Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Bom dia, pessoal.

Gostaria de saber se podem me ajudar com um problema.

Recentemente adquiri o seguinte PC, que chegou na minha casa na última quarta-feira:

Gigabyte GA-A320M-S2H

Ryzen 5 3600

Team Group 16gb DDR4 3000MHz (2x8)

Asus GeForce RTX 2060

HD WD 1TB

O único componente que não comprei foi a fonte, pois tenho duas em casa de 500w. Já adianto que as duas foram testadas e o problema persiste.

Após algumas poucas horas de uso no primeiro dia, o computador reiniciou sozinho. 

Ao analisar o Visualizador de Eventos, o erro crítico Kernel Power 41 (63).

Após esta primeira reinicialização, o computador ficou inutilizável. Após ligá-lo, apresentava BDOS ou simplesmente congelava após cerca de 1 ou 2 minutos, mesmo sem uso.

Iniciei o sistema em modo de segurança (o sistema não apresenta problemas no modo de segurança) e atualizei todos os drivers com o Snappy.

Depois disso, o computador voltou a funcionar por cerca de 12 horas, quando o problema voltou a ocorrer.

E agora parece que está ainda pior, pois não consigo abrir nem o modo de segurança. O boot está num loop entre tentar fazer um reparo automático, não conseguir, eu seleciono o modo de segurança e apresenta BDOS com "CRITICAL PROCESS DIED".

A minha questão é: será que se trata realmente de um problema de software e consigo resolver ou devo retornar o PC à garantia? Estou relutante quanto a segunda opção, porque trabalho com a máquina e certamente o processo de garantia vai demorar cerca de 2 meses.

Desculpe a longa descrição e agradeço a ajuda antecipadamente.

Postado

@NIGHT FALL as fontes são uma Aerocool KCAS 500w 80plus e a outra é uma Huntkey de 500w, um pouco mais antiga, que não lembro o modelo.

Mas é bom frisar que ambas funcionam em outra máquina que tenho, com uma r9 270x, que é mais exigente em termos de consumo que a 2060

Postado

@Daniel Salerno A Na verdade sua R9 consome até 130w, enquanto a RTX 160w

A KCAS já ouvi falar de que ela seria bomba, essa huntley tenho certeza que é.

Você chegou a monitorar a temperatura antes dos desligamentos? Geralmente estava fazendo o que? Colocar um 3600 com uma 2060 na A320 não é uma boa combinação quando falamos de aquecimento.

Eu estou tendencioso a condenar a fonte, a exigência de energia desse setup não é mt baixa. Se elas funcionam recomendo que se livre delas o mais breve possível, e compre uma fonte de qualidade

• Curtir 1
Postado

@Daniel Salerno A em relação a huntkey, e boa sim ( em 2007 ) e ruim, as duas.

A BIOS esta atualizada? E os drivers? O windows foi baixado pela Microsoft?

Obs: instale os drivers pelo site da fabricante, sem driver booster ou programinhas que atualizam por voce

Postado

@Silas Neto Obrigado pela resposta, Silas. Mas a fonte pode causar esses problemas mesmo sem uso nenhum? Porque não está reiniciando com o PC sob stress, mas já no boot ou com 1 ou 2 minutos de uso comum.

Sobre as temperaturas, jogando Overwatch no Épico, 900p, a CPU estava em 60ºC e a RTX bateu 83ºC. Há de se considerar que é um gabinete pequeno, com pouca ventilação. O objetivo é trocá-lo também.

@Yan_ A BIOS foi a primeira a ser atualizada. O Windows foi baixado pelo site da Microsoft, sim. E os drivers eu tentei das duas formas, baixando direto das fabricantes e usando o Snappy.

Postado

@Daniel Salerno A bom amigo, entao seu windows corrompeu, se você chega na tela azul e n e possivel fazer nada, tera que pegar um pendrive, pegar a ISO do windows 10, bootar pelo pendrive, formatar o disco com o windows 10, baixar a ISO do win 10 no PC, instalar no disco que quiser, colocar o boot no disco com o windows 10

Postado

@Daniel Salerno A mas você consegue bootar pelo pendrive, certo? Se sim, barra de pesquisa > CMD > executar como administrador > sfc /scannow

barra de pesquisa > CMD > executar como administrador > CHDSK /R

O segundo comando vai analisar o disco inteiramente e verificar se ha badblocks, nao interrompa e seja paciente, pode demorar bastante tempo.

Postado
1 hora atrás, Daniel Salerno A disse:

@NIGHT FALL as fontes são uma Aerocool KCAS 500w 80plus e a outra é uma Huntkey de 500w, um pouco mais antiga, que não lembro o modelo.

Mas é bom frisar que ambas funcionam em outra máquina que tenho, com uma r9 270x, que é mais exigente em termos de consumo que a 2060

@Daniel Salerno A

Huntkey tem fontes boas e fontes horríveis, porém todas elas com projeto muito antigo.

Kcass sim é uma fonte bem ruinzinha, eu não arriscaria com uma placa de vídeo tão cara.

Como o principal problema da Kcass é justamente na linha de 3.3v, não duvido nada que ela possa ter causado algum dano nos seus módulos de memória, visto todos os seus relatos faz muito sentido que a causa desses travamentos venha da memória.

Tente fazer o processo de instalação usando apenas um dos pentes, se apresentar problema retire-o e coloque o outro e refaça os testes, em seguida volte ao tópico para postar o resultado e receber novas instruções.

• Curtir 2

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!