Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Receptor de FM somente com chiado


Rafael.R

Posts recomendados

Saudações, pessoal. 

Estou fazendo manutenção em um receptor de FM (Maxsom STM-300) onde ele não sintoniza nenhuma FM, fica somente o chiado. Esse chiado as vezes parece mais com um ruído branco. Já troquei o CI CA3089E e o filtro cerâmico de 4.7MHz. Estou testando todos os capacitores cerâmicos do setor de sintonia removendo-os e substituindo temporariamente por outros de valor idêntico ou semelhante, mas sem sucesso. Tenho um farejador de RF passivo que detecta RF em um transistor próximo a primeira ou segunda bobina de FI, mas como sou hobbysta estou limitado a isso. Os transistores também foram testados mas nenhum aberto ou em curto. Alguém pode me dar uma orientação?

 

IMG_20201029_153741015.jpg

Tem uma espécie de  "transistor" metalico de 4 pernas onde uma está ligado a uma derivação da bobina. Os transistores seguintes são um PE210E e um BF255, respectivamente.

IMG_20201029_235341500.jpg

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Obrigado Renato. Depois que eu fiz esta postagem segui mexendo no aparelho. Ele voltou a funcionar depois que eu troquei o transistor PE210E, que deve ser o oscilador. Eu o substitui pelo BF254B.
Eu tinha testado este transistor, mas ele deve ter fuga já que não estava em curto nem aberto. Tenho apenas um multímetro e não detectei defeito nele.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

45 minutos atrás, Rafael.R disse:

Eu tinha testado este transistor, mas ele deve ter fuga já que não estava em curto nem aberto. Tenho apenas um multímetro e não detectei defeito nele.

Uma dica pra quando for testar transistor nesses casos. 

Teste duas vezes, uma na escala do diodo e outra na escala de resistência, a de 2 ou 20M, se tiver fuga ela aparece lá. 

Teste medindo tensões com o aparelho ligado as vezes também ajuda, mas aí precisa do esquema ou ter um conhecimento prévio sobre o circuito que está lhe dando. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

10 horas atrás, Rafael.R disse:

Acredito então que eu tenha me confundido. Na escala de resistência não acusava nada, só na escala de diodos que mostrava transistor bom. Mesmo mostrando transistor bom eu resolvi trocar. 

Penso eu que Nem todo multímetro aceita medir semicondutor na escala de resistências. 

Esses testes de fuga se fazem com precisão somente nos multímetros Analógicos. 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!