por isso teria que mudar para 5v ou tomar um cuidado maior com isso. Isto de circuito ser mais sensível é verdade? Se for poderiam me explicar por que e se tem filtros para colocar na linha dos encoders que comunicam com o mcu.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

ndv. Basta 'separar' a alimentação da parte de controle da de potência mesmo que vindo da mesma fonte ou bateria.

 visão minimalista: da bateria...um par de fio grosso pro motor, outro par de fio pro mc. Filtros neste par.

visão comparativa: do padrão de luz... um par de fio grosso pro chuveiro, outro par pro resto

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Isso por si só não importa. A fundo, um microcontrolador a 3,3 V comparado a 5 V por vezes é obrigado a operar com frequências mais baixas, o que pode reduzir um pouco o ruído na PCB F5Rua4D.gif.

 

 

 

Sobre os encoders, aplique filtros LC dimensionados para 1 MHz, estes que são projetados para contornar o chamado ruído eletromagnético. Existe um tipo de indutor SMD denominado Ferrite Bead que é construído apenas para esse fim.

 

 

 

Espero ter ajudado GbhmuXl.gif.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O que eu imagino é que estes circuitos operando a 3,3 (ou menos) possam ser mais sensíveis a umidade...

por exemplo para formar o "um" em digital precisaria de aproximadamente 5v.

Então, por exemplo, uma gota de água suja na placa precisaria de uma baixa resistência para transportar os 5v para a linha errada.

Então em 3,3v a resistência desta gota de água suja poderia ser maior e mesmo assim passaria 3v roubadas de uma linha de 5v?

 

Sei que ficou muito estranho... não sei explicar direito... será que isso procede?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Geralmente em saídas digitais têm baixa impedância e a R da água ou umidade é muito alta pra zoar com elas.

Totem2.jpg

 

Mas há de se ficar esperto com saídas open colector (ou open drain). Resistor de pullup muito alto deixa no nível 1 sensível.

Coletoraberto.jpg

https://wiki.ifsc.edu.br/mediawiki/index.php/AULA_16_-_Eletrônica_Digital_1_-_Graduação

 

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, if. disse:

Resistor de pullup muito alto deixa no nível 1 sensível.

Uso 10k para meus projetos 5v.

Não sei se isso é normal para qualquer projeto nesta faixa de operação, ou se precisa de uma resistência específica para cada projeto.

Vi em um video do youtube que deveria usar 10k e desde então uso assim.

 

E seu meu projeto rodasse todo a 3.3v qual pull up/down deveria utilizar?

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!