Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Fim do ciclo com Watch Dogs Legion... Sugestão de upgrade?


Ir à solução Resolvido por Lost Byte,

Posts recomendados

Olá salvadores!

 

 Montei a "base" do meu meu pc (descrito abaixo) em 2016 (placa-mãe, cpu, placa de vídeo, watercooler) e dei uma atualizada no HD e coloquei um SSD ano passado! Até então estava tudo ok nos jogos! Pela primeira vez montei um pc gamer que NUNCA deu problema (nada de tela azul, 100%disk, restarts e etc) e não me preocupava se X jogo iria rodar! Claro, sabia que o poder do meu pc tinha data para acabar, mas não pensei que seria logo no primeiro lançamento de uma série de jogos que aguardo (Watch Dogs Legion, Cyberpunk 2077, Assassins Creeds Valhalla...)!

 

WATCH DOGS LEGION é o primeiro jogo a não rodar fluidamente em meu pc! Já tentei todos os gráficos, resoluções e etc, nenhuma mantém 60fps e sempre há os stuterings!

 

Red Dead Redemption 2, Marvel Avengers e todos os outros jogos lançados mais recentemente rodava/rodam bem - obviamente com o passar dos anos começava a diminuir um filtro aqui, outro ali, mas sempre conseguia ter os 60fps fluidos pra jogar sem precisar colocar tudo no "low"!

 

WDL foi diferente: mesmo com tudo no "low" o fps oscila muito entre 44-60! Sinal amarelo!

 

Minha dúvida (pelo menos a princípio) é apenas entre esses dois componentes que citei, pois acredito que os outros ainda estão muito bem! De qualquer forma, aqui está o meu PC completo:

 

-------------------------------------------------------------------------------------------------------

-Processador    CORE i7 6700 skylake 3.4ghz-8mb-quad-core

 

-Placa de vídeo: ZOTAC GEFORCE GTX 1070 8GB GDDR5 AMP! 256-BIT 

 

HD Seagate BarraCuda, 1TB, 3.5´, SATA - ST1000DM010

 

SSD Kingston A400 240GB

 

Watercooler Corsair h60

 

Mémoria Kingston HyperX Fury 2133mhz:  16,0 GB (2x 8ram, dual channel)

 

placa-mãe: ASUS H170M-PLUS/BR

 

---------------------------------------------------------------------------------------------------------

 

Algumas observações!

 

1- Nas configurações ingames do WDL ele mostra se exige mais do do cpu ou gpu - sendo que mostrava uma barra do quanto estava usando a memória da GPU e ela sempre estava baixa. mal chegando a usar 4gram (o que me deixou desconfiado que a culpa n era da placa de vídeo)

 

2- Colocarei o resultado do "Can You Run It" que sugeriu a troca justamente da GPU e CPU nos "recomendados", mas passou tranquilamente nos "mínimos"! Mas mesmo eu colocando o jogo no menos gráficos (tudo low) ainda não consegui 60fps! Então confio mais na análise e opiniões desse fórum maravilhoso do que do teste em si!

 

 

 

Minha dúvida: qual desses componentes é o principal responsável pela queda de performance nesse lançamento? 

 

-Mantenho p processador e tá na hora das RTX?

-Mantenho a placa de vídeo e está na hora de um novo processador?

-Terei que trocar ambos (placa de vídeo e processador) para rodar WDL e os próximos que virão (Assassins Creeds Valhalla e Cyberpunk 2077)!

 

Concordam? Deveria trocar ambos? Ou só um deles? E por qual componente?

 

obrigado pessoal!

 

EDIT: Não faço questão de 4k ou 70+,100+ fps! FullHD rodando liso à 60 fps pra mim já está ótimo! Apesar de meu monitor ser 75Hz e eu rodar algunsd jogos a 75 fps bem fluido, não mew importo com os 60 fps! (Exemplo, 75fps em RDR2 já começa a dar umas travadinhas, então mudo a frequência para 60hz e jogo com 60 fps de boa; enquanto outros jogos, como Destiny 2, Watch Dogs 2 rodo à 75 fps fluido)

 

 

 

 

 

 

run.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@dmarks

Tenho uma configuração similar a sua mas usando um i7-4790 e ainda não sinto necessidade de upgrade, apesar de ser o fator de gargalo no momento.

Jogos da Ubisoft para PC são um pesadelo mesmo, sendo que na maior parte dos casos o desempenho ruim é pela otimização por parte da empresa. Assassin's Creed Origins por exemplo, até mesmo computadores topo de linha chegam perto do limite para conseguir manter 60 FPS.

Por minha experiência com a GTX 1070, ela ainda é uma placa excelente para futuros jogos, então se tiver que mudar algo, eu sugiro trocar primeiro o processador (consequentemente a placa-mãe também) para algum modelo de no mínimo 6 núcleos / 12 threads como o Ryzen 3600 ou algum Core i5 de 10ª geração.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Lost Byte

 

Obrigado pela resposta! A princípcio imaginei mesmo apenas trocar o CPU, mas o teste do "can you run it" me deixou com uma pulga atrás da orelha quando ele sugeriu a troca da GPU também!

 

O que você acha desse site? E esse meu CPU realmente tem uma "gargalo" em comparação ao poder da GPU ou ambos estão no mesmo patamar?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Solução
12 minutos atrás, dmarks disse:

O que você acha desse site? E esse meu CPU realmente tem uma "gargalo" em comparação ao poder da GPU ou ambos estão no mesmo patamar?

Desconheço o site, mas não me parece meio forçado o resultado. Eu geralmente uso um outro site para medir se irá haver gargalo.

Link: Game Debate/Watch Dogs Legion

Ele usa o mínimo e recomendado das desenvolvedoras, além de um recomendado personalizado por testes reais de jogadores. Em um setup similar ao seu passou de boa no teste.

 

Sobre o gargalo, eu diria que em seu caso o processador é o elo mais fraco, já que muitos jogos novos abusam muito do processador e isto pesa, podendo ser o caso deste jogo. Placa de vídeo não creio que seja motivo para uma troca, sendo que mesmo em jogos exigentes, mesmo colocando algumas opções no alto ou até mesmo no médio em casos extremos ainda consegue rodar super bem.

 

Em 02/11/2020 às 07:14, dmarks disse:

WDL foi diferente: mesmo com tudo no "low" o fps oscila muito entre 44-60

Já desabilitou a opção de Ray Tracing?

  • Amei 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Lost Byte

 

Obrigado pela rápida resposta! Vou dar uma olhada nesse site que você recomendou!

 

Eu comprei o Watch Dogs Legions e já fiz todos os testes e realmente não roda fluido (60fps) mesmo com os gráficos no mínimo (em resolução full hd)!

 

Quanto ao Ray Tracing nem há a opção de habilitá-lo (acho que é apenas para as RTX)!

 

Uma última dúvida: Um CPU mais recente implicará na troca da placa-mãe por questão de compatibilidade? Ou essa minha atual "nem fede, nem cheira" e posso colocar um CPU recente?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@dmarks

Pesquisando um pouco pude ver que Watch Dogs Legion é um jogo que apresenta problemas de desempenho sem tem um motivo real (ou seja, como falei antes pode ser problema de otimização)

Neste link aqui diz que uma possível medida seja trocar a API para DirectX 11:

https://www.pcgamingwiki.com/wiki/Watch_Dogs:_Legion/issues

 

19 horas atrás, dmarks disse:

Um CPU mais recente implicará na troca da placa-mãe por questão de compatibilidade? Ou essa minha atual "nem fede, nem cheira" e posso colocar um CPU recente?

Gerações mais recentes precisam de uma placa-mãe compatível devido a mudança de socket (encaixe onde vai o processador).

  • Amei 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Lost Byte

11 horas atrás, Lost Byte disse:

Gerações mais recentes precisam de uma placa-mãe compatível devido a mudança de socket (encaixe onde vai o processador).

 

Era isso que eu temia ;p! É questão de encaixe mesmo...

 

11 horas atrás, Lost Byte disse:

@dmarks

Pesquisando um pouco pude ver que Watch Dogs Legion é um jogo que apresenta problemas de desempenho sem tem um motivo real (ou seja, como falei antes pode ser problema de desempenho)

Neste link aqui diz que uma possível medida seja trocar a API para DirectX 11:

https://www.pcgamingwiki.com/wiki/Watch_Dogs:_Legion/issues

 Interessante, obrigado pela informação!

 

Depois de vários testes no site que você recomendou e algumas pesquisas, resolvi que em breve irei trocar só  o CPU! Realmente fui convencido que a GTX 1070 ainda tem muita gordura para queimar!

 

Obrigado por toda a ajuda @Lost Byte

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Como bem explicado acima, o seu pc está ainda com fôlego para rodar essas coisas, mas sempre vão haver jogos cuja otimização ou engine não permitam ter o desempenho esperado. Um exemplo foi o subestimado GTA 4, que era um ótimo jogo mas ao ser portado para PC ficou muito exigente e mesmo com maquinas topo de linha ainda não entrega um desempenho tão bom.

 

Quanto aos upgrades, hoje seria o pior momento possível para trocar seu setup. A linha 3000 das RTX foi "lançada" mas esqueceram de avisar a fabrica... A AMD segue destruindo a intel com seus Ryzen de 3ªgen da linha  5000, porém ainda não colocou no mercado, ainda falando em AMD, as RX 6000 estão prometendo muito e aparentemente, a fabrica da AMD está dando conta de fazer as placas em volume aceitável. Isso vai forçar a Nvidia a baixar preços e fazer hora extra na linha de produção, mas no primeiro mes de disponibilidade, quem tiver qualquer uma das novas placas vai meter o preço nas alturas.

A Intel segue tentando arrumar a casa, mas não espere nada de 2021 deles que valha a pena... Pelo menos, não pelo preço justo.

 

Como ray traving não é um gol pra voce no momento, realmente a melhor opção é sentar e esperar pelos lançamentos, torcer para que as eleições americanas puxem o dolar pra baixo e partir para um AMD Ryzen da linha 5000 ano que vem. Ou ainda esperar que a Intel se desespere ao ponto de baixar o preços dos i7 e i9 a um patamar de competição com os Ryzen.

 

Sua placa de video pode esperar pela resposta da Nvidia com as RTX 4000 e torcer para que eles consigam um aumento legal de desempenho sem precisar de uma usina nuclear no lugar da fonte.

 

Watch Dogs e outros jogos dessa nova geração devem ser mesmo bem bugados no lançamento pois estamos num momento de transição de tecnologia. O ray tracing veio pra ficar e esses novos jogos são os primeiros feitos pensando mais em ray tracing e colocando sistemas de iluminação antigos em segundo plano. A tendência é que em pouco tempo os jogos sejam todos feitos para RT e sejam compatíveis com rasterização,  mas eu chuto que em 2022 ja vamos ver jogos exclusivos para Ray tracing. Ai será a hora de trocar sua VGA.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!