Ir ao conteúdo

Melhor build do Windows 10 para games?

Ir à solução Resolvido por WOZ Dods,

Posts recomendados

Postado

Bom dia galera, to com uma duvida, até esses dias havia desistido de usar o windows 10 e me mudei para o linux, mas a falta de compatibilidade com jogos ainda é imensa, mesmo usando lutris e playonlinux. Então decidi que irei voltar para o windows 10 porém fiquei pensando, será que as builds mais antigas podem oferecer uma performance melhor em games? Estava pensando por exemplo na 1909/1903/1809. Pois penso eu que nas versões anteriores há menos bugs e menos recursos inúteis, estou certo ou falando abobrinha? Pensei nessa forma pois o uso gerenciamento de memória do Windows 10 é um caco, após a formatação a memória fica em 23% usada (tenho 8gb) mas após alguns dias ja sobe pra 30% sem executar nada, nem processos em segundo plano, tudo o que ocupa é o serviço do antimalware service e o processo system (apresentando problemas d+).

Postado

Bom dia galera, to com uma duvida, até esses dias havia desistido de usar o windows 10 e me mudei para o linux, mas a falta de compatibilidade com jogos ainda é imensa, mesmo usando lutris e playonlinux. Então decidi que irei voltar para o windows 10 porém fiquei pensando, será que as builds mais antigas podem oferecer uma performance melhor em games? Estava pensando por exemplo na 1909/1903/1809. Pois penso eu que nas versões anteriores há menos bugs e menos recursos inúteis, estou certo ou falando abobrinha? Pensei nessa forma pois o uso gerenciamento de memória do Windows 10 é um caco, após a formatação a memória fica em 23% usada (tenho 8gb) mas após alguns dias ja sobe pra 30% sem executar nada, nem processos em segundo plano, tudo o que ocupa é a desgraça do antimalware service e o processo system (apresentando problemas d+).

• Solução
Postado

@Joao Victor Neuberger Na verdade as versões mais antigas tem justamente mais bugs e mais incompatibilidade do que as mais recentes. Só observe se a versão mais recente disponível (use este link para baixar: https://www.microsoft.com/pt-br/software-download/windows10) não tem nenhum novo bug maluco e instale sem medo. Use a ferramenta de criação de mídia de instalação da microsoft (disponível no link) com sua BIOS no modo UEFI para evitar maiores transtornos na instalação, lembrando também de baixar os drivers da sua placa-mãe adequados antes de fazer a instalação do sistema para facilitar seu trabalho. Instale a versão 64 bits e seja feliz. Se sua placa-mãe for antiga e não tiver drivers para windows 10 64 bits, você precisará baixar os drivers de áudio, LAN e chipset dos fabricantes de cada dispositivo.

Lembre de baixar drivers unicamente do site do fabricante, nunca com aplicativos (como driver boost) ou de sites externos.

O volume de memória em uso parece normal. O windows tem muitos serviços trabalhando simultaneamente mesmo, e quando se usa o chrome aí fica pior ainda. Para quem está acostumado com Linux parece muito, mas a interface gráfica do windows e seus subsistemas é bem pesada, fora as proteções e serviços que visam facilidade de uso. No final, a maioria do que o windows consome de memória é para facilitar para o usuário, automatizando processos e protegendo o sistema. É o preço que usuários que tem conhecimento pagam pelos que não tem nenhum.

• Curtir 1
Postado

@Joao Victor Neuberger Olha, como técnico eu tenho que instalar o windows 10 regularmente em máquinas de clientes e te falo, as versões mais recentes não são bug free, mas são as mais estáveis. Hoje mesmo um cliente meu estava se queixando de que o PC dele sempre deu bug em jogos, e foi montado justamente pouco depois que se tornou padrão de mercado, e o hardware dele sequer é compatível com windows 7. Ele passou aperto com áudio apresentando problemas, com falha de escrita, com drivers conflitantes e mais um monte de problemas, fora que é dos que só manda a máquina para manutenção preventiva a cada 3 anos, o que fez acumular muitos problemas entre uma manutenção e outra. 

Hoje não tenho mais esse tipo de problemas. Se você souber configurar direitinho, inclusive, ele fica bem menos incômodo de usar (eu acho extremamente incomodo a forma que ele apresenta as janelas, o gerenciador de arquivos e o sistema de notificações). Dá para fazer ele ficar genuinamente melhor que o windows 7 se você souber fazer e é assim que eu uso ele em casa já que meu hardware atual também não é compatível com windows 7... Tive que migrar na marra, mas foi até bom, pois o windows 10 se degrada muito menos com o tempo em comparação ao 7.

Claro, eu tive a sorte de migrar depois que a estabilidade já estava muito mais aprimorada.

• Moderador
Postado

Primeiramente veja esse vídeo:

Se quiser tentar utilizar versões mais antigas do Windows 10, pode utiliza-las e verificar se existe alguma melhoria ou não: https://tb.rg-adguard.net/public.php

O antimalware service não fica 100% do tempo ativo sem necessidade (também utilizo o Microsoft Defender), ou ele está apresentando problemas ou você está com algum arquivo suspeito no seu PC que faz com que ele precise ser acionado.

Caso queira remover alguns programas/recursos do Windows 10, basta ir em Iniciar > Configurações > Aplicativos > Aplicativos e recursos > Desinstale ali os programas que você não utiliza, além de ir em Privacidade > Aplicativos em segundo plano > Desative ali os programas que rodarão em segundo plano e reinicie o PC, veja se isso faz com que você obtenha alguma melhoria.

• Curtir 1
  • 3 semanas depois...
Postado

@GabrielLV Acho os vídeos desse moço muito inconsistentes. Recomendo que tudo que vir neles seja observado com critério e pesquisado em paralelo antes de implementar. Muito do que ele diz não condiz com orientações de outras pessoas experientes do meio de hardware, sendo que defender a Microsoft como ele defende, dada sua extensa história de falhas de desenvolvimento e implementação desde o windows 98, me soa completamente surrealista.

• Curtir 1
Postado

@GabrielLV Falei do canal, não do conteúdo específico. Aquele moço do canal fala muitas coisas contraditórias (já vi ele se contradizer várias vezes no mesmo vídeo) e que vão na contramão de muito senso comum da comunidade de hardware. Como funciona o gerenciamento de memória eu compreendo desde meu primeiro curso de hardware em 1994 e o de aprofundamento em 2001. Só recomendo que se assista os vídeos desse cara com critério.

• Curtir 1
  • Moderador
Postado
agora, WOZ Dods disse:

@GabrielLV Falei do canal, não do conteúdo específico. Aquele moço do canal fala muitas coisas contraditórias (já vi ele se contradizer várias vezes no mesmo vídeo) e que vão na contramão de muito senso comum da comunidade de hardware. Como funciona o gerenciamento de memória eu compreendo desde meu primeiro curso de hardware em 1994 e o de aprofundamento em 2001. Só recomendo que se assista os vídeos desse cara com critério.

Compreendo, mas os links que mandei no outro post são apenas uma "confirmação" de que a informação descrita ali no canal é verídica, apenas resumida 👍

• Curtir 1
Postado

@GabrielLV Sim, entendi. Vou te dar um exemplo. Tem um vídeo desse moço que em um minuto ele fala que usar programas de manutenção automática do windows é furada, que traz mais problemas do que soluciona (o que é uma grande verdade e eu concordo plenamente). Minutos adiante NO MESMO VÍDEO, ele fala que você pode usar o ccleaner para resolver x, y e z. Quando vi isso deu vontade de falar para a pessoa: meu caro, você sabe o que significa a palavra consistência? Mas vou eu lá fazer comentário em vídeo do youtube? 
Enfim, isso é um exemplo, vi muitos outros, especialmente porque reconheço a estratégia psicológica que ele usa nos vídeos. Simplesmente recomendo cautela ao seguir o que ele fala. Ele tem conhecimento, tem experiência, mas é parcial e inconsistente do meu ponto de vista.

• Obrigado 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...