Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Tenho o notebook Samsung x23 np300e5k-kw1br e recentemente comprei um SSD Sandisk G26 (que tem sata 3), mas ao instalar ele no lugar do HD, verifiquei que ele não atingia velocidades correspondentes ao sata 3. Utilizei alguns programas e vi que a controladora suporta sata 3, mas roda o ssd em sata 2, porém pelo visto só tem uma porta sata 2.

O cabo (que era do hd) é conectado na placa por meio de cabo flat, e não visualizo outras portas Sata ou alguma outra porta. Sei que em placas de pc tem várias portas, mas nessa placa não tem. Vou anexar foto da placa e do resultado dos programas.

Tem como transformar essa única porta em Sata 3?

Ou então tem como criar novas portas Sata 3? Pois só tem uma porta sata.

O que posso fazer (alguma maneira eficaz) de rodar o SSD em Sata 3? (que nao envolva trocar de notebook rs)

Obs: Sei que em sata 2 já muda muito, mas gostaria de rodar no máximo que ela oferece. 

IMG_20201031_160104.jpg

Captura de Tela (1).png

Captura de Tela (2).png

Postado
9 horas atrás, LucasVSalvador1994 disse:

O que atualizar a bios permitiria?

Assim como os drivers recebem atualizações, as versões do BIOS também

Exemplo, tem BIOS da AMD que não reconhecem processadores de terceira geração, ao atualizarmos o BIOS ele passa a reconhecer os novos processadores

Claro que pode não ter nada a ver com seu problema, mas atualizar tudo da sua máquina é uma boa prática

• Curtir 1
Postado
14 horas atrás, LucasVSalvador1994 disse:

O cabo (que era do hd) é conectado na placa por meio de cabo flat

Talvez o problema esteja nesse cabo que não suporta SATA 3. Não é possível fazer um teste com outro cabo?..

• Curtir 1
Postado

Não o tipo da porta mas o tipo de transmissão, ou seja, se o próprio cabo não tem capacidade de transmissão a 6GB/s logo a porta não receberá este valor

• Curtir 1
Postado

Eu nao achei algo sobre atualizar a bios desse notebook, e nem achei um cabo flat sata 3 para ele, somente modelos compatíveis para trocar em caso de rompimento do cabo.

MAS descobri ontem a noite que este notebook possui uma porta pci express 2.0 x4 livre.

Eu até poderia colocar um ssd m.2 lá (mas aí teria a limitação do pcie 2.0). Como é para uso básico, eu nem precisaria, só queria mesmo maximizar o ssd em sata 3, por mais que no dia a dia nao faça tanta diferença.

Gostaria de uma última ajuda, @f_neto@Phenom_X4  ou outro:

Há alguma opção (não muito cara em que se compense comprar um outro ssd m.2)(e adequada para notebook em relação a tamanho) que eu consiga conectar o SSD Sata 3 (que ja comprei) nessa porta pcie 2.0 e que o ssd rode na velocidade de Sata 3?

(Por que pelo visto as velocidades de sata 3 e pcie 2.0 são compatíveis)

• Coordenador
Postado

Se a porta é SATA II, então o SSD vai trabalhar limitado a velocidade de 300 MB/s, que é a velocidade máxima da SATA II, ainda que o SSD seja SATA III. Tudo normal, aparentemente.

Postado

@mick 07 Isso. A questão anterior era que o Controlador suporta SATA 3 e o ssd está conectado em uma porta sata 2 por meio de um cabo flat.

Aí descobri ontem que o notebook possui uma porta pcie 2.0 x4 livre.

Então gostaria de saber uma forma de conectar este SSD sata 3 nesta porta pcie. 2.0 e que o ssd rode em sata 3 e não em sata 2, por meio desta porta.
Algum cabo ou adaptador, que ligue o sdd até a porta pcie, movendo da porta que está hoje que nao é pcie e sim uma porta flat sata 2.

Postado

@mick 07 é livre para ssd m.2 sata. Pena que descobri depois de ja ter comprado o ssd de 2,5 polegadas, senao tinha comprado o m.2.

Estou satisfeito com o ssd de 2,5 em sata 2, e por isso nao pretendo comprar um m.2. Mas se houver uma forma de conectar ele nessa porta pcie para virar sata 3 eu gostaria de tentar.

• Coordenador
Postado

Tem certeza disso? Nunca vi notebook com SATA II e slot m2 pra SSD, até porque se ele tem SATA 2 é porque é MUITO antigo. Melhor procurar saber direito.

Postado

@mick 07

Pois é. Me ajude a analisar aqui, por favor. O modelo é o samsung x23 np30035k-kw1br, comprei em 2018 mas ele deve ser de 2016 ou 2017 no máximo.

Um print do Si software sandra.

Uma foto da placa com alguns zooms.

Aquele cabo flat é o que estava o hd anteriormente, somente tirei o hd e coloquei o ssd(e claro instalei o windows).

coloquei o hd antigo em um case usb 2.0, no hwinfo disse que o hd é sata 3, mas estava rodando em sata1, provavelmente por causa do usb 2.0.

Me diga então, o que acha? A porta que esta o ssd é sata 2, o cabo flat que esta limitando ou alguma outra coisa?

Já no caso da entrada m.2 já pesquisei e vi comentarios de quem instalou sim a m.2 sata (porém nao suporta a nvme)

sata nas.jpg

PLACA.jpg

• Coordenador
Postado

Essa porta aí deve ser SATA III, não faz sentido um notebook novo com SATA II. Esse programa deve estar errado. Baixe o CrystalDiskInfo, além de fazer teste de velocidade com CrystalDiskMark. Sobre o slot m2, melhor entrar em contato com a Samsung pra saber se ele suporta NVMe ou SATA.

Postado

@mick 07

Entrei em contato com a Samsung que confirmou que a porta é sata 3.

Fiz um teste e voltei o driver da controladora sata para o padrão, reiniciei o windows. 

Quando ligou, apareceu nos programas que o ssd e a porta estava trabalhando em sata 3 !!!

Porém como não era o driver proprio, o computador estava lento.

Voltei ao driver atualizado e a porta voltou para SATA 2.

Será que é o driver que está condicionando a porta para sata 2? Será que existe driver que fique em sata 3?

(algum desses deve ser o nome certo do controlador)

Intel ICH90 (Wildcat Pont-LP) SATA Controller [AHCI Mode]
Intel(R) 9 Serias Chipset Family SATA AHCI Controller

Captura de Tela (12).png

Captura de Tela (10).png

Postado

Instalei um ssd no lugar do hd, apesar de estar bem rápido o notebook, vi que ele está rodando em SATA 2. 

O SSD eu sei que é SATA 3, e a porta eu confirmei com a Samsung que também é Sata 3.

Um dos milhares de testes que fiz colocar o driver da controladora ahci para o padrão do windows, e a porta voltou para sata 3.

Porém o notebook ficou bem lerdo, senão eu continuaria com este driver.

Ao atualizar para a versão mais nova do programa easydriver (14.8.18.1066)(Não sei se tem mais nova), ele voltou para SATA 2, mas a velocidade voltou ao normal.

Gostaria que me ajudassem a deixar esse ssd rodando em sata 3 (e que o note continue voando).

Vou anexar uma imagem com o Driver atual e a porta em sata 2 e uma outra imagem quando instalei o driver padrão do windows e a porta ficou em sata 3.

sata nas.jpg

Captura de Tela (10).png

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!