Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

boa tarde,

eu vou passar a usar um core i5 9600K mas sem fazer overclock nele.

ela vai de 3,7GHz até 4,6Ghz, mas eu quero que ele trabalhe dentro dessa faixa e suba até os 4,6Ghz só, e não vá alem dessa frequencia, mesmo rodando jogos.

tenho que fazer alguma configuração especifica na bios ou é só ligar o pc e deixar rodar normal?

vou usar com a placa Asus TUF B360M-PLUS GAMING/BR.

eu nunca usei um processador desbloqueado para overclock e queria saber como funciona. Apesar de ele aguentar clock maiores, não quero forçá-lo muito.

Postado

@marcelo.br Lembrando que esse clock turbo é em um único núcleo, não são todos que vão subir até 4,6.

O meu por padrão a própria placa-mãe já configurou um clock "médio" e o meu i5 roda sempre a 4,3 em todos os núcleos.

A questão de ser liberado é que você terá as opções de overclock na bios, você não vai forçar nada se não alterar manualmente as config.

O quanto ele aguenta de over depende de cada processador, o que a intel garante é o clock turbo de 4,6, além disso é com você, encontrar tensões e clocks estáveis.

Postado

12 minutos atrás, Alexandre Regelmeier disse:

@marcelo.br Lembrando que esse clock turbo é em um único núcleo, não são todos que vão subir até 4,6.

O meu por padrão a própria placa-mãe já configurou um clock "médio" e o meu i5 roda sempre a 4,3 em todos os núcleos.

A questão de ser liberado é que você terá as opções de overclock na bios, você não vai forçar nada se não alterar manualmente as config.

O quanto ele aguenta de over depende de cada processador, o que a intel garante é o clock turbo de 4,6, além disso é com você, encontrar tensões e clocks estáveis.

o seu tambpem é um i5 9600k?

eu vou usar meu 9600k só até nos 4,6ghz mesmo, não quero passar disso.  eu teria que alterar na bios?

Postado
44 minutos atrás, marcelo.br disse:

tenho que fazer alguma configuração especifica na bios ou é só ligar o pc e deixar rodar normal?

Só ligar e rodar normal. Um processador com "K" em stock equivale a um processador normal sem o "K" em todas as funcionalidades.

• Curtir 1
Postado

@Lost Byte  ok, então ele vai trabalhar nessa faixa de 3,7 aos 4,6ghz.

Mas e se eu quiser deixar todos os núcleos ativos, ao invés de só 1 núcleo?

por exemplo, atualmente uso um i7 3770 3ª geração, na bios da placa a quant de núcleos está setadas como 'All' para usar todos os núcleos. Então quando precisa, dependendo da aplicação, ele sobe até 3,9Ghz que é o máx dele, mesmo por um breve periodo.

Se eu fizer o mesmo com o 9600k ele ainda vai ficar dentro da faixa sem passar dos 4,6Ghz?

Postado
3 horas atrás, marcelo.br disse:

Se eu fizer o mesmo com o 9600k ele ainda vai ficar dentro da faixa sem passar dos 4,6Ghz?

Sim, 4.6GHz é o clock máximo que o processador pode chegar em certas condições.

3 horas atrás, marcelo.br disse:

atualmente uso um i7 3770 3ª geração, na bios da placa a quant de núcleos está setadas como 'All' para usar todos os núcleos. Então quando precisa, dependendo da aplicação, ele sobe até 3,9Ghz que é o máx dele, mesmo por um breve periodo.

Vai funcionar desta mesma forma praticamente.

Para uma explicação detalhada de como funciona:

https://www.intel.com.br/content/www/br/pt/architecture-and-technology/turbo-boost/turbo-boost-technology.html

A única diferença que processadores com o "K" tem são a capacidade de poder realizar overclock, sendo este recurso totalmente opcional ao usuário, ou seja, o overclock não é algo automático. Basicamente, se não tiver intenção de fazer overclock, tanto faz se o processador que vai usar seja ou não com K.

Se você usar este i5-9600K na B360 ou em uma Z390 sem ativar o overclock (ou seja, em stock), vai ser a mesma coisa que usasse um i5-9600 a princípio.

• Curtir 1
  • 2 semanas depois...
Postado
9 horas atrás, Yan_ disse:

ele so vai estar em OC se você configurar pra estar em OC, se você n mexeu em nada ele n esta em OC

Complementando, qualquer placa-mãe sem alguma alteração no BIOS sempre vai fazer o processador trabalhar em stock.

@marcelo.br Você está confuso se processador com e sem K tem diferença em condições normais. Eles são praticamente iguais em tudo, só que a única diferença é que o modelos K possibilitam realizar overclock  (algo completamente opcional pelo usuário) se a placa-mãe suportar este recurso e você quiser habilitar por conta própria. Placas B360 não possuem suporte a overclock, logo não precisa mexer em nada.

Para resumir, é só colocar o i5-9600K na placa-mãe e ser feliz, não precisando se preocupar nada em relação a estas duas peças.

• Curtir 2
  • 2 semanas depois...
Postado
Em 15/11/2020 às 10:11, Lost Byte disse:

Placas B360 não possuem suporte a overclock, logo não precisa mexer em nada.

Então o chipset B360 não dá suporte a overclock? Por que disso?

Postado
10 horas atrás, marcelo.br disse:

Então o chipset B360 não dá suporte a overclock? Por que disso?

Eu poderia citar diversos motivos como componentes que aguentariam e tal, mas para resumir, é uma forma das fabricantes junto a Intel para forçar vendas de produtos mais caros.

Para Intel, únicas placa-mãe que aceitam realizar overclock atualmente são os modelos de série "Z" (como a Z370 por exemplo).

Postado

@Lost Byte o que eu acho mesmo e que na Intel as MoBos "respeitam" melhor a sua linha, por exemplo na AMD, diversas placas mae B550 sao melhores que outras X570, ou ate mesmo B450 sao melhores que algumas X470, enquanto na intel isso nao ocorre ( nao que eu saiba )

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!