Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

É o seguinte. Comprei peças pra montar um PC e um kit Cooler DeepCool RF 120 com 3 Unidades.

Gabinete:

Frontal: 3x 120mm 

- Tampa superior: 2x 120mm

- Traseira: 1x 120mm

Minha dúvida é saber onde eu coloco as ventoinhas pois eu comprei 3 e o gabinete suporta 6. Coloco os 3 na frente ou separo? Qual o melhor lugar?

Postado

@Luana Trevisan

3 minutos atrás, Yan_ disse:

1 tirando ar e 2 colocando ar, um pro processador e outro pra GPU

Uma mais em cima jogando ar pro processador, uma mais em baixo jogando ar pra GPU e uma atras tirando ar quente do processador

Postado

@Luana Trevisan Duas na frente puxando o ar para dentro e uma atrás jogando o ar para fora. O ar quente sobe, pois é menos denso, nunca se coloca ventoinha em cima jogando ar para dentro, isso só cria turbulência e faz demorar mais para o ar sair do gabinete. As de cima servem para instalar um radiador de watercooler que joga o ar para fora.

Outro motivo de não instalar ventoinhas em cima puxando o ar para dentro é, que a poeira cai de cima para baixo, então você vai estar facilitando a entrada de poeira no gabinete.

As da frente, instale nas posições mais baixas que o gabinete permitir e a traseira na parte mais alta (geralmente só tem uma saída traseira e ela fica bem em cima).

Postado

Eu colocaria uma ventoinha na frente, injetando ar e as outras duas somente para expelir o ar quente (uma ventoinha em cima do gabinete e uma na parte traseira).

A da frente pegaria um ar mais fresco, mais ameno. Também deve atentar para a posição do gabinete ... manter uma certa distancia da parede/estante onde as ventoinhas irão jogar o ar quente.

Postado

@Albino Viana Eu não recomendo, o ideal é o gabinete ficar com pressão interna positiva, para isso acontecer precisa de mais ar entrando do que saindo.

Digo que é melhor ter pressão positiva pelo motivo de que assim o ar extra vaza pelos furos e arestas, se fosse o contrário, estaria entrado ar por esses lugares, desta forma, entrando mais poeira dentro do gabinete.

Postado

@fabkinder Isso é uma questão de preferência, concordo com o colega @Albino Viana , também optaria por pressão negativa ao invés de pressão positiva, mas isso acaba sendo mais detalhe técnico que qualquer outra coisa.
Já fiz inúmeros testes no meu setup usando pressão positiva, negativa, neutra etc, nunca vi diferença considerável em refrigeração ou acumulo de poeira.

Postado

@Luana Trevisan eu fiz isso enquanto tinha apenas 3 FANS. A logica e:

1x FAN empurrando ar GPU

1xFAN empurrando ar CPU

1xFAN tirando ar CPU

A propria GPU ja tira grande parte do ar quente dela mesma pra tras nas saidas HDMI, DP e DVI-D, enquanto o processador faz o ar passar pelo dissipador e ficar estagnado, fazendo com que o FAN de tras pegue tanto o ar quente do processador quanto a sobre do ar quente da GPU, ja que o ar quente sobe.

@fabkinder @NIGHT FALL @Albino Viana nao sei se minha logica esta errada, mas pelo menos pra mim faz sentido. Caso vcs queiram me corrigirem, estou aberto a correcoes

• Obrigado 1
Postado

Entramos e estamos no tópico para ajudar. Acho a discussão uma coisa boa, mostra outros lados, apresentam/surgem argumentos sadios ... e a gente adquire maior conhecimento.

3 horas atrás, Luana Trevisan disse:

como o gabinete é dividido em baixo, separando a fonte, eu acho que seria melhor colocar 2 ventoinhas na frente (no meio e em cima) puxando o ar,  e a outra atrás pra jogar o ar pra fora

É uma alternativa.

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!